O que Game Of Thrones, Harry Potter, Vikings e a morte, têm em comum?




“Eu sei de tudo, Odin
Onde escondeu seu olho
Quem me cantará
Arremessado no sono da morte?
Enquanto ando no caminho da morte
E os caminhos que trilho
São frios, tão frios!
No início dos últimos dias
O corvo saberá se eu cair”

Quem assiste a série Vikings já conhece essa música, ela se chama Helvegen, e é uma das principais faixas da banda Wardruna, grupo norueguês que se dedica a produzir e interpretar canções da rica cultura nórdica. 
E justamente por ser tão rica, não faltam artistas que se inspiraram nos deuses e monstros nórdicos para criarem narrativas que enchem as livrarias e salas de cinema. Alguns desses artistas não chegam necessariamente a mergulhar de cabeça nessa cultura reproduzindo os personagens em detalhes, como acontece na franquia Vingadores, por exemplo.
Os mais modestos optam por pincelar suas histórias aqui e ali, com traços da criatividade do povo nórdico sem fazer de suas histórias um pano de fundo. Quer um exemplo?
Quem não ficou apavorado quando oTroll quase machucou a nossa Hermione Granger, no primeiro livro da saga Harry Potter?
Pois é, o Troll é um clássico personagem da cultura nórdica, que pode ter sido mais violento e inteligente nas histórias originais, mas ainda hoje, pode render um excelente vilão.
E quem reparou no selo da casa Greyjoy? Isso mesmo, se você é um admirador de teorias talvez tenha percebido que um Craken tem muito mais a ver com o desenho no estandarte da casa, e na postura dos homens de ferro, do que uma simples lula.
E até a imagem que temos da morte, veio dos antigos mitos das lendas nórdicas, quando A Peste ou A Praga, caminhava pelas vilas, recolhendo almas com a sua foice.

A cultura Nórdica na literatura Nacional


O Conto do Mundo Perdido - Jefferson Andrade


Há muito tempo duas grandes raças surgiram, a dos gigantes de gelo e a dos deuses, cada uma tendo seus próprios poderes e seu líder, no caso dos gigantes Ymir e no caso dos deuses era Odin. O poder das duas raças se equiparava, e ambas eram dotadas da imortalidade, mas havia uma diferença muito grande entre elas: enquanto que os deuses visavam utilizar seus poderes para prosperar o mundo que habitavam, os gigantes tinham uma única meta em suas vidas, destruir tudo em seus caminhos...
Histórias da cosmologia do mundo surgem nas mais diversas religiões, todas encaradas como simples crendices de povos antigos. Mas e se não fosse assim tão simples? E se esses deuses e monstros antigos ainda pudessem existir, além de um mundo imaginário?

Nesta aventura, Willian Gregory, um jovem tenente do exército americano, se depara com um mundo mágico e extremamente perigoso, capaz de saltar aos olhos não só pelo fascínio, mas também pelo terror. Em uma incrível jornada dentro do mundo da mitologia nórdica, ele irá se defrontar com seres como elfos, anões e goblins, e carregará o fardo da sobrevivência de povos estranhos a ele, mas cujas quedas podem gerar consequências catastróficas em nosso mundo.




William Gregory, um jovem tenente do exército americano, acreditava ser um simples soldado em meio a uma guerra em um lugar distante. Em pouco tempo, sua percepção do mundo muda drasticamente, quando se vê preso em um universo paralelo, dominado por deuses e criaturas poderosas, envolto em poderes inimagináveis.
Após sua decisiva participação na salvação do último reino dos homens em Asgard, Gregory se ergue como um poderoso guerreiro, e traz para si a responsabilidade de proteger aquele novo mundo, repleto de perigos e grandes inimigos, sendo Gorvak o maior destes, seu profetizado adversário mortal.
Em uma nova aventura eletrizante, Gregory precisa agora defender o único braço capaz de enfrentar o poderio de Gorvak, quando este lança um terrível ataque contra o reino de Alfheim, partindo assim em uma nova busca por segredos antigos e poderosos aliados, a fim de salvar seus novos amigos e tudo que lhes é querido.


Ragnarok - O Crepúsculo dos deuses. Thor, Odin, Loki, Frigga, Freya, As Valquírias, Midgard, Valhalla, Asgard, Gigantes, Anões, O Anel do Poder... Talvez você conheça muitos desses nomes, mas para a maioria das pessoas a mitologia dos povos germânicos parece ainda um tanto obscura. Neste livro, com um estilo claro e fluente, Mirella Faur, autora do best-seller e obra de referência Mistérios Nórdicos, nos traz o conhecimento de várias eras sobre uma cultura e mitologia muito comentadas, mas pouco conhecidas. Ela dá ao leitor respostas sobre a verdadeira história de THOR por trás dos quadrinhos e do filme da Marvel Comics; explica o significado de muitos dos mitos encontrados em games, como Ragnarok, e animes, como Os Cavaleiros do Zodíaco. Além disso, o leitor, seja ele iniciante ou apreciador do tema, descobrirá o significado do Apocalipse Nórdico, conhecerá as influências literárias de J.R.R. Tolkien, o criador da saga O Senhor dos Anéis, os mitos que deram origem à Tetralogia do Anel, ou O Anel dos Nibelungos, a mais famosa ópera de Richard Wagner; as ligações entre a mitologia grega e a nórdica e o renascimento da mitologia nórdica em seu contexto sagrado, nas religiões Asatrú e Odinismo. Ragnarok – O Crepúsculo dos Deuses incita o leitor a retirar as brumas dos tempos ancestrais e penetrar os mistérios de ASGARD, para desvelar os segredos dos deuses.


Passagem para a Escuridão narra a tragédia de Lúcio Dante, um jovem príncipe vivendo um amor proibido com Pandora, uma servente no palácio e também sua amiga de infância. Lúcio não queria nada da vida, além de ficar com sua amada, mas o destino lhe reservava muito mais. Com o retorno de seu tio, o príncipe exilado, Lúcio acabou envolvido na disputa pelo trono e ainda na trama de adoradores de demônios. Um romance repleto de traições, intrigas, mentiras, ganância e luxúria, tudo isso em um mundo fantástico onde demônios não existem apenas em nossos pesadelos. Será que o amor será capaz de vencer a escuridão?

"Guiados pela crença no deus-sol Ravi, que ajudou a humanidade a derrotar a Legião Negra do demônio Arkmal, a família Dante tornou a Tibéria um reino próspero e pacífico. Ou pelo menos é o que parece na superfície.Quando o herdeiro ao trono César Dante é exilado após um ato impensável, a corte tiberiana divide-se em facções com planos próprios para o reino. E estão dispostos a tudo para garantir que consigam chegar ao poder.
Às vésperas do aniversário de dezoito anos do príncipe Lúcio Dante, um atentado põe em movimento um plano que mudará a Tibéria e os reinos vizinhos para sempre.
Nesta história fantástica, o autor Danilo Sarcinelli costura uma trama de intrigas palacianas e segredos macabros que envolverá sem perdão um jovem príncipe que nada mais quer além de viver seu grande amor, mesmo que para isso precise descobrir coisas inimagináveis sobre si e sua família."
Fonte: Rede de Leitores


Existem histórias no universo nórdico que os Edda não contaram. Histórias de bravos guerreiros vikings, de saques orquestrados por jarls de grande renome ou simplesmente de mais artimanhas realizadas por Loki, o deus da trapaça. Algumas dessas histórias estarão agora em suas mãos! "Contos Nórdicos vol. 1" é o primeiro livro de uma série que traz vários contos dos povos do norte da Europa - os famosos Vikings. Escritos por diversos autores, cada um dos contos narra uma história fantástica, ambientada em um universo histórico e mitológico, que envolve os deuses do panteão nórdico, suas criaturas lendárias e seu povo, de vocação guerreira e temerária. Embarque nos fabulosos navios vikings e navegue pelas águas furiosas e geladas do norte, de encontro a histórias incríveis e inimagináveis! "Contos Nórdicos vol. 1" é uma antologia de contos baseada no universo Viking. Cada conto traz uma história única e inédita envolvendo os povos do norte da Europa e sua mitologia. Os contos foram escritos por vários autores diferentes e são independentes entre si. No entanto, todos os contos possuem um mesmo pano de fundo, no qual as lendas e mitos existentes nos Edda - poemas ancestrais que narram as histórias dos deuses e dos heróis nórdicos - são agora realidade. As histórias presentes neste livro se originam no ambiente do cenário de RPG Vikings - Guerreiros do Norte. Um universo no qual os nove mundos que se situavam ao redor da árvore universal, Yggdrasil, agora se tornaram apenas um, causando a convivência dos povos nórdicos com as entidades mitológicas que antes viviam isoladas em seus próprios mundos. Por isso, o ambiente de Contos Nórdicos é tão rico em referências mitológicas e históricas daquele universo frio e inóspito. Ao todo são 13 contos escritos por entusiastas da mitologia nórdica e das histórias de guerras e invasões do período viking. Através desses contos o leitor poderá viajar por terras inexploradas, sentir a amargura do clima e da natureza bravia daquela região e, principalmente, vivenciar momentos heróicos através dos guerreiros do norte!



Quer ter acesso a um conteúdo único? Curta a página do Fuxicos e Rabiscos no Facebook e siga nosso Instagram. Você fica sabendo de tudo em primeira mão e ainda participa de sorteios e promoções exclusivos!


6 comentários via Blogger
comentários via Facebook

6 comentários

  1. Oi, Silvânia.
    Adoro mitologia nórdica e sempre fico feliz em descobrir novas referências literárias.
    Já anotei as dicas aqui e vou tentar incluir esses livros na minha lista para 2019!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opa, fico feliz que os livros tenham despertado seu interesse Camila.
      Obrigada pela visita e seja sempre bem vinda ao blog.

      Eliminar
  2. Oi, Silvania! Gostei da sua análise, nunca tinha imaginado a relação entre essas três séries dessa forma. Achei muito bacana as suas indicações, separei algumas para leituras futuras.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Lucy, fico feliz que tenha curtido a matéria, sempre traremos novidades neste estilo, agradeço sua visita e espero que volte sempre ao blog.

      Eliminar
  3. Achei o post bem completo e a maioria dos livros envolvidos eu ainda não conhecia. Fiquei pensando nesses pontos em comum e daria um excelente debate.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Dava um roda de bate papo legal mesmo.

    ResponderEliminar