Devido aos benefícios da inteligência emocional essa já é considerada uma característica-chave para o desenvolvimento profissional e também está relacionada com atingir objetivos como a liderança. De acordo com uma pesquisa realizada pela Six Seconds, 54% dos atributos de sucesso de uma pessoa estão relacionados à inteligência emocional, independentemente do segmento de atuação.
Assim, já há um forte indicativo de que o crescimento da carreira está bastante relacionado com a inteligência emocional e a capacidade do indivíduo de desenvolver competências associadas à IE. São cinco os atributos mais determinantes nesse processo:
- autoconhecimento
- autogestão
- motivação pessoal
- empatia
- habilidades sociais
O conjunto dessas características e um convívio equilibrado entre elas permite que o profissional se conheça melhor e possa racionalizar as próprias emoções e escolhas de forma a alcançar seus objetivos, sem, entretanto, desmerecer as emoções alheias ou tornar-se individualista, pois afinal a liderança consiste em trabalho em equipe.
Quais os benefícios da inteligência emocional na carreira profissional?
Dados os pilares da inteligência emocional, cada um deles tem a contribuir para o desenvolvimento da carreira profissional, isso porque eles alternam entre competências internas e externas.
O primeiro passo é o autoconhecimento, isso porque apenas com senso crítico sobre as próprias qualidades e desvantagens é que o indivíduo consegue criar um plano de crescimento profissional. Isso, por exemplo, implica em escolher uma área de atuação mais alinhada com as competências inerentes da pessoa, aquilo com a qual tem mais familiaridade e também o que tem mais prazer e satisfação fazendo.
Portanto, a partir do autoconhecimento as demais qualidades podem ser desenvolvidas primando alcançar um objetivo profissional estabelecido. Conheça alguns benefícios da inteligência emocional para a carreira.
Melhor gerenciamento de metas
Ao unir o autoconhecimento com a autogestão o profissional adquiri qualidades que, quando unidas, oferecem um grande controle sobre a própria carreira. Conhecendo as qualidades mais expressivas do trabalho e gerenciando emoções e situações para que elas favoreçam o alcance de determinadas metas, é possível estabelecer um plano de carreira próprio, levando em consideração metas de curto, médio e longo prazo
Com isso, o profissional consegue estabelecer alguns objetivos a serem atendidos e o tempo que estima ser necessário para cumpri-los. Podendo se aperfeiçoar e investir em outros conhecimentos com a intenção de tornar-se mais apto e adequado para a função que deseja exercer.
Qualidade nos relacionamentos estabelecidos
Nenhum profissional “cresce sozinho”. Isso quer dizer que apesar do mérito pessoal e da dedicação para alcançar um determinado status profissional serem atributos relevantes, sempre é necessário depender de outras pessoas, o que torna importante o desenvolvimento e aprimoramento da empatia e das habilidades sociais.
Lembre-se que é importante manter relações saudáveis tanto com os gestores e diretores como também com os demais profissionais. Afinal, uma função de liderança, por exemplo, exige confiança e respeito por parte dos membros da equipe.
Dedicação e esforço para alcançar os objetivos
A automotivação é uma característica muito importante na IE, pois mesmo quando fatores externos estiverem limitando a capacidade de crescimento, é imprescindível que o profissional consiga buscar motivação internamente. Esses desafios existirão e apenas superando-os será possível alcançar objetivos mais prósperos na carreira.
Para os profissionais comprometidos, os benefícios da inteligência emocional podem promover mudanças expressivas nas possibilidades de crescimento da carreira, entretanto, exigem aprimoramento constante, dedicação e foco.
Ainda não curte nossa página? Dê seu like e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Amei seu post, sempre acreditei que quando a gente cuida da gente internamente, tudo ao nosso redor flui..
ResponderEliminarwww.kailagarcia.com
Com certeza! Se você está bem por dentro, isso reflete por fora.
EliminarAdorei sua postagem, é muito importante sabermos sobre os vários tipos de inteligência, a emocional então ajuda muito pelo que li aqui, vou ficar mais atenta a isso.
ResponderEliminarQue bom que o post ajudou mana, obrigada pela visita, seja sempre bem vinda.
EliminarParabéns pelo post, está incrível!
ResponderEliminarNo caso eu que sou formada em Administração, prezo muito por tudo isso. Acredito que quando a gente se sente bem emocionalmente, tudo flui, tanto o lado profissional quanto o lado pessoal e vice versa.
Colocação perfeita, Vanessa!
EliminarÉ isso mesmo, se a gente está bem por dentro, flui por fora.
Confesso que sempre ouço fala sobre a inteligência emocional, mas sinceramente nunca soube exatamente do que se tratava. O seu post mostrou como é importante ter essa habilidade, não só pra carreira mas pra vida.
ResponderEliminarQue bom que foi útil de alguma forma, mana. Obrigada pela visita.
EliminarEm meio ao caos na questão emocional a questão da inteligência é um quesito forte mesmo. Hoje em dia muito mais precisamos estar em um ambiente onde lidamos com um forte stress e saber lidar com tudo isto é ter um autoconhecimento bem elevado.
ResponderEliminarVerdade, é de suma importância estar preparado para lidarmos com as questões emocionais.
EliminarParabéns por esse magnífico post. Tenho formação em Marketing e estudei imenso esse tema. Concordo com tudo o que você escreveu. A IE é um dos motores de uma carreira de sucesso.
ResponderEliminarUm beijo
Serio? Que bacana, tô cursando Marketing também!
EliminarSão dicas essenciais para se desenvolver emocionalmente dentro dessa sociedade que nos stressa constantemente e ter IE, é fundamental.
ResponderEliminarSem duvidas!
EliminarObrigada pela visita, seja sempre bem vinda ao blog.
Olá Sil, tudo bem? =)
ResponderEliminarAmei demais sua postagem e sim as vezes o que precisamos e focar na inteligência emocional, que afeta o nosso desenvolvimento para que assim possamos aprimorar e render de maneira mais significativa <3
Amei a postagem!
Beijinhosss :*
Oiê, tudo bem sim!
EliminarExatamente, focar em nosso bem estar!
Obrigada pela visita!
Olá, tudo bem? Que postagem mais interessante, realmente, a inteligência emocional é muito importante e faz toda a diferença. Adorei tuas dicas e informações!
ResponderEliminarBeijos,
Duas Livreiras
Que bom que gostou do post, fico feliz. Obrigada pela visita, volte sempre.
EliminarOlá! Faz sentindo essas características estão ligadas a atributos de pessoas de sucesso. Sou estudante na área de saúde, e sempre vemos a importância e a influência do emocional. Sua publicação está de parabéns. Acredito que irá inspirar muitas pessoas a buscar desenvolver a inteligência emocional. Beijos'
ResponderEliminarQue bom que gostou do post! Seja sempre bem vinda.
EliminarOi,
ResponderEliminarCom certeza uma postagem muito explicativa sobre a inteligência emocional. Para termos sucesso na carreira e na vida precisamos cuidar de nós mesmos.
Abrçs
Oi Márcia, concordo! |Cuidar de nós mesmo faz parte do processo para estarmos bem emocionalmente.
EliminarOlá!
ResponderEliminarÓtimo post, sempre ouvi falar sobre a inteligencia emocional e praticar porém, não tinha conhecimento ainda, obrigada por explicar! haha
Obrigada, fico feliz que tenha gostado de post.
EliminarOie, acho essas dicas muito importantes porque certamente contribuem para o crescimento pessoal e isso é fundamental, em todo caso, acho complicado colocar em prática, é uma árdua tarefa, mas já vale a reflexão, certamente.
ResponderEliminarQue bom que gostou, Dayara!
EliminarFico feliz.
Olá!
ResponderEliminarAdorei suas dicas, acho que inteligência emocional é importante, justamente para fortalecer os pilares e sustentar quando as coisas não vão tão bem assim em outros âmbitos da vida.
Beijos!
Camila de Moraes
Oi Camila, que bom que gostou do post! Volte sempre.
EliminarSempre acreditei que o emocional sempre controla nossas ações, tanto em relacionamentos quando no carreira profissional. Sou uma pessoa ansiosa e penso que deveria trabalhar mais a IE, e seu post me ajudou a relembrar isso. Pra eu conseguir ir bem na minha profissão, preciso estar bem emocionalmente. Adorei o post! Parabéns pelo ótimo texto!
ResponderEliminarConcordo com você! Não tem como estar bem profissionalmente se o emocional não estiver bem.
EliminarGostei muito do post, apesar de achar muito complexo o lance da inteligencia emocional por que acredito que muitos fatores influenciam demais isso. Mas adorei as coisas que você pontuou.
ResponderEliminarBjus, Mirian (Castelo do imaginário)
Que bom que gostou, seja sempre bem vinda ao blog.
EliminarQue delicia de post e que pertinente. Li quase emocionada em saber que está nas minhas mãos administrar minha vida profissional com apenas aquilo que sou. Adorei
ResponderEliminarQue bom que teve essa sensação, mana! Espero que faça bom uso de sua IE.
EliminarOi.
ResponderEliminarAcho que nunca tinha lido um post como esse até agora. Eu adorei, é claro. É sempre bom saber um pouco mais sobre aquilo que ainda não comecemos. Gostei das informações que você levantou. Gostei muito!!
Beijos.
Fico feliz que tenha gostado do conteúdo.
EliminarSeja sempre bem vinda.
Ótimo texto! É sempre bom ler coisas fora dos "livros", e que nos ajudam no dia a dia.
ResponderEliminarbeijos
Que bom que gostou!
EliminarOlá, tudo bem Silvania?
ResponderEliminarAchei super interessante a sua publicação e essas dicas são extremamente valiosas, tanto para aplicar na vida profissional, como creio que podem também ser aplicadas na vida particular.
Abraço!
Que bom que gostou das dicas, fico feliz que o conteúdo tenha agregado.
EliminarOi Sim, achei seu post bem interessante. Acho interessante quando deparamos com esses tipos de post que nos mostra o quanto podemos melhorar sempre. As informações que você colocou nesse texto foram sensacionais.
ResponderEliminarBeijos
Obrigada! Fico feliz que tenha gostado.
EliminarDiante do que você escreveu e de como me vejo penso que não tenho inteligência emocional, não.rsrs Tenho grandes dificuldades para promover um equilíbrio entre as minhas emoções e o mundo exterior, até mesmo nos ambientes de trabalho. Como me cobro muitíssimo para ser uma boa funcionária, nenhum chefe nunca teve o que falar de ruim sobre meu profissionalismo. Todavia, para ser a funcionária "ideal" me submeto a um estresse muito grande, com uma pressão interior enorme, o que atinge fortemente o meu emocional. Acho que exigir demais de si mesmo é um indicativo de não ter uma inteligência emocional.
ResponderEliminarSe cobrar tanto não é bom, mana. Ninguém pode dar 100% de si.
EliminarOi!
ResponderEliminarObrigada por nos fornecer essas informações tão importantes. Os pontos acentuados são interessantes e na "prática" não é tão difícil de cumprir. Muito obrigada pelas dicas. Beijos!
Oi, eu já tinha ouvido falar em inteligência emocional mas não sabia ao certo do que se tratava, então foi ótimo poder conferir o seu post e entender mais do assunto.
ResponderEliminarFico feliz que tenha gostado do post, seja sempre bem vinda.
EliminarOlá!
ResponderEliminarEu ouço muito sobre inteligência emocional e até já li alguns artigos. Trabalho em uma agência de Marketing e acredito que esse tema seja muito válido para profissionais que estão dentro deste ambiente. Autoconhecimento com certeza é uma das coisas mais importantes, principalmente para você desenvolver e traçar suas metas pessoais. Adorei seu texto!
Traveling Between Pages
Que bacana, também sou profissional da área de marketing e com certeza, o tema ajuda muito.
EliminarOlá!
ResponderEliminarQuando se fala em inteligência emocional, eu logo penso no assunto "coach", porque geralmente um profissional de coach é quem lida com esse lance de inteligência emocional para incentivar o profissional na área que atua. Texto bem interessante.
bjos
Lucy - Por essas páginas
Que bom que gostou do texto, mana. Fico feliz.
EliminarOi Sil, tudo bem? Adorei o seu post, trouxe um assunto diferente e bem interessante, além disso, você foi direto ao bom e trouxe informaçoes relevantes sobre o assunto
ResponderEliminarbjos
Oi Pah, que bom que gostou do conteúdo.
EliminarOlá Silvânia!!!
ResponderEliminarPor conta que já trabalhei e estou fazendo faculdade, além de já ter concluído um curso técnico eu conheço um pouco acerca dessa parte da Inteligência Emocional. Eu gostei do post, pois você trouxe mais conhecimento acerca de um assunto que precisa e motiva de certa forma as pessoas perceberem pra crescer um pouquinho mais.
lereliterario.blogspot.com
Que bom que gostou, mana. Fico muito feliz que o post tenha ajudado a te agregar ainda mais conhecimento.
EliminarOlá, Silvânia. Como vai?
ResponderEliminarNão costumo encontrar muitos textos como esse e gostei de me deparar com o seu post. Achei muito válido e me trouxe muitas informações que eu ainda não conhecia. Gostei desse conteúdo diferenciado, vou dar uma olhada nos outros postas daqui.
Que bom que gostou do conteúdo do blog, Beatriz. É tudo preparado com muito carinho!
EliminarOii Silvânia, tudo bem? Simplesmente adorei sua postagem. Esse tema é algo que muito me interessa, mas sobre o qual também não sei muito, então ler sua postagem foi muito válido e me deu uma motivação a mais.
ResponderEliminarBeijos
Que bom que o post te ajudou a se informar mana.
EliminarOlá, tudo bom?
ResponderEliminarCurti demais o seu post, principalmente por não conhecer muito sobre os benefícios para nossa carreira quando desenvolvemos a inteligência emocional. Achei super esclarecedor e pretendo colocar as dicas em prática.
Beijos
Ahhh, que bom que o post foi útil! Espero que te ajude muito.
EliminarObrigada pela visita, Karini, seja sempre bem vinda.
ResponderEliminar