Dica de Leitura - Hoje eu sou Alice - Nove personalidades, uma mente torturada.

Título: Hoje eu sou Alice - Nove personalidades, uma mente torturada.
Autora: Alice Jamieson
Editora: Larousse Brasil
Páginas: 336
Ano: 2009

Sinopse: Em 'Hoje eu Sou Alice' a autora relata a jornada de uma vítima de transtorno de múltipla personalidade, que precisou lutar contra a anorexia, o álcool e contra nove personalidades alternativas que emergiram após ficarem adormecidas diante de uma infância cruel. Sem controle, Alice entregou-se a elas - e sua vida passou a ser um caleidoscópio de acontecimentos e revelações. Este é o relato sobre uma doença e sobre a história de uma mulher que decidiu lutar contra a realidade e a imaginação.

Olá amigos leitores. Hoje quero recomendar um livro que me surpreendeu muito, pelos relatos nele narrados e pela força da escritora em lutar contra os próprios traumas demônios. Hoje eu sou Alice, é uma história real contada por Alice Jamieson, que relata os fatos que ela lembra sobre a infância difícil, sofrida nas mãos de quem deveria protegê-la .
É uma história tão difícil e chocante que é assustador imaginar que seja real, mas infelizmente sim é mais comum do que se imagina.
Alice foi diagnosticada com uma doença mental chamada de TPM (transtornos de personalidades múltiplas) vista como uma defesa da mente para lidar com os abusos sofridos por uma pessoa.

“O futuro é um mistério; podemos sobreviver a um terrível presente por que o futuro não pode ser previsto.”

Ela sofreu abuso sexual por parte do pai e de outros monstros desde que era um bebê, e levada para lugares de orgias praticadas por pedófilos, onde era “oferecida” pelo  pai a outros monstros. Mas Alice leva as lembranças incômodas em sua mente, como vagos acontecimentos vividos por outra pessoa. Pra ela é como se isso fossem somente vagas lembranças da vida de outra pessoa.

Era ela quem tinha as chaves para o armário trancado de emoções e memórias que eram dolorosas demais para que eu guardasse.”

Lutou contra a anorexia, o álcool e contra nove  personalidades alternativas que emergiram após ficarem adormecidas diante de tamanha crueldade vivida na infância. Sua mãe, que nada sabia, só foi comunicada na fase adulta de Alice, por recomendação da polícia, depois de sofrer outro triste e revoltante acontecimento com o pai.É inacreditável a força desta jovem, que como infelizmente não é possível apagar o passado luta para lidar com tudo o que viveu viveu, e tentar sanar essa dor que emana de tamanha ferida aberta.

É uma luta constante agir como se tudo corresse tranquilamente quando não está. Eu vivia uma mentira, para o mundo e para mim mesma. A primeira impressão eu devia parecer uma menina de sorte, com uma boa família, morando em uma casa bonita com pintarroxos no jardim. Aquela era a imagem, não a verdade. Nunca fora a verdade. Nós observamos outras pessoas e imaginamos que as conhecemos. Não as conhecemos. Não podemos conhecê-las. Todos são um mistério. Eu era um mistério para mim mesma”.

Alice tem uma carreira acadêmica invejável, e demonstra muita garra e força de vontade para os estudos e trabalho, apesar de lutar e conviver lado a lado com cada personalidade, consequências de suas cicatrizes, ela tem inteligência notável.Esta leitura nos traz imenso aprendizado. Tipo, não estamos livres de vivermos grandes dores, mas podemos escolher como conviver com elas e superá-las. E que por mais que  a vida tenha sido dura, por mais que a dor nos transforme, precisamos lidar com os traumas e seguir em frente.

Com esses relatos Alice chega muito próxima ao leitor, pois o que ela viveu, é infelizmente muito comum, só não dito, porém vivido. E a luta dela, nos dá lição de superação.

“É preciso se livrar do passado se você quiser esses sentimentos fora do presente.”  (Alice)

Se interessou? Então ótima leitura ;-)

Disponível em www.lelivros.com 


Um grande abraço

                                    Michelle Guerra
4 comentários via Blogger
comentários via Facebook

4 comentários

  1. Parece bastante interessante, não conhecia.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada Laryssa, seja sempre bem vinda. Temos dicas toda semana.

      Eliminar