Lindo e Crespo! Uma conversa sobre o cuidado de não cair no padrão de "cachos perfeitos".


Olá, me chamo Juliana e esse é o post de estréia aqui no Fuxico e Rabisco, sou cabeleira e especialista em Crespos e Cachos, e então, por que não conversar um pouco sobre? Principalmente se pararmos para analisar que estamos caindo no que eu chamo de "novo padrãozinho" cacheado. E o que isso significa? Significa que saímos do esteriótipo "Cabelo bom é cabelo liso e que crespo é bombril" e estamos de frente ao abismo do "Cachos Perfeitos" que vem mascarado com "Empoderamento".
Não sei se todas(os) que estão lendo essa publicação acompanha redes sociais de algum influencer negro com cabelos crespos e viu a confusão que aconteceu nesses últimos dias após uma outra companheira de profissão, porém, com seu cabelos cacheados lançar um vídeo em comemoração por atingir uma meta de inscritos em seu canal do Youtuber, colocar como capa do vídeo seu cabelo penteado a seco, logo sem definição nenhuma, e uma foto de palha de aço ao lado como comparação. E o que não para por aí, essa youtuber esquece o respeito dentro de alguma gaveta e começa lançar comentários pejorativos em relação a textura dos fios crespos. ( Infelizmente aconteceu e felizmente o vídeo foi removido).
A questão é que mesmo que esse movimento de deixar o liso de lado, ou para quem já tem os cabelos mongoloides (termo técnico para esses fios) em seus devidos lugares, e abraçar, amar o seu cabelo natural, ou melhor ainda, amar o seu cabelo da maneria que te faça feliz, vem surgindo esse discurso de "Cachos Perfeitos" que ao meu ver é fraco, porém, há seu poder de persuasão. Principalmente para quem está em dúvida se deixa ou não seus cabelos naturais ou com a textura que bem desejar, afinal, temos diversos procedimentos para texturizar as madeixas, todavia, isso será assunto para um próximo post. Temos diversas Crespas(os) que estão em transição capilar, logo, estão conhecendo e aprendendo com são seus cabelos, e pode acontecer de cair em um vídeo, como por exemplos, semelhantes da tal youtuber em que o discurso é totalmente negativo.
Outro fator que devemos levar em consideração é a mídia/empresas em relação a representatividade quando lançam um produto para cabelos crespos, entretanto, a modelo que estampa a embalagem é uma moça com "Cachos Perfeitos"e lá no final da apresentação do produto não existe a palavra CRESPO, esse só vem mencionado através da curvatura ( 4A, 4B e 4C). Deixo claro que não é errado esse tipo de classificação em relação as texturas, pelo contrário, mas se fosse assim por que não colocar todas as classificações que atualmente chegam a oito texturas?! Pelo simples fato que a partir da curvatura 4 os cachos ainda estão lá, esses existem, entretanto, não são perfeitamente definidos, ou seja, já começam a classificar cabelos cacheados que não são perfeitos e definidos no seu total como crespos. Veja, as mídias/empresas bateram tanto em quatro classificações e condicionaram que só existem essas, mas, entrelinhas há a mensagem subliminar clara que aquele determinado produto não foi desenvolvido para a textura crespa, entretanto, pode auxiliar caso queira.
Okay, Juliana, então, como posso saber se meus cabelos são crespos se uso produtos para cacheados? Acontece que no geral as duas texturas possuem características semelhantes, ou seja, são fios com uma quantidade de cutículas capilares menores ou inexistentes, são porosos, finos, sensíveis, em muitos casos quebradiços o que visualmente temos aquela aparência "armado". Logo, os ingredientes na composição dos produtos tendem a ser mais oleoginosos ou hidro-oleoginosos , em miúdos, os produtos têm diversos óleos vegetais e minerais que acabam suprindo a deficiência dos cachos menos saudáveis em poucas aplicações e aos crespos com um tratamento mais prolongado.



E tem alguma dica de como eu posso cuidar dos meus cabelos crespos? A dica principal é dedicação, ou seja, colocar uma rotina capilar no seu cotidiano.Intercalar etapas de hidratação, nutrição e reconstrução semanalmente e não apenas lavar com shampoo e condicionar e uma vez ou outra um hidratação e pronto. Isso te ajudará a repor todos os nutrientes, minerais e aminoácidos que o cabelo necessita para ser saudável, consequentemente, macio, sedoso, com brilho ... Lindo e Crespo!



Poesia: Poema Crespo
O meu cabelo não é ruim, ele nunca fez mal a ninguém, nunca roubou, assaltou, agrediu nunca mandou ninguém para santa que o pariu. Que papo é esse que liso é que é bom de verdade? o seu cabelo sai pela rua a fazer caridade? É voluntario em algum orfanato? Ou da nata, é um nato? O meu cabelo não é ruim, ruim é a moça da loja que antes mesmo de eu passar pela porta, Me pergunta se o preço importa. pq o produto tem valor elevado. o meu cabelo não é ruim, ruim é saber que favela é quilombo pacificado e que a PM do nosso tempo é considerada capitão do mato. O meu cabelo não é ruim, ruim é saber que o navios negreiros não mais navegam , mas trafegam sobre 4 rodas a recolher a negrada que aproveita o domingo na orla. O meu cabelo não é ruim é ter que discutir sobre cotas com quem ainda não aceitou a lei áurea, que vai pra faculdade tremendo de medo dos mulatos invadirem a área. O meu cabelo não é ruim, ruim são seus conceitos, sujeito sem jeito que trás o preconceito no peito a quem eu sempre tenho que explicar que meu cabelo não é ruim. Mas eu insisto, persisto, e repito o meu cabelo, não é ruim. Autor: Thiago Yuri


2 comentários via Blogger
comentários via Facebook

2 comentários

  1. muito legal seu post, esses dias vi um video de uma menina falando sobre isso, que o cabelo cacheado é aceito até certo ponto, e que as meninas crespas ainda tem mt dificuldade com essa aceitação etc, acho mt importante ressaltar e empoderar cada vez mais as meninas com esse tipo de cabelo tbm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Livia, boa noite! como estás?
      Exatamente isso, estão criando novos rótulos de até onde e quanto o cabelo afronegroide é bonito. E a sociedade dá biscoito para essa cena, o que acaba se tornando normal!
      Ótimo 2019.

      Eliminar