O cavalo de tróia existiu?

Antes de mais nada, convém dizer que o nome 'Tróia' nem existia na época da Guerra famosa. 
É um nome latino. Esse nome só foi citado pelos romanos na Obra 'A Eneida' de Virgílio. Aliás,também vem daí a 'História do Cavalo de Madeira'.
O cavalo de Troia foi, segundo narrativas lendárias associadas à conquista da cidade de Troia, localizada na costa oriental do mar Mediterrâneo, no extremo oeste da Anatólia, um imenso cavalo feito de madeira usado pelos gregos para que seu exército pudesse entrar na cidade sem ter de passar pela muralha que a protegia.
A cidade de Troia foi assediada por legiões gregas durante a chamada Guerra de Troia, quando o artefacto de madeira foi deixado junto a suas muralhas. 
Construído de madeira e oco no seu interior, o cavalo abrigava alguns soldados gregos dentro de seu ventre. Deixado à porta da cidade pelos gregos, os troianos acreditaram que ele seria um presente como sinal de rendição do exército inimigo. Laoconte, sacerdote de Apolo, o único troiano que protestou contra a idéia de levar o cavalo para dentro das muralhas foi ignorado, sendo assim, o cavalo foi levado para dentro das muralhas pelos troianos. 
Durante a noite, os guerreiros deixaram o artefacto e abriram os portões da cidade. O exército grego pôde assim entrar sem esforço em Troia, tomar a cidade, incendiá-la e destruí-la.





Apesar de ser parte da história da Guerra de Troia, o cavalo de Troia só é descrito com detalhe na Eneida, obra da literatura latina que conta a fundação de Roma.
 
Ao contrário do que aparece no filme de 2004 Troia, Aquiles não estava entre os guerreiros porque já teria morrido. No seu lugar estava seu filho, Neoptólemo. O cavalo de Tróia só é scrito na Eneida de Virgílo...poema romano do século I .c.,portanto quase 1200 anos depois da Guerra dita.....seria uma lenda? 
O cavalo de troia é certamente a imagem mais conhecida da guerra entre gregos e troianos. Durante a guerra entre esses povos, o herói grego Odisseu, também conhecido como Ulisses, bolou um plano para os soldados gregos conseguirem entrar na cidade de Troia: a construção de um gigantesco cavalo oco de madeira que foi abandonado a poucos metros dos portões de Troia.
Os troianos encontraram o cavalo, que seria uma suposta oferenda a Posêidon, o deus dos mares, e pensaram que os gregos haviam desistido de invadir a cidade e ido embora. Assim, levaram o cavalo para dentro da cidade e comemoraram a suposta vitória até altas horas. 
O que eles não sabiam é que os soldados gregos estavam escondidos dentro do cavalo de madeira.Durante a madrugada, enquanto os troianos dormiam, os soldados gregos saíram de dentro do cavalo e abriram os portões para o resto do exército grego que estava do lado de fora. O plano de Odisseu foi um sucesso: os gregos conseguiram entrar em Troia e venceram a guerra.

Presente de grego:

Daí nasceu a expressão "presente de grego", que é usada para se referir a um presente dado com más intenções ou que, ao invés de nos deixar felizes, causa frustração. 
Nos dias de hoje, "cavalo de Troia" (ou trojan,, em inglês) também é o nome de certos vírus de computador que, escondidos em e-mails e sites acessados pelos internautas, conseguem invadir o computador, causando prejuízos.
O episódio do cavalo de Troia foi reproduzido em diversos livros e filmes, dentre os quais, "Troia", a superprodução de Hollywood estrelada por Brad Pitt, no papel do guerreiro grego Aquiles, e Eric Bana, no papel do herói troiano Heitor. 
No entanto, do ponto de vista dos historiadores, esse episódio é também um dos mais duvidosos. Em primeiro lugar, porque a guerra de Troia é um tema polêmico entre os historiadores, pois alguns até duvidam que essa guerra tenha mesmo acontecido, não passando, na visão deles, de pura lenda.
A maneira como as descobertas arqueológicas são confirmadas denuncia que os autores de 'Ilíada' e 'Odisséia' provavelmente são autores diferentes.
Esse fato foi verificado após linguístas terem notado que havia alguns séculos de espaço entre os estilos de ambos os escritos. Sem contar que,até onde se sabe,Homero era cego. Na Grécia antiga muitas estórias escritas eram repassadas via tradição.



8 comentários via Blogger
comentários via Facebook

8 comentários

  1. Amei o post, gostei muiitoo do seu blog
    bjs :*
    http://www.detudopouco.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Que legal esse post, adorei saber mais sobre a história do cavalo de tróia.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, o Flor de Liz escreve muit bem mesmo.

      Eliminar
  3. Adorei o post, seu blog é muito fofo! :)
    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Sem contar Sil,que o nome da história 'Ilíada',que retrata a dita guerra,vem do nome da cidade 'Ílion'....como disse,o nome Tróia vem dos romanos...
    Bjos de fadas
    http://lulopesfada.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por sempre acresecentar ao blog, seja em comentários ou em posts agora como nosso parceiro.

      Eliminar