Profissão escritor- R.B. Guaraná


ME RECONHECENDO ESCRITORA

Há alguns dias atrás acordei com uma mensagem da minha mãe emocionada com a foto do registro do meu primeiro romance na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Ela dizia: Eu tenho muito orgulho de você, porque tudo que você faz é sucesso!
Eu lhe respondi com um coração, mas fui logo lhe freiando os sentimentos com uma porção de ideias limitantes, dizendo para que não se animasse tanto assim, que aquilo ainda não era nada. 

A obra terá que ser lançada e não se sabe se irão comprar ou gostar e, ainda que o façam é muito difícil ser bem sucedido com livros nos dias de hoje.
Quanta baboseira! 
Relendo minha própria mensagem segundos depois, não pude me reconhecer em nem uma daquelas palavras. 
Não que todas essas coisas realmente não façam parte do processo de se tornar um escritor profissional, mas na minha humilde opinião, elas não deveriam ser prioridade ao escritor, principalmente durante sua jornada de criação. 
Se tem uma coisa que aprendi no desafio de escrever as quase 300 páginas que estarei laçando em breve foi que o maior desafio é começar, criar tempo e colocar uma energia de realização para que a sua obra seja uma meta realizada e não um sonho inatingível.


Para isso, devemos nos livrar de qualquer preocupação do tipo como o livro será recebido pelos leitores, se vai vender ou não e nunca julgar nossas ideias por mais loucas que elas possam parecer.
Eu sempre tive uma única certeza na vida, podem tentar me calar, mas jamais irão conseguir. 
Minha necessidade de comunicação ultrapassa qualquer limite imposto por uma sociedade ou até as criticas dos que me conhecem e acreditam que eu falo demais.
Eu sou atriz, diretora, bailarina, coreógrafa, amo cantar... agora publicando um livro, me arrumei mais essa credencial, escritora. E pensando bem, as idéias sempre fervilharam na minha cabeça e em cada fase da minha vida elas também foram exploradas de alguma forma literária. 
Primeiro com minhas redações de notas altíssimas que sempre ganhavam espaço no livro anual da escola, na adolescência em forma de poesias e canções e um pouco depois como peças de teatro e obras audio-visuais.
Mas no fundo, acredito que todas as manifestações artísticas cumpram um mesmo papel em minha vida, permitir que eu possa me comunicar em diferentes vertentes e se ao fazer isso eu conseguir divertir, emocionar e/ou levantar questionamentos dignos de reflexão, esse sim, ao menos pra mim, é o verdadeiro sucesso.

Quer conhecer mais da escritora? Acompanhe suas redes sociais: Facebook, Instagram
Você pode adquirir o livro Palavras Secretas, na Amazon.

Quer fazer parte do projeto Profissão Escritor? Envie e-mail para assessoriaemidias@gmail.com e fale com a gente! Vamos adorar conhecer um pouco mais do seu trabalho.
Acompanhe nosso blog também através das redes sociais, Facebook, Instagram, Skoob.



3 comentários via Blogger
comentários via Facebook

3 comentários

  1. Oi!
    Que legal 👏👏👏 parabéns, sucesso pra ti. Seu livro com certeza será um grande sucesso 🙌🙌😍

    ResponderEliminar
  2. O lançamento da obra será um sucesso! Pensamento positivo sempre.
    PS: O projeto é bem interessante!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Isso mesmo... devemos lutar sempre pelos nossos sonhos :)
    Força!

    https://oblogdamani.blogspot.com/

    ResponderEliminar