Profissão escritor- R.B. Guaraná


ME RECONHECENDO ESCRITORA

Há alguns dias atrás acordei com uma mensagem da minha mãe emocionada com a foto do registro do meu primeiro romance na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Ela dizia: Eu tenho muito orgulho de você, porque tudo que você faz é sucesso!
Eu lhe respondi com um coração, mas fui logo lhe freiando os sentimentos com uma porção de ideias limitantes, dizendo para que não se animasse tanto assim, que aquilo ainda não era nada. 

A obra terá que ser lançada e não se sabe se irão comprar ou gostar e, ainda que o façam é muito difícil ser bem sucedido com livros nos dias de hoje.
Quanta baboseira! 
Relendo minha própria mensagem segundos depois, não pude me reconhecer em nem uma daquelas palavras. 
Não que todas essas coisas realmente não façam parte do processo de se tornar um escritor profissional, mas na minha humilde opinião, elas não deveriam ser prioridade ao escritor, principalmente durante sua jornada de criação. 
Se tem uma coisa que aprendi no desafio de escrever as quase 300 páginas que estarei laçando em breve foi que o maior desafio é começar, criar tempo e colocar uma energia de realização para que a sua obra seja uma meta realizada e não um sonho inatingível.


Para isso, devemos nos livrar de qualquer preocupação do tipo como o livro será recebido pelos leitores, se vai vender ou não e nunca julgar nossas ideias por mais loucas que elas possam parecer.
Eu sempre tive uma única certeza na vida, podem tentar me calar, mas jamais irão conseguir. 
Minha necessidade de comunicação ultrapassa qualquer limite imposto por uma sociedade ou até as criticas dos que me conhecem e acreditam que eu falo demais.
Eu sou atriz, diretora, bailarina, coreógrafa, amo cantar... agora publicando um livro, me arrumei mais essa credencial, escritora. E pensando bem, as idéias sempre fervilharam na minha cabeça e em cada fase da minha vida elas também foram exploradas de alguma forma literária. 
Primeiro com minhas redações de notas altíssimas que sempre ganhavam espaço no livro anual da escola, na adolescência em forma de poesias e canções e um pouco depois como peças de teatro e obras audio-visuais.
Mas no fundo, acredito que todas as manifestações artísticas cumpram um mesmo papel em minha vida, permitir que eu possa me comunicar em diferentes vertentes e se ao fazer isso eu conseguir divertir, emocionar e/ou levantar questionamentos dignos de reflexão, esse sim, ao menos pra mim, é o verdadeiro sucesso.

Quer conhecer mais da escritora? Acompanhe suas redes sociais: Facebook, Instagram
Você pode adquirir o livro Palavras Secretas, na Amazon.

Quer fazer parte do projeto Profissão Escritor? Envie e-mail para assessoriaemidias@gmail.com e fale com a gente! Vamos adorar conhecer um pouco mais do seu trabalho.
Acompanhe nosso blog também através das redes sociais, Facebook, Instagram, Skoob.



18 comentários via Blogger
comentários via Facebook

18 comentários

  1. Oi!
    Que legal 👏👏👏 parabéns, sucesso pra ti. Seu livro com certeza será um grande sucesso 🙌🙌😍

    ResponderEliminar
  2. O lançamento da obra será um sucesso! Pensamento positivo sempre.
    PS: O projeto é bem interessante!
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, estivemos Off um tempo, mas estamos retomando o projeto.

      Eliminar
  3. Isso mesmo... devemos lutar sempre pelos nossos sonhos :)
    Força!

    https://oblogdamani.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Temos de lutar por aquilo em que acreditamos e sonhamos sempre. Obrigada pela visita.

      Eliminar
  4. Olá,

    Achei muito bacana a autora trazer esse texto e mostrando como é a "vida de escritora". Imagino que não seja fácil parar e pensar como sua obra será recebida, mas gostei do fato dela citar que a escrita é mais uma forma dela se comunicar, de se expressar, pois realmente acredito nisso. A escrita é uma forma de se libertar! Amei conhecer ela e vou começar a segui-la em suas redes para acompanhar seu lançamento.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  5. Que projeto incrível, nunca desist do seu sonho, pensamentos positivos sempre. boa sorte, beijos <3

    ResponderEliminar
  6. Força, luta sempre pelo aquilo que mais desejas. nunca desistas, acredita em ti e vamos todos navegar através das palavras secretas.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  7. Muito sucesso, nada como fazer aquilo que amamos.

    ResponderEliminar
  8. Oi, Silvânia.
    Adorei o post. Acho que dá um ótimo exemplo para quem sonha em ser escritor!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderEliminar
  9. So de voce ter coragem de escrever á é algo incrível permitir a outros lerem seu trabalho mais incrivel ainda. Quanto a fazer sucesso e tudo mais é apenas consequência. Te desejo toda a sorte e felicidade do mundo. Nunca devemos nos abalar ou desistir por causa das dificuldades. Beijos

    ResponderEliminar