Experiência de publicar no Wattpad, Profissão Escritor com Tatiane Durães

Olá pessoal,  
No meu primeiro texto, eu gostaria de dividir com vocês como foi minha experiência de publicação na plataforma gratuita Wattpad 
Para quem não conhece, o Wattpad é uma plataforma online, onde qualquer pessoa pode colocar seus textos, suas histórias e encontrar leitores. É gratuito, tanto para publicar quanto para ler. Você pode acompanhar várias histórias ao mesmo tempo, adicionando-as em sua biblioteca ou em listas de leitura.  
Os autores costumam publicar um capítulo (ou mais) por semana, conforme os leitores vão lendo e comentando o autor vai publicando o restante. O legal é que pelo o que notei, e também foi o que eu fiz, é que você vai escrevendo e publicando, normalmente o livro não está pronto, então se algo não agrada aos leitores você pode modifica-lo.  


A ferramenta é simples e em português, qualquer pessoa que goste ler pode utiliza-la. Tem histórias de todos os gêneros e também é internacional. Tem histórias do México, Colômbia e vários outros países. Para quem gosta de ler em outras línguas e treinar o idioma, é uma ótima oportunidade.  
Voltando a falar um pouco da minha experiência, eu tinha colocado primeiramente os 4 primeiros capítulos do As Faces da Luz, para que o leitor pudesse conhecer um pouquinho da história antes de compra-la. Acabei tirando por alguns problemas que outras autoras sofreram e mesmo com muito medo, resolvi disponibilizar o Kaelium na plataforma.  
O maior problema, a maior dificuldade que encontramos ao disponibilizarmos uma história no Wattpad é o plágio. Vi muitas autoras desistindo da publicação no Wattpad por conta de terem suas histórias plagiadas e acabam deixando os leitores na mão.  
Mesmo registrando a história na Biblioteca Nacional antes de disponibiliza-la, nada vai te proteger na falta de caráter de algumas pessoas. Eles plagiam até histórias publicadas por grandes editoras, histórias famosas.  


Uma coisa que me faz olhar com bons olhos para o Wattpad, mesmo com o problema do plágio, é a visibilidade. Se sua história for bem escrita, criativa e os leitores gostarem, ela chega facilmente a 50 mil leituras e pode até passar de 1 milhão. Isso chama a atenção das editoras.  
Apenas um conselho: Se você pretende colocar sua história em uma dessas plataformas gratuitas para leitura, esteja preparado para críticas. Os leitores não perdoam quando encontram erros ou quando se sentem “injustiçados”.  

Quer conhecer mais da escritora? Acesse suas redes sociais e acompanhem: Página do Facebook, Instagram: tatiane_duraes Twitter: @TatiDuraes, Skoob.






14 comentários via Blogger
comentários via Facebook

14 comentários

  1. Acho a ferramenta uma ótima opção para o autor se apresentar ao mundo e principalmente se ele tiver inseguro e querer sentir o que as pessoas vão achar sobre o que ele escreveu. Claro que tem o lado negativo, mas ninguém está vacinado contra o plágio.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, é uma ótima ferramenta de divulgação.
      O plágio infelizmente acontece e sempre vai acontecer, pois os plagiadores sempre ficam impune.

      Eliminar
  2. Parece ser uma boa ferramenta para quem não tem oportunidade de expor o seu trabalho.
    Eu nunca usei esse Wattpad, nem sei mexer nele, mas pretendo dar uma olhada nos livros que se encontram lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thiago eu não uso, não curto ler on line, mas pra quem gosta é o que há de melhor, hahahahah

      Eliminar
  3. Eu ainda não conhecia , mas adorei , vou conferir agora mesmo =)
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderEliminar
  4. Eu sempre tive vontade de escrever no wattpad, mas como já tenho editora eu estou feliz, plágio é crime e todos deveriam processar quem faz isso.

    http://heytutty.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você escreve Tutty? Que bacana, eu não sabia!
      Vou xeretar seu trabalho..quero ler seus rabiscos.
      Tbm escrevo, infelizmente plágio é algo que está ai e as leis de plágio algo pra qual os plagiadores estão nem ai!

      Eliminar
  5. Já pensei em escrever nesta plataforma, mas fiquei com certo receio de uma exposição meio negativa sei lá. Curti a escritora, vou pesquisar mais.

    devoradores2livros.blogspot.com

    Um xero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah Moisés, tem que se aventurar! Vai que o público gosta e você está perdendo uma grande chance?

      Eliminar