1943 Roosevelt e Vargas em Natal, (Resenha)


TITULO: 1943 Roosevelt e Vargas em Natal
AUTOR: Roberto Muylaert
ISBN: 978-85-62969-12-6

SINOPSE

Que razões levaram Roosevelt, o presidente da maior democracia do mundo, a sair de Casablanca, Marrocos, em plena Guerra Mundial, sobrevoar um oceano infestado de submarinos alemães para falar pessoalmente com o presidente da maior ditadura da América Latina, em seu própria país?
Do outro lado do Atlântico, que razões levaram Getúlio Vargas a abandonar o filho caçula a beira da morte, o governo com ministros e militares pró nazistas para uma reunião secreta com Roosevelt no Rio Grande do Norte, reunião esta de quem nem mesmo sua mulher, Darcy Vargas, tinha conhecimento?
Baseado numa extensa pesquisa histórica, Roberto Muylaert relata, num texto ágil e preciso um dos mais importantes- e então esquecidos- capítulos da história do Brasil moderno: O encontro de Roosevelt com Vargas em 28 de janeiro de 1943, na Base Aérea de Parnamirim, em Natal.
Tratado como segredo de Estado e assunto de segurança nacional, a conferência de Potengi, como foi posteriormente chamada, selou de vez a parceria entre Brasil e Estados Unidos numa teia de relações políticas e econômicas que ecoam até os dias de hoje.

MINHA OPINIÃO

Uma verdadeira aula de história, assim eu definiria 1943 Roosevelt e Vargas em Natal, o livro aborda de forma abrangente a Segunda Guerra Mundial, não apenas com relatos importantes e desconhecidos como também de um acervo rico de fotografias com enormes detalhes de momentos históricos e que somam grande importância para a história do nosso país.
O livro nos faz refletir sobre política e sobre a Segunda Guerra Mundial onde o Brasil parece ter passado despercebido mas no fundo teve um papel muito importante, embora aborde a política como tema principal, o livro tem uma leitura prazerosa, que prende nossa atenção.
Mas não apenas sobre política se ler por aqui,rs, o livro fala sobre o casamento do filho de Vargas com uma alemã em uma época de conflitos entre os paises, fala sobre a vida pessoal dos 2 presidentes e curiosidades surpreendentes sobre ambos, uma que me deixou abismada, mas não vou citar para não dar spoiller.
A Segunda Guerra Mundial é uma fonte inesgotável de informações!
Super recomendo a leitura!



E para ficar por dentro de todas as novidades do blog e de todos os lançamentos da Editora Bússola, curta as páginas, além de participar de promoções exclusivas, você fica sabendo em primeira mão de tudo que rola!

2 comentários via Blogger
comentários via Facebook

2 comentários

  1. bem bacana um livro assim com tema mais historico, adorei! ;D

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu achei super interessante Lívia, é um livro maravilhoso.

      Eliminar