Entrevista com a escritora Joyce Xavier

Hoje temos duas novidades a primeira é que nossa entrevistada é a escritora Joyce Xavier, autora deste livro divo, que estamos mostrando a semana toda aqui no blog, o Diário dos trinta anos e a segunda é que hoje, iniciamos o nosso TOP COMENTARISTA DE AGOSTO! Então já sabe né? De hoje até dia 31 de agosto, estará valendo, é só comentar pra ganhar!
E vamos conhecer mais da autora de O Diário dos trinta anos?




1- Qual a sensação de escrever um livro que vem sendo disputadíssimo entre seu público?

Será? Eu não sei! Mas sinto um orgulho grande em mim, pois Malu é uma personagem especial demais. Estou muito feliz.

2- Para escrever O diário dos trinta anos você passou por algum processo de preparação?

Foi um livro muito fácil de escrever. Consegui produzir a metade dele em uma noite, depois escrevi aos poucos. Foi bem mais fácil do que “A menina da Saia Vermelha”, que é um romance. Demorei dois anos para escrever e tive inúmeros bloqueios. Não tive nenhum preparo para escrever o Diário, somente inspiração.

3- Quais são as principais dificuldades de ser escritor no Brasil?

Infelizmente o nosso trabalho é pouco visto e reconhecido. É difícil alguém viver financeiramente de livros no Brasil. Ainda falta muito para isto acontecer.



4-  Quem você acredita ser um ícone da literatura nacional contemporânea?

Ah, sou suspeita para falar... Mas gosto muito da Tati Bernardi. Gosto de verdade. Posso falar que Bibiana Benites também é um grande nome, sem me esquecer de Fernanda Mello.


5-  Você acha que há na literatura atual brasileira uma essência narrativa ou temática central que "padronize" as obras?
Não digo padronizar, mas digo algo que desperta a atenção do leitor. Livros de crônicas são maravilhosos e sinceramente, eu não era fã até escrever um. Independente da narração ou do tema, acho que saber chamar atenção do leitor é o essencial. Quase sempre aquele assunto, pode não interessar a ele, mas por curiosidade, ele vai ler.
6-  Qual será seu próximo livro, depois de O diário dos trinta anos?

Um suspense chamado Tereza em co-autoria com a Juliana Daglio. Mas já tenho pronto “A menina da Saia Vermelha” e no momento estou na produção do “O Diário dos trinta anos parte II”, que na verdade, não sei se terá este nome, mas é a continuação.

7- Fale nos um pouco sobre eles.

Tereza é um suspense em co autoria, como eu citei na pergunta anterior, fala de uma mulher amarga que tem ódio dos homens e usa cada um para o seu próprio prazer. Terá um assassinato e somente no final do livro o leitor irá descobrir o assassino.
Já “A menina da Saia Vermelha”, é um romance de uma jovem de 16 anos, que muda de cidade e se apaixona pelo seu professor de Química. Ela sofre com a separação dos seus pais e é o alicerce da sua casa. Também há um assassinato na trama e muita luta. A personagem se chama Mari.
Já a parte II do Diário, é a continuação das loucuras de Malu.



8- Como surgiu a ideia de escrever o diário dos trinta anos?

Uma noite eu estava no quarto e quando me deitei para dormir, algo veio em minha mente “O Diário dos trinta anos”, levantei e liguei o computador. Comecei a escrever, a criar personagens e cheguei na metade do livro sem perceber. Para começar a data do Diário, já que Malu escreve nele, olhei para o lado e vi minha irmã dormindo. Lembrei do aniversário dela e começa no mês de Maio justamente por causa dela.

9-  Você está com novos projetos literários em parceria com a escritora Juliana Daglio, o livro Teresa, fale-nos sobre este projeto e como é escrever em parceria com uma escritora que mora em outro estado?

Juliana Daglio é uma das minhas melhores amigas. De verdade. Trabalhar com ela é fantástico, pois eu aprendo MUITO. Ela ainda será muito reconhecida, ela é ótima e posso dizer que a finalização de Tereza foi tudo escrito por ela. Ela fechou com chave de ouro uma bela história. Trabalhamos pelo whatsapp, mesmo com os nossos trabalhos individuais, conseguimos nos unir e escrever uma boa história. Na verdade, só resta a minha revisão e um capítulo para escrever. E depois é colocar Tereza para voar!


10-Você se inspirou em alguém para construir a personagem Malu?

Sim, em mim mesma. A Malu é tudo o que eu queria ser, ter e conquistar.



11- Quem é Malu? Qual a personalidade da protagonista desta história?

Malu é uma mulher de bom humor, mas ao mesmo tempo depressiva, que adora uma cerveja e é carente. Vive em busca do amor. É uma ótima pessoa, mas vive em frustrações emocionais. É desbocada, inteligente e solitária. Malu é uma parte de toda a mulher.

12- Deixe um recado para os seus fãs.


Quero agradecer o carinho de sempre, às vezes não consigo dar atenção à todos, mas saibam que já pensei muitas vezes em desistir. Vocês não me deixam desistir. Vocês me incentivam e é com esse amor que luto todos os dias. Gratidão eterna!

OBS: Fotos do arquivo pessoal da escritora, retiradas de seu perfil pessoal no Facebook.

E não se esqueça de comentar para participar do TOP COMENTARISTA DE AGOSTO, basta seguir o blog e a página e comentar em todas as postagens do mês de agosto, para ganhar os 2 primeiros livros da série O Punhal da escritora Jéssica Anitelli!







12 comentários via Blogger
comentários via Facebook

12 comentários

  1. Amei a entrevista, conhecendo um pouco mais a autora me interesse mais pelo livro.
    Tô aguardando.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que legal, a Joyce é uma pessoa muito especial mesmo e o livro dela é muito divertido! Você precisa ler, vai adorar!

      Eliminar
  2. Adorei poder conhecer mais um pouquinho de Joyce Xavier.
    Obrigada
    Todas temos um pouquinho de Malu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Paulineia, todos temos um tikim de Malu!
      Eu amei sua visita ao blog, seja sempre bem vinda!

      Eliminar
  3. Boa entrevista. Estou curioso para saber sobre o próximo livro de parceria com a Juliana Daglio. As duas vão formar uma boa dupla.

    Vou participar do top comentarista novamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você vai adorar! A Ju é muito talentosa e a Joyce tbm, então com certeza vem sucesso por ai!

      Eliminar
  4. Silvânia, super me interessei por esse livro... primeiro porque o título tem tudo a ver comigo... também tenho 30 anos rsrs, segundo porque a data de início é o mê do meu aniversário: Maio... muito legal sua entrevista com a escritora, mostrou uns pormenores que normalmente não sabemos quando lemos o livro.
    Beiju!
    Ps.: Tem sorteio no meu blog... você está mais que convidada a participar!
    SORTEIO: SUAS UNHAS COM DIOR BABY | BLOG SIM, 27!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou flor!
      Eu tbm adoro entrevistas assim, eu ainda não tenho a idade da Malu, faltam 4 anos pra eu chegar lá, mas eu já quero muito a Malu em minha casa!

      Eliminar
  5. Ótima intrevista. Os livros dela parecem ótimos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brena já li 2 livros dela e mais um no qual ela tem participação, estou ansiosa pela chegada de Malu, pois conhecendo o trabalho dela, como conheço sei que já é sucesso! A Joyce escreve muito bem.

      Eliminar
  6. Gostei muito da entrevista, tenho visto muitos comentários positivos sobre esse livro. Estou muito curiosa para conhece-lo.

    Vou tentar Participar do top comentarista. (me inscrevo nesse post mesmo?)
    GFC: Kelis Cristina
    Email: keliscristinaps74@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kelis,leia sim, basta adquirir na Sanfer Livros é muito bom!
      Boa sorte no Top Comentarista!

      Eliminar