Dica de Leitura: Adultério - Paulo Coelho.

Título: Adultério.
Autor: Paulo Coelho.
Ano: 2014
Páginas: 240
Gênero: Romance
Editora: Sextante.


Sinopse: Minha tristeza se tornou rotina, ninguém percebe mais. Não consigo mais dormir direito. Sinto-me egoísta. Continuo tentando impressionar as pessoas como se ainda fosse criança. Choro sozinha e sem motivo no banho. Só fiz amor com vontade mesmo uma vez em muitos meses - e você sabe bem de que dia estou falando. Já considerei que tudo isso seja um rito de passagem, consequência de eu ter passado dos 30 anos, mas essa explicação não basta. Sinto que estou desperdiçando minha vida, que um dia vou olhar pra trás e me arrepender de tudo o que fiz. Menos de ter me casado com você e ter tido nossos filhos.
- Mas isso não é o mais importante?
Para muitas pessoas, sim. Mas para mim não é o suficiente.


Olá amigos leitores! Como vocês estão?
Quanto falta eu senti de estar aqui com vocês,  falando sobre meu assunto preferido e acredito que de muitos de vocês também: LIVROS!
Estive sem tempo, mas agora estou de volta, de leve devido à correria da vida, porém sempre por aqui, alimentando esse gosto, hobby, hábito que é a leitura.
Marcando minha volta, falarei sobre um livro que me desafiei a ler, pois se trata de uma leitura que considero simples e monótona, porém sempre parto do princípio de que um livro sempre tem algo a ensinar mesmo que seja a não lê-lo (rsrsrs), o que não é o caso deste.
Vamos falar de Adultério de Paulo Coelho. A história se passa em Genebra, e o livro traz a história de Linda, 31 anos, jornalista, dois filhos, feliz no casamento e na profissão.....ou não. Já vou explicar o porque da contradição. Linda tem certeza que tem tudo o que uma mulher almeja na vida, um bom casamento com o homem da sua vida, filhos saudáveis e educados, uma profissão admirada onde ela se considera realizada.

Mas linda parece viver o que se chama hoje “crise dos 30”, com a diferença de que essa crise geralmente abate mulheres solteiras e sem filhos (rsrsr). Talvez pela rotina de seu casamento, ela passa a questionar se seguiu o caminho certo e se era isso o que ela queria da vida. Questões que a levam a entrar em parafuso, pois se considera enlouquecendo ou a beira de uma depressão pois não teria que se sentir assim com a vida que tem, se sentindo então culpada e ingrata.
Então Linda se envolve com um antigo colega que hoje é político.
Ela é escalada pelo jornal ao qual trabalha para entrevistar Jacob (que foi seu ex namorado) e a partir daí se vê totalmente envolvida com ele. Sem conseguir identificar se o que sente é um desejo de como poderia ter sido se tivesse se casado com ele, se é só encantamento pela química na cama ou sei lá o que, e ela arrasta esse sentimento de culpa e confusão.
O livro tem uma narrativa cansativa, que não deixa claro se Linda se descobre, se se arrepende, se está enfim feliz....enfim, o tempo todo percebe-se a confusão na mente dela e só.

"Você não escolhe sua vida: É ela que o escolhe. E se o que lhe foi reservado são alegrias ou tristezas, isso já está além da sua compreensão. Aceite e siga em frente."

A narrativa também é confusa, por não demarcar as falas de Linda, deixando confuso se ela está dialogando, pensando.....o que dá a sensação de que o livro todo é um misto de pensamentos e devaneios dela.
O ponto positivo do livro, na minha humilde opinião, é a abordagem do assunto, ou fase,  típica de  quase toda mulher que, á uma altura do caminho, qualquer que seja ele, se questiona se fez a escolha certa.
O livro não te leva a refletir, tampouco te ajuda a chegar em uma conclusão, deixando aqui a dúvida sobre qual mensagem ele pretende passar. Talvez nos leva a questionar sobre o quanto deixamos de ser feliz por fazermos somente aquilo que se espera da gente, aquilo a que os outros consideram certo, ignorando, deixando de lado simplesmente aquilo que nos faz feliz.
Mas continuo na esperança de ainda me encantar com um livro de Paulo Coelho. Te convido a embarcar nessa leitura e tirar suas próprias conclusões J
Até a próxima viagem. Um abraço !

Disponível para download no site www.lelivros.com


        Michelle Guerra





6 comentários via Blogger
comentários via Facebook

6 comentários

  1. Olá Michelle!
    Tenho curiosidade em ler Paulo Coelho mas toda vez que vejo uma resenha tenho certeza de que não vou gostar :(
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO ORGULHO NERD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sério? Por que acha que não vai gostar? Dê uma chance ao livro, quem sabe você não se surpreende?

      Eliminar
  2. Não conhecia esse livro, adorei a dica! :)

    ResponderEliminar
  3. No começo eu até fiquei com vontade de ler, então sua critica foi muito importante pra mim, assim vou focar em livros "melhores". Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahahahahah, obrigada pela visita, seja sempre bem vinda!

      Eliminar