Como desenvolver a sua carreira por meio da inteligência emocional?

Devido aos benefícios da inteligência emocional essa já é considerada uma característica-chave para o desenvolvimento profissional e também está relacionada com atingir objetivos como a liderança. De acordo com uma pesquisa realizada pela Six Seconds, 54% dos atributos de sucesso de uma pessoa estão relacionados à inteligência emocional, independentemente do segmento de atuação.
Assim, já há um forte indicativo de que o crescimento da carreira está bastante relacionado com a inteligência emocional e a capacidade do indivíduo de desenvolver competências associadas à IE. São cinco os atributos mais determinantes nesse processo:
  • autoconhecimento
  • autogestão
  • motivação pessoal
  • empatia
  • habilidades sociais


O conjunto dessas características e um convívio equilibrado entre elas permite que o profissional se conheça melhor e possa racionalizar as próprias emoções e escolhas de forma a alcançar seus objetivos, sem, entretanto, desmerecer as emoções alheias ou tornar-se individualista, pois afinal a liderança consiste em trabalho em equipe.


Quais os benefícios da inteligência emocional na carreira profissional?

Dados os pilares da inteligência emocional, cada um deles tem a contribuir para o desenvolvimento da carreira profissional, isso porque eles alternam entre competências internas e externas.
O primeiro passo é o autoconhecimento, isso porque apenas com senso crítico sobre as próprias qualidades e desvantagens é que o indivíduo consegue criar um plano de crescimento profissional. Isso, por exemplo, implica em escolher uma área de atuação mais alinhada com as competências inerentes da pessoa, aquilo com a qual tem mais familiaridade e também o que tem mais prazer e satisfação fazendo.
Portanto, a partir do autoconhecimento as demais qualidades podem ser desenvolvidas primando alcançar um objetivo profissional estabelecido. Conheça alguns benefícios da inteligência emocional para a carreira.

Melhor gerenciamento de metas

Ao unir o autoconhecimento com a autogestão o profissional adquiri qualidades que, quando unidas, oferecem um grande controle sobre a própria carreira. Conhecendo as qualidades mais expressivas do trabalho e gerenciando emoções e situações para que elas favoreçam o alcance de determinadas metas, é possível estabelecer um plano de carreira próprio, levando em consideração metas de curto, médio e longo prazo
Com isso, o profissional consegue estabelecer alguns objetivos a serem atendidos e o tempo que estima ser necessário para cumpri-los. Podendo se aperfeiçoar e investir em outros conhecimentos com a intenção de tornar-se mais apto e adequado para a função que deseja exercer.

Qualidade nos relacionamentos estabelecidos

Nenhum profissional “cresce sozinho”. Isso quer dizer que apesar do mérito pessoal e da dedicação para alcançar um determinado status profissional serem atributos relevantes, sempre é necessário depender de outras pessoas, o que torna importante o desenvolvimento e aprimoramento da empatia e das habilidades sociais.
Lembre-se que é importante manter relações saudáveis tanto com os gestores e diretores como também com os demais profissionais. Afinal, uma função de liderança, por exemplo, exige confiança e respeito por parte dos membros da equipe.

Dedicação e esforço para alcançar os objetivos

A automotivação é uma característica muito importante na IE, pois mesmo quando fatores externos estiverem limitando a capacidade de crescimento, é imprescindível que o profissional consiga buscar motivação internamente. Esses desafios existirão e apenas superando-os será possível alcançar objetivos mais prósperos na carreira.
Para os profissionais comprometidos, os benefícios da inteligência emocional podem promover mudanças expressivas nas possibilidades de crescimento da carreira, entretanto, exigem aprimoramento constante, dedicação e foco.



Ainda não curte nossa página? Dê seu like e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

62 comentários via Blogger
comentários via Facebook

62 comentários

  1. Amei seu post, sempre acreditei que quando a gente cuida da gente internamente, tudo ao nosso redor flui..

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza! Se você está bem por dentro, isso reflete por fora.

      Eliminar
  2. Adorei sua postagem, é muito importante sabermos sobre os vários tipos de inteligência, a emocional então ajuda muito pelo que li aqui, vou ficar mais atenta a isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que o post ajudou mana, obrigada pela visita, seja sempre bem vinda.

      Eliminar
  3. Parabéns pelo post, está incrível!
    No caso eu que sou formada em Administração, prezo muito por tudo isso. Acredito que quando a gente se sente bem emocionalmente, tudo flui, tanto o lado profissional quanto o lado pessoal e vice versa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Colocação perfeita, Vanessa!
      É isso mesmo, se a gente está bem por dentro, flui por fora.

      Eliminar
  4. Confesso que sempre ouço fala sobre a inteligência emocional, mas sinceramente nunca soube exatamente do que se tratava. O seu post mostrou como é importante ter essa habilidade, não só pra carreira mas pra vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que foi útil de alguma forma, mana. Obrigada pela visita.

      Eliminar
  5. Em meio ao caos na questão emocional a questão da inteligência é um quesito forte mesmo. Hoje em dia muito mais precisamos estar em um ambiente onde lidamos com um forte stress e saber lidar com tudo isto é ter um autoconhecimento bem elevado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, é de suma importância estar preparado para lidarmos com as questões emocionais.

      Eliminar
  6. Parabéns por esse magnífico post. Tenho formação em Marketing e estudei imenso esse tema. Concordo com tudo o que você escreveu. A IE é um dos motores de uma carreira de sucesso.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  7. São dicas essenciais para se desenvolver emocionalmente dentro dessa sociedade que nos stressa constantemente e ter IE, é fundamental.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvidas!
      Obrigada pela visita, seja sempre bem vinda ao blog.

      Eliminar
  8. Olá Sil, tudo bem? =)

    Amei demais sua postagem e sim as vezes o que precisamos e focar na inteligência emocional, que afeta o nosso desenvolvimento para que assim possamos aprimorar e render de maneira mais significativa <3

    Amei a postagem!

    Beijinhosss :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oiê, tudo bem sim!
      Exatamente, focar em nosso bem estar!
      Obrigada pela visita!

      Eliminar
  9. Olá, tudo bem? Que postagem mais interessante, realmente, a inteligência emocional é muito importante e faz toda a diferença. Adorei tuas dicas e informações!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, fico feliz. Obrigada pela visita, volte sempre.

      Eliminar
  10. Olá! Faz sentindo essas características estão ligadas a atributos de pessoas de sucesso. Sou estudante na área de saúde, e sempre vemos a importância e a influência do emocional. Sua publicação está de parabéns. Acredito que irá inspirar muitas pessoas a buscar desenvolver a inteligência emocional. Beijos'

    ResponderEliminar
  11. Oi,
    Com certeza uma postagem muito explicativa sobre a inteligência emocional. Para termos sucesso na carreira e na vida precisamos cuidar de nós mesmos.
    Abrçs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Márcia, concordo! |Cuidar de nós mesmo faz parte do processo para estarmos bem emocionalmente.

      Eliminar
  12. Olá!

    Ótimo post, sempre ouvi falar sobre a inteligencia emocional e praticar porém, não tinha conhecimento ainda, obrigada por explicar! haha

    ResponderEliminar
  13. Oie, acho essas dicas muito importantes porque certamente contribuem para o crescimento pessoal e isso é fundamental, em todo caso, acho complicado colocar em prática, é uma árdua tarefa, mas já vale a reflexão, certamente.

    ResponderEliminar
  14. Olá!
    Adorei suas dicas, acho que inteligência emocional é importante, justamente para fortalecer os pilares e sustentar quando as coisas não vão tão bem assim em outros âmbitos da vida.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderEliminar
  15. Sempre acreditei que o emocional sempre controla nossas ações, tanto em relacionamentos quando no carreira profissional. Sou uma pessoa ansiosa e penso que deveria trabalhar mais a IE, e seu post me ajudou a relembrar isso. Pra eu conseguir ir bem na minha profissão, preciso estar bem emocionalmente. Adorei o post! Parabéns pelo ótimo texto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com você! Não tem como estar bem profissionalmente se o emocional não estiver bem.

      Eliminar
  16. Gostei muito do post, apesar de achar muito complexo o lance da inteligencia emocional por que acredito que muitos fatores influenciam demais isso. Mas adorei as coisas que você pontuou.

    Bjus, Mirian (Castelo do imaginário)

    ResponderEliminar
  17. Que delicia de post e que pertinente. Li quase emocionada em saber que está nas minhas mãos administrar minha vida profissional com apenas aquilo que sou. Adorei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que teve essa sensação, mana! Espero que faça bom uso de sua IE.

      Eliminar
  18. Oi.

    Acho que nunca tinha lido um post como esse até agora. Eu adorei, é claro. É sempre bom saber um pouco mais sobre aquilo que ainda não comecemos. Gostei das informações que você levantou. Gostei muito!!

    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do conteúdo.
      Seja sempre bem vinda.

      Eliminar
  19. Ótimo texto! É sempre bom ler coisas fora dos "livros", e que nos ajudam no dia a dia.
    beijos

    ResponderEliminar
  20. Olá, tudo bem Silvania?

    Achei super interessante a sua publicação e essas dicas são extremamente valiosas, tanto para aplicar na vida profissional, como creio que podem também ser aplicadas na vida particular.
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou das dicas, fico feliz que o conteúdo tenha agregado.

      Eliminar
  21. Oi Sim, achei seu post bem interessante. Acho interessante quando deparamos com esses tipos de post que nos mostra o quanto podemos melhorar sempre. As informações que você colocou nesse texto foram sensacionais.

    Beijos

    ResponderEliminar
  22. Diante do que você escreveu e de como me vejo penso que não tenho inteligência emocional, não.rsrs Tenho grandes dificuldades para promover um equilíbrio entre as minhas emoções e o mundo exterior, até mesmo nos ambientes de trabalho. Como me cobro muitíssimo para ser uma boa funcionária, nenhum chefe nunca teve o que falar de ruim sobre meu profissionalismo. Todavia, para ser a funcionária "ideal" me submeto a um estresse muito grande, com uma pressão interior enorme, o que atinge fortemente o meu emocional. Acho que exigir demais de si mesmo é um indicativo de não ter uma inteligência emocional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se cobrar tanto não é bom, mana. Ninguém pode dar 100% de si.

      Eliminar
  23. Oi!


    Obrigada por nos fornecer essas informações tão importantes. Os pontos acentuados são interessantes e na "prática" não é tão difícil de cumprir. Muito obrigada pelas dicas. Beijos!

    ResponderEliminar
  24. Oi, eu já tinha ouvido falar em inteligência emocional mas não sabia ao certo do que se tratava, então foi ótimo poder conferir o seu post e entender mais do assunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do post, seja sempre bem vinda.

      Eliminar
  25. Olá!
    Eu ouço muito sobre inteligência emocional e até já li alguns artigos. Trabalho em uma agência de Marketing e acredito que esse tema seja muito válido para profissionais que estão dentro deste ambiente. Autoconhecimento com certeza é uma das coisas mais importantes, principalmente para você desenvolver e traçar suas metas pessoais. Adorei seu texto!

    Traveling Between Pages

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bacana, também sou profissional da área de marketing e com certeza, o tema ajuda muito.

      Eliminar
  26. Olá!
    Quando se fala em inteligência emocional, eu logo penso no assunto "coach", porque geralmente um profissional de coach é quem lida com esse lance de inteligência emocional para incentivar o profissional na área que atua. Texto bem interessante.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderEliminar
  27. Oi Sil, tudo bem? Adorei o seu post, trouxe um assunto diferente e bem interessante, além disso, você foi direto ao bom e trouxe informaçoes relevantes sobre o assunto
    bjos

    ResponderEliminar
  28. Olá Silvânia!!!
    Por conta que já trabalhei e estou fazendo faculdade, além de já ter concluído um curso técnico eu conheço um pouco acerca dessa parte da Inteligência Emocional. Eu gostei do post, pois você trouxe mais conhecimento acerca de um assunto que precisa e motiva de certa forma as pessoas perceberem pra crescer um pouquinho mais.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou, mana. Fico muito feliz que o post tenha ajudado a te agregar ainda mais conhecimento.

      Eliminar
  29. Olá, Silvânia. Como vai?
    Não costumo encontrar muitos textos como esse e gostei de me deparar com o seu post. Achei muito válido e me trouxe muitas informações que eu ainda não conhecia. Gostei desse conteúdo diferenciado, vou dar uma olhada nos outros postas daqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou do conteúdo do blog, Beatriz. É tudo preparado com muito carinho!

      Eliminar
  30. Oii Silvânia, tudo bem? Simplesmente adorei sua postagem. Esse tema é algo que muito me interessa, mas sobre o qual também não sei muito, então ler sua postagem foi muito válido e me deu uma motivação a mais.

    Beijos

    ResponderEliminar
  31. Olá, tudo bom?
    Curti demais o seu post, principalmente por não conhecer muito sobre os benefícios para nossa carreira quando desenvolvemos a inteligência emocional. Achei super esclarecedor e pretendo colocar as dicas em prática.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh, que bom que o post foi útil! Espero que te ajude muito.

      Eliminar
  32. Obrigada pela visita, Karini, seja sempre bem vinda.

    ResponderEliminar