Lixo de todos, Dá serie Futuro da raça humana



Foram necessários 20 anos para aprovar o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e concedidos dois ano para os municípios apresentarem, cada um, seu plano.
Esgotado o prazo em agosto de 2012, só 400 dos 5.565 municípios do país deram conta do recado.
Segundo a lei, até agosto de 2014 todas as cidades brasileiras deverão adotar aterros sanitários,  já que aterros controlados e lixões sem condições técnicas  passarão a ser considerados crime ambiental, se a lei pegar é claro.
O quadro é grave: 50% dos municípios ( 2.194) têm aterros sanitários. O maior índice de coleta de lixo é de São Paulo 98,6%, e o pior é de Rondônia, 7%.
O Distrito Federal coleta 98% dos resíduos mas tudo vai parar em lixões. As cidades brasileiras produzem 183 mil toneladas de resíduos sólidos por dia, sendo 32%  materiais recicláveis e 51% matéria orgânica, e desse total só 1,6% é enviado para compostagem, retrato de uma sociedade de muito desperdício e carência.

Fonte: Revista Planeta

Alguns sites interessantes sobre o tema:

Educação ambiental, diferentes tipos de lixo
Revista Época, O destino das 180 mil toneladas de lixo que produzimos por dia
Planeta sustentável, Lixo todos produzem, todos cuidam



Bjs e até a próxima! Não se esqueça de curtir a page e ficar por dentro de todas as novidades em primeira mão!
6 comentários via Blogger
comentários via Facebook

6 comentários

  1. Já está passando da hora de pensar em uma solução para o lixo.
    A primeira coisa é produzir menos lixo!

    Bjs...

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Produzir menos lixo e procurar soluções alternativas para o lixo que produzimos né Nanda?
      A reciclagem seria uma alternativa, mas falta muito ainda para que todo nosso lixo seja reaproveitado, falta investimento, infraestrutura e conscientização.

      Eliminar
  2. Acho que a reciclagem ainda esta muito falha,agora aqui em SP estão colocando lixeiras nos bairros ,espero que amenize o lado das enchentes e ratos ..tenho uma amiga que mora perto do aterro sanitário,diz ela que eles estão arrumando lá ,agora não sei como rsrs bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que nem é só a questão de por lixeiras Simone, aqui na minha cidade tem lixeiras espalhadas, mas os cidadãos" conscientes" continuam jogando lixo no chão, ai quando vem a chuva reclamam das autoridades.
      Claro que em muitos casos as autoridades tem culpa sim por não investir, mas a própria população não colabora com a questão.
      Lançaram um plano ai sobre cada cidade ter um centro de reciclagem, aqui já tem há alguns anos, espero que haja no país todo, seria um grande avanço.

      Eliminar
  3. Não sabia das leis,e uau agente produz muito lixo, e muito deles são denescessarios.
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Isa produzimos uma quantidade muito grande e o pior é que além de desnecessário, não há um destino adequado a ele.

      Eliminar