Salvem a Petrobrás, por Daniele Barreto

Na última quinta-feira começou a funcionar a CPI da Petrobrás e não se fala em outra coisa no meio político. O tema invadiu as ruas e tem mobilizado cidadãos em redes sociais e na organização de manifestações, algumas, inclusive, pedindo o impeachment da presidente Dilma.
No início dos trabalhos da CPI, alguns parlamentares que a compõem tiveram seus nomes contestados por terem recebido doações de campanha de empresas investigadas. Com uma ligação tão próxima com os empreiteiros que estão sob a mira da Justiça, com certeza ficará difícil para alguns parlamentares (inclusive o presidente e relator) conduzirem seus trabalhos com independência e autonomia.
Mais do que o conteúdo, o que mais me preocupa nessa história é a forma como está sendo conduzida essa discussão.
Que existe corrupção na estatal nós já temos certeza. Que há um rombo enorme a se cobrir por causa da corrupção e desvios de dinheiro público, nós já temos certeza. Que a CPI irá investigar diretores e que, certamente chegará na cúpula de vários partidos políticos, nós já sabemos. Como já sabemos também que o governo vai blindar como puder alguns dos seus maiores nomes e que a oposição vai se aproveitar da situação, da CPI, e explorar exaustivamente o assunto - fazendo-o a sua maior bandeira política de ataque ao governo Dilma no primeiro semestre.




Mas, o principal não é nada disso, mas sim como estará a Petrobrás no final desse massacre, dessa guerra política e de poder travada pela oposição e governistas.
A Petrobrás, pelo interior do país, é responsável por milhares de empregos e orbitam em torno dela economias de muitos municípios.
Para esses funcionários e todos que vêem seus lucros legais atrelados aos poços de petróleo, a Petrobrás não é uma teoria distante, como é para a maioria dos políticos de oposição que estão se aproveitando da situação mas que NUNCA fizeram nada pela empresa e sequer conhecem sua estrutura e tamanho.
Para essas pessoas, a Petrobrás também não é apenas aquela empresa com funcionários sorridentes e vestidos de laranja que posam na propaganda do governo.
A Petrobrás é a vida de milhares de pessoas pelo país afora. Cidades crescem, seu comércio se desenvolve e a economia se ampliar em torno dessa estatal. Uma empresa que movimenta economias locais como nenhuma outra, muitas vezes em cidades com poucas oportunidades. Milhares de famílias mudaram de vida e puderam proporcionar um futuro melhor aos seus filhos porque passaram em concursos públicos ou foram admitidos em empresas contratadas. Quantos saíram da linha de pobreza? Quantos puderam pagar colégios e faculdades para seus filhos - um sonho realizado pelo recebimento de PL´s, 14° e férias dobradas. Gente lutadora, pais de família que acordam 5 horas da manhã e retornam à noite, trabalhando me estações por todo o país.
Essa é a nossa Petrobrás, não a de políticos corruptos que fazem dela fonte de dinheiro sujo, nem de velhos caudilhos da oposição que agem baseados em interesses unicamente pessoais e como instrumentos do mercado e da grande mídia.
É importante que a investigação seja séria. É importante que se apure toda e qualquer denúncia, mas a gente tem que aprender a discutir política sem destruir a reputação, a imagem, a credibilidade das nossas instituições. Que se investigue, que se punam os corruptos onde quer que estejam, mas não vamos denegrir e destruir a imagem de instituições e de empresas como a Petrobrás. Isso não favorece a Democracia e minará nossa economia.
A discussão em torno da Petrobrás nos dará a oportunidade de amadurecer o trato democrático e mostrar se somos um país que está pronto para discutir política sem cair na tentação de nos auto destruir!




Daniele Barreto é advogada e consultora política. Escreve no blog www.danielebarreto.com.br.


2 comentários via Blogger
comentários via Facebook

2 comentários