Como Divulgar Livros

Escrever um livro pra quem está de fora parece muito fácil né?
O mundo da literatura parece um poço de encantos e magias onde tudo é perfeito!
Mas para o escritor que tem todo um trabalho por trás daquela obra, não é fácil...revisão, diagramação, revisão, copidesque, registro, revisão, leituras críticas, revisão, parcerias...eu já disse revisão?
Bom, o autor faz todo este trabalho maravilhoso #sqn, mas por mais perfeito que seu livro esteja, se ele não tiver uma boa divulgação, vai acabar sendo só mais um entre tantos outros.
Por isso, trouxe hoje umas dicas super legais de como divulgar seu livro, sem que isso se torne chato para seu leitor.


1 Não compartilhe seu banner com imagens de “COMPRE” ”LEIA” ”CONHEÇA”.

Essa pode parecer uma ideia boa, mas tem uma razão pra você não ver grandes editoras fazendo isso. E a razão é simples: Isso não funciona.
Pessoas não gostam de propaganda que parecem propaganda. Sua divulgação precisa ser despretensiosa, e acima de tudo ÙTIL.
Sim, torne a sua divulgação útil para as pessoas. Faça com que elas QUEIRAM compartilhar o seu banner por algum motivo. Ou porque tem uma piada muito engraçada em forma de meme. Ou porque tem uma informação que elas não viram em outro lugar.
Quando as pessoas gostam da sua divulgação, elas divulgam por você gratuitamente através do compartilhamento.

2 Faça um título certeiro.

Vai ser difícil vender o seu livro se ele tiver um título muito genérico como:“Sedução”, “amor” e etc.Tente segmentar o seu público através do seu título e assim você vai ser encontrado mais facilmente. Quer ver um exemplo legal? :“Garoto encontra Garota” esse título aparece muito facilmente em buscas sobre livros juvenis o que é muito melhor do que um título genérico que não vai aparecer pra ninguém e não vai dizer nada num primeiro momento.

3 Não compartilhe em grupos de escritores.

A menos que o seu livro tenha dicas e conselhos sobre escrita não vai adiantar muito compartilhar o seu banner num grupo onde todo mundo só está interessado em compartilhar o próprio banner. Compartilhe em grupos de LEITORES.

4- Fale como quem não quer nada

No seu banner fale apenas do livro, o que ele traz para o leitor. Se é legal e rápido de ler, se tem partes engraçadas ou se aborda uma discussão importante. Na legenda use o link de compra e uma frase como “Eu li e adorei,” ou “comprei esse livro e não pensei que seria tão legal”. Esse tipo de divulgação despretensiosa é muito mais atraente do que “COMPRE AGORA NESSE SITE MEGA RÁPIDO E INFALÍVEL E BARATO E EXPLOSIVO E MODERNO E etc etc ....”.

5- Escolha cores leves

Se possível deixe o banner e a capa do seu livro em cores alegres e positivas. Muito preto, azul escuro, e tons de roxo escuro podem transmitir a sensação de negatividade que vai fazer o seu possível leitor continuar rolando o Feed sem nem ler o seu banner.

6 A fonte

A fonte precisa ser LEGÍVEL. Sério, muito legível mesmo. Nada de Itálico para fontes já em arabesco e também nada de fontes em cima de desenhos muito coloridos. É importante ser lido facilmente e colocar poucas palavras para não gerar confusão.
Se possível faça o seu banner de divulgação em forma de meme. Imagem no centro, palavras nas bordas superior e inferior.
Busque mais dicas sobre marketing de conteúdo e marketing para escritores e ponha essas dicas em prática. 
E claro, se você tiver alguma dica legal que escapou dessa listinha conte pra gente nos comentários.
Quer dicas e postagens exclusivas? Siga nossa página, curta nosso Instagram.


Em breve, traremos mais dicas sobre marketing literário para vocês.


2 comentários via Blogger
comentários via Facebook

2 comentários

  1. Eu acho muito legal quando vejo alguma divulgação de livro usando algum meme que está bombando, sabe? Ou quando tem quotes do livro. Gosto quando é diferente. Adorei as suas dicas.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderEliminar