Cultura Baiana

"A cultura da Bahia é uma das mais ricas e diversificadas do Brasil, sendo o estado considerado um dos mais ricos centros culturais do país, conservando não apenas um rico acervo de obras religiosas, arquitetônicas, mas é berço das mais típicas manifestações culturais populares, quer na culinária, na música, e em praticamente todas as artes.



Bahia tem seus expoentes, suas características próprias, resultado da rica miscigenação entre o índio nativo, o português colonizador e o negro escravizado. Nessa imensa vastidão cultural, entre as principais manifestações culturais estão o carnaval de Salvador, a festa da Independência da Bahia, as festas juninas no interior, em especial a guerra de espadas em Cruz das Almas e em Senhor do Bonfim, a lavagem do Bonfim, a Festa de Santa Bárbara, a Festa de São Sebastião, a festa de Iemanjá, e muitas outras. Na Bahia, ainda há espaço para um provérbio, a um tempo jocoso e sério, que retrata a índole do seu povo: "O baiano não nasce, estreia" e a chamada baianidade, expressão frequentemente usada para definir características de vida dos baianos. Ainda há o baianês, modo de falar todo próprio do baiano."
Wikipédia


A culinária da Bahia, é repleta de coisa gostosa, tudo regado a azeite de dendê, moqueca, abará, vatapá, caruru, acarajé bem quente, que baiano é retado! À comida é muito  influenciada pelos temperos  Áfricanos.



Há ainda a dança...ahhh como não se apaixonar pelos tambores do Olodum? É um som que contagia o mundo todo, uma alegria vibrante, pulsante, ao ritmo dos tambores baianos...


O tambor é o principal instrumento utilizado na música baiana, mas há outros como agogô, xere, adjá, a cuíca, o berimbau, simbolo da capoeira.

Temos também cantores consagrado pelo país todo, caetano Veloso, Maria Bethânia, Dorival Caymmi, Gal Costa, dentre tantos outros...






"A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira, embora tenham origem e significados diferentes."
Wikipédia


E então, gostaram de conhecer um pouco mais sobre a cultura da Bahia? Eu sei que falta muita coisa ainda, vestimenta, artesanato, mas a nossa cultura é tão rica que se for escrever tudo, enche um blog inteiro né? Rsrs, então decidi deixar pra falar mais em outro post, assim vocês ficam com gostinho de quero mais...



Obs: Imagens da internet




E lembrando que estamos sorteando um livro do autor Paulo Levy, para participar cliquem AQUI.



14 comentários via Blogger
comentários via Facebook

14 comentários

  1. Eu ja pratiquei capoeira e é maravilhoso, pena que tive que parar por falta de tempo.Mas com toda certeza voltarei a fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já pratiquei Susany, parei por motivos de saúde, é um esporte excelente!

      Eliminar
  2. Que legal, sou louca para conhecer a Bahia!
    Beijos Jéssica R. Coelho BLOG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Venha sim Jéssica, você vai se apaixonar por esta terra!

      Eliminar
  3. Amo esse povo baiano e toda a sua cultura!
    temos que conhecer nossa diversidade cultural, pois o Brasil é um país maravilhoso, essas diferenças nos fazem especiais de verdade!
    bjus
    lindo texto!
    seguindo e curtindo vc!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza Alyane, a diversidade cultural é nossa maior riqueza.
      Beijos e seja sempre bem vinda.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Eu não sou fã de acarajé completo não...gosto no prato.

      Eliminar
  5. Olá, como vai?
    Sim, eu sei que andei bem sumida, mas voltei rs
    Eu acho a cultura baiana uma das mais belas de todo o Brasil. Já tive lá e adorei *-*

    Beijos,
    Larissa♥

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que está de volta, seja bem vinda!
      A cultura baiana, realmente é incrível!

      Eliminar
  6. Apesar de não conhecer a Bahia, curto muito o ritmo baiano e a culinária
    big beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiver a oportunidade algum dia Lulu, conheça, não vai se arrepender!

      Eliminar
  7. Eu já tive o prazer de ia a Salvador.
    É tudo isto e mais um pouco.
    Moqueca, Maniçoba hummm.. Não gostei muito de acarajé.

    O De tudo um pouco está na festa dos 2 anos do H. E. e O. P.
    Confere lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pratis deliciosos né? Rsrsrs
      Eu só gosto do acarajé no prato, vem só os ingredientes do recheio, sem aquela massa pesada, ai eu amoooo.....

      Que bacana! Vou lá conferir a festa, obrigada!

      Eliminar