POBREZA MUSICAL


Um estudo do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha reforça que a tese de quem diz que  a maior parte da produção musical de hoje é pobre e repetitiva.
Depois de analisar 464.411 músicas de 1955 a 2010, os pesquisadores mostraram que as melodias atuais são muito parecidas entre si e o leque de instrumentos usados para fazê-las é menor do que o empregado a 50 anos atrás.
Eles creem que a digitalização dos instrumentos tem parcela de responsabilidade na perda de variedade musical.
Empobreceu.


Fonte: Revista Planeta, ano 40, setembro/2012.Edição480




Eu concordo com esta pesquisa ai, principalmente se eles analisaram as músicas brasileiras de hoje em dia que basicamente se resume a  Tchu,tchá,tchá, Tchêtchêrêrêtchêtchê, docedocedoce, Lek lek lek, dentre outras porcarias sonoras.
O gosto musical definitivamente se esvai com a incapacidade de certos" compositores" em escrever uma bela letra.
O que mais me instiga é que o "som' destes ritmos pegam e viram febre, enquanto cantores e compositores que realmente tem talento não chegam a ser prestigiados com a fama que merecem.

4 comentários via Blogger
comentários via Facebook

4 comentários

  1. Realmente é muito triste, está difícil escutar uma boa música hoje em dia, tudo porque as produtoras estão mais interessadas em produtos mesmo e não em talentos. É só observarmos esses programas tipo "ídolos" que são copiados dos Estados Unidos pra perceber que a culpa em si só não é do artista e sim do empresário que escolhe até mesmo o tipo de música que ele ira cantar só porque dá mais dinheiro, mais shows, etc. Muitas vezes um talento é desperdiçado nessa brincadeirinha de colocar uma calça coloridinha, uma franja boi lambeu pra frente e jogar isso na mídia como a última sensação do momento. Os artistas de hoje são fabricados e quem não adere não decola.

    Um exemplo do que eu estou falando, não tem aquela funkerinha tal de ms Beyonce que vive no programa Esquenta? Aquela menina canta muito! Tem uma voz maravilhosa para samba, e a ouvi cantando sambas (não é pagode é samba, tipo Cartola, Noel Rosa, Zeca Baleiro) no entanto, como é que ela faz sucesso? Cantando "não olha pro lada quem tá passando é o bonde" - A porrada come. Isso é um lixo, e até a voz dela fica feia. O lixo musical de hoje, na minha opinião é culpa dos produtores, da mídia que joga isso na nossa goela abaixo e dos próprios consumidores que dão o maior ibope para as febres do momento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Aninha concordo com seu comentário, há realmente muitos cantores bons em ritmos que não são os seus.
      Não sabia que a mc Beyonce cantava samba, já vi ela no esquenta, uma pena que as pessoas tenha de se "rotular" para ser aceita na sociedade.
      Mas discordo de você em um ponto, acho que o " lixo musical" de hoje nem é culpa dos produtores não, é culpa do povo mesmo que compra cd, que se mata pra conseguir ingresso pra ir nos shows e não valoriza os cantores que realmente merecem.

      Eliminar
  2. Concordo com essa pesquisa. Além de letras repetitivas e pobres, temos também o problema das melodias que estão cada vez mais iguais. Lamentável, parece que estão se adequando a nossa juventude, que está cada vez mais preguiçosa e com falta de senso para definir uma boa música.

    ResponderEliminar
  3. Num é Nessa?
    Os " compositores" ficaram preguiçosos, sem contar que o som das músicas são os mesmos.
    Basicamente muda apenas a letra( isso quando não as inverte).
    E o que disse a Aninh@ acima falo a vc tbm, acho que a culpa é do povo, que aceita hoje qualquer lixo como música.

    ResponderEliminar