Bandersnatch, novo episódio da série Black Mirror da Netflix


Olha a Netflix olhando além da casinha, pisando fora da linha e trazendo a proposta Black Mirror, porém, totalmente interativo! É isso mesmo galera, para os que já assistiram ou não, o que eu assisti provavelmente é diferente do seu!
Bandersnatch, um filme/episódio nos proporciona a interatividade, o poder de escolha do protagonista! Apesar de ser atribuído a série Black Mirror, eu classifico com um filme, pois através das escolhas acabamos ultrapassando o tempo de um episódio.
É para galera que lembra do programa "Você Decide" que passava naquela emissora poderosa,nos anos 90, no qual era o público quem decidia o final através de ligações, agora, a plataforma de streaming, Netflix, nos trouxe essa possibilidade de criar diversas facetas e finais. Sem perder a essência da série,Black Mirror, o admirável mundo novo, a evolução da tecnologia inserida na sociedade e a maneira que nos adaptamos a essa, esquecendo até mesmo como eramos antes de tal invenção e/ou invasão.
Bandersnatch nos leva para 1984 e conta a história de jovem programador de vídeos games, Stefan, que após passar um grande trauma na infância, começa a adaptar um livro de sua mãe para a realidade "virtual", livro esse que leva o título desse filme, até que ele mesmo já não sente mais que tem o domínio da própria realidade. Sentindo a pressão de não ter o direito de escolhas, nosso protagonista começa a surtar até que acontece o meu final.
Acredito que há quem irá apontar grandes falhas ou apenas não gostar da proposta desse filme, mas, eu gostei e muito, e confesso que fui escolhendo as opções mais loucas para ver quais seriam as outras reações do jovem programador. Outro ponto que dá para adicionar aqui é a opção de recriar a cena, como assim? Após algumas escolhas, acredito eu ser sem continuidade, aparece novamente a opção de escolhas semelhantes as que já havíamos decido. O que nos remete a pensar que se realmente criamos todo o enredo final ou não?!
Bem, sendo induzidos ou não a criar o final do filme, a produção não deixou a desejar retratando tanto o transtorno do jovem, que chega a aparentar o quadro clínico de esquizofrenia. Veja o grau dessa trama!
Um observação pertinente a questão da interatividade é em relação ao dispositivo em que você irá assistir, pois aos que usarem apenas o notebook ou desktop - sem funções ou equipamentos que proporcione selecionar as opções de resposta para cenas seguintes - perde toda a graça e nem sei se há a possibilidade de continuar assistindo, pois, em todas as cenas temos o tempo de 10 segundo para decidir a resposta/cena.
A nível de curiosidade a gravação levou muito mais do tempo real dos episódios da série e gastos que duplicaram em relação ao investimento de produção, mas que para plataforma tudo compensa pelo o tempo que os assinantes permanecem assistindo e escolhendo as cenas e voltando para ver a outra possibilidade.
Uma experiência válida para todos que desejam tentar essa nova atração da Netflix, e também para todos que sentiram aquela dose nostálgica e divertida dos anos 90  "no qual você decide o final"!
primeira cena - para escolha.
 E quem já assistiu, qual foi sua consideração sobre? Deixa aqui nos comentários, vamos conversar.

4 comentários via Blogger
comentários via Facebook

4 comentários

  1. Já li muitos comentários positivos sobre essa série, mas ainda não assisti..

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Kaila!
      Eu indico sim esse ep por ser uma novo conceito para entretenimento. quando puder assista e depois conte-nos o que achou!

      Até a próxima!

      Eliminar
  2. Eu achei uma experiência bem interessante. Gostei dos finais (fizemos algumas vezes para ver as diferenças hehehe). A história em si não tem nada de espetacular, mas a ideia de mudar algumas situações foi legal.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Monique, tudo bem?
      Concordo contigo, o interessante do ep é exatamente a interatividade e deixar o poder escolha conosco. Todavia, a história em si é bem simples.

      Até mais.

      Eliminar