Entrevista com a escritora R. B. Guaraná.


Atriz, cantora, bailarina, coreógrafa, produtora e agora escritora...Ufa!
Renata Guaraná é muitas em uma só.
A jovem brasileira que mora no Havaí, faz sua estréia no meio literário com a obra Palavras Secretas, um romance diferente de tudo que você já leu!
Nesta entrevista Renata nos revela um pouco sobre o processo de criação, construção dos personagens e projetos futuros.

Bem vinda ao blog Renata, é um prazer recebê-la.

Obrigada de coração pelo convite!

Conte nos um pouco sobre você e sobre seu livro de estréia, Palavras Secretas.

Ai meu Deus! Se me derem ousadia para falar de mim é capaz de sair uma auto biografia detalhada em poucos minutos. (Risos)
Mas para resumir direi que sou uma artista completamente apaixonada por leitura e movida pelos desafios. Palavras Secretas, meu primeiro romance, foi o meu mais recente desafio concluído.
O livro conta a história de Amanda Lux, uma produtora de eventos super bem sucedida de Nova Iorque, que vê seu mundo virar de cabeça pra baixo quando se envolve com seu lindo estagiário, 10 anos mais novo e, não sabe o que fazer com relação à aliança que carrega na mão esquerda.

Além do lançamento de Palavras Secretas, há outros projetos de publicação para este ano?

Não tenho planos de publicação para 2019, a não ser a tradução de Palavras Secretas para os outros idiomas que falo: Inglês e Espanhol... E assim explorar o mercado americano e europeu.

Você é atriz, produtora, bailarina...estas funções influenciaram na escrita de

Palavras Secretas?

Acho que o fato de ser artista, influencia todos os aspectos da minha vida sempre. E não seria diferente no processo de escrever um livro. Temos um parafuso a menos, e isso não passa despercebido nunca.
Mas, brincadeiras à parte, como o mundo da escrita criativa era muito novo para mim, eu me utilizei de todas as técnicas que domino e trouxe para o papel. Fiz a construção de cada personagem como se fosse interpretá-los, descrevi as cenas como se as tivesse dirigindo, usei a disciplina tão conhecida pelas bailarinas para me forçar a sentar regularmente na frente do computador e cumprir meus deadlines por mais doloroso que pudesse ser às vezes. E mesmo querendo me distanciar ao máximo das personagens, meu lado produtora está bem desenhado em Amanda Lux, vocês verão.

Você acha que há na atual literatura brasileira, uma narrativa ou temática central que "padronize" as obras?

Eu estou fora do Brasil há muitos anos, então não saberia responder com propriedade. Mas acredito que o Brasil sempre foi movido pelo modismo. O que está em alta é o que dita o que será produzido, e isso acontece com toda a industria cultural. Por exemplo, tivemos nossa fase de lobos e vampiros, o boom dos livros eróticos e assim seguirá. Mas é claro que no meio de tudo, grandes e boas histórias se destacam, pois para toda regra existe uma exceção.

Na hora de desenvolver a historia, se inspirou em alguém para a criação dos personagens?

Meus personagens foram criados aleatoriamente, respeitando o que eu precisava para o desenvolvimento da história. Mas é claro que ao longo das situações e diálogos eu me utilizei de inspirações pessoais, mas é o que eu sempre digo: qualquer semelhança é mera coincidência!
 

Do começo da escrita até a conclusão final de publicação, é um longo processo, qual fase você acha que foi mais difícil até concluir a obra?

É realmente um processo árduo. Nem sempre o que você pré idealiza na mente, se materializa no papel. Tive momentos em que meus julgamentos para com as atitudes da protagonista me travaram um pouco. Mas agora que tudo passou, volto a afirmar o que sempre falo em relação a qualquer projeto que eu me proponho a realizar. O mais difícil é começar. Fazer com que sua vontade deixe de ser um sonho e receba energia de realização suficiente para acontecer, se tornando uma meta. No meu caso, se venço esse primeiro momento, tudo dá certo, porque não aceito jamais desistir de algo pelo meio do caminho.

Você atualmente mora no Havaí, como é o mercado editorial no país?

Tirando o fato de que as grandes editoras pagam adiantamentos significantes aos autores que estão publicando e a ideia de se ter um agente literário é obrigatória e funciona muito bem, acredito que a estrada para se chegar a esse patamar não seja tão diferente do que no Brasil.
É difícil ter um livro publicado. A maioria dos autores estão optando pela auto publicação e utilizando as plataformas on-line. O motivo é sempre o mesmo; o grande público prefere os filmes e séries aos livros. E isso faz com que o mercado sofra. Então, o caminho é provar que você é bom e fazer sucesso com suas próprias pernas para depois contar com o apoio de uma editora.

Deixe uma mensagem para os leitoras do blog, falando por que eles devem ler Palavras Secretas.

Não prometo dragões ou criaturas fantásticas. Nem uma história de diversos nós mirabolantes... mas uma história que foi escrita com muito amor e que sem dúvida está recheada dele. E se os leitores forem como eu, amantes de uma boa comédia romântica com reflexos da vida real, com certeza se reconhecerão em diversos momentos desse romance. E sem dúvida se encantarão pelo gostoso do... ops.... eu disse que eu falo demais. Leiam!!!

Obrigada por disponibilizar seu tempo para falar conosco, foi um prazer entrevistá-la.
Eu que agradeço a oportunidade
Espero poder voltar mais vezes. Aloha!!!

Quer conhecer mais da escritora e seu trabalho? Acompanhe suas redes sociais: Facebook, Instagram.
Acompanhe o blog para não perder nenhuma novidade.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Sem comentários