Resenha do livro Artemísia, Habitantes do Cosmo, de Francélia Pereira

Apresentação:

“Artemísia” é o segundo volume da série Habitantes do Cosmos. Na série pretendo abordar assuntos diversos, que atingem nossa vida diária no presente. Além disso, pretendo apresentar também um pouco da nossa História “esquecida”, ou seja, um pouco da mitologia e da cultura dos nossos ancestrais indígenas. 

O tema principal do “Artemísia” é a questão dos gêneros. Essa ideia surgiu de uma conversa com um amigo que apresentava ideias extremamente machistas e justificava a visão dele através dos textos antigos de diversas culturas. Isso me levou a pesquisar bastante sobre o assunto, e o resultado está no livro. Quanto à mitologia, apresento diversas divindades femininas, como Isis, do Egito Antigo, Ártemis, da cultura helênica da Grécia Antiga, entre outras; mas o destaque vai para Îasy, da cultura tupi-guarani. Há um capitulo inteiro dedicado à aventura da personagem Artemísia em busca do “Muiraquitã Original”, em que a lenda das Icamiabas ganha grande destaque.Sinopse O planeta Terra havia se tornado hostil. 


A humanidade havia migrado para vários pontos do Sistema Solar. O Governo lutava para manter a ordem e garantir as condições necessárias para que a humanidade sobrevivesse até que um novo lar pudesse ser encontrado. Em um canto de Vênus, um povo mantinha tradições milenares; era o Clã; e dele nasceu Artemísia. 
Em um universo sem esperança ela tenta encontrar uma forma de viver eternamente.
 A história se passa em um futuro muito distante. Artemísia nasceu em Vênus, em uma sociedade patriarcal extremamente machista e, por isso, viviam isolados, pois as questões que envolvem o gênero e a sexualidade já haviam sido superadas pelo resto da humanidade. 
Após fatos que marcaram a infância de Artemísia, ela se vê sozinha no Sistema Apolo e acaba se tornando uma guerreira mercenária que vive várias aventuras e várias tragédias, e nesse contexto ela tenta encontrar uma razão para sua existência. No livro você encontrará aventuras, ação, fantasia, filosofia, romance, mitologia, enfim, é uma obra muito rica e que apresenta questões subjetivas, que tem o objetivo de convidar o leitor a refletir sobre os rumos que nossas vidas tomam no nosso dia a dia. É uma obra de ficção, mas que tem a pretensão de tocar o leitor, de alguma forma. 


Autora: Francélia Pereira
Páginas: 180
Gênero:  Ficção Científica

SINOPSE:



‘Habitantes do Cosmos: Artemísia’ é o segundo volume da série escrita por Francélia Pereira. Nele, estão inseridas importantes discussões sobre ecologia, cultura ancestral, gênero, sexualidade e diversidade, envoltos em mitos da cultura ancestral brasileira. Englobando desde o passado remoto até o futuro distante, como em ‘Artemísia’, Habitantes do Cosmos é cercado de incertezas e tramas dignas de uma grande e arrebatadora história.


SOBRE A AUTORA

Francélia C. Pereira nasceu em Belo Horizonte/MG em 1977. Estudou sânscrito em um curso de Extensão oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi quando se apaixonou pela Linguagem e suas diversas manifestações. 

Atualmente é estudante de Letras. 





RESENHA:
Artemísia- Habitante do Cosmos é um livro diferente de tudo o que já li.
Artemísia é uma guerreira, mercenária, que resolve buscar outros propósitos de vida, mas seu coração carrega uma mágoa que só através do amor, será capaz de se desfazer.
A raça humana, degradou a terra e vive em Vênus, o planeta vermelho, na Lua ou em outras regiões do Sistema Apolo e brigam entre si por ideologias, por oportunidades de continuar a viver.
Artemísia era de um clã primitivo, onde a mulher era inferiorizada, submissa em relação ao homem, jamais podendo ser uma guerreira mas ainda criança a pequena menina comete um erro que mudará sua vida, ao se ver livre deste clã, a nobre guerreira passa a sentir ódio, repudio pela raça masculina.
Mas o destino reserva grandes surpresas a esta guerreira e da forma mais inesperada o amor irá se revelando a ela.
Este é o segundo volume da série, mas não é necessariamente uma continuação do primeiro, são livros individuais entre si.
A escritora Francélia Pereira tem uma escrita fluida, gostosa e que deixa o leitor preso na história, sem vontade de largar o livro um segundo sequer.
Só não gostei do fato de algumas passagens serem rápidas, creio que poderiam ser melhor exploradas, e o livro ter mais páginas ( Livro bom a gente quer que nunca acabe, rsrsrsrs).





Para mais informações sobre a autora visite o: Blog da autoraPerfil do Wattpad.



4 comentários via Blogger
comentários via Facebook

4 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar do livro mas a premissa me chamou bastante atenção :D Vou procurar mais sobre.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ótimo, um dos melhores que já li no gênero.
      Super indico a leitura.


      Eliminar
  2. Sil,
    Encontrei uma vez uma divulgação desse livro em um dos grupos do face, mas não parei para ler a resenha. Gostei da ideia de habitarem em Venus, porém não curti essa mistura de antigas culturas.
    ...
    bju's Ju
    Visite: Nossa Estante Nacional

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ju, te recomendo muito a leitura, garanto que você vai adorar, pois é bem o estilo que você curte.
      O livro é um dos melhores que já li no gênero, dê uma oportunidade a ele, rs.

      Eliminar