A plantação de moedas ( Reflexão)


Nasrudin era astucioso, mas não deixava de ser generoso.
Um dia, chegou a uma  cidade em que os habitantes  viviam uma vida miserável, extorquidos pelos impostos exorbitantes que cobrava o prefeito.
A injusta situação comoveu Nasrudin, que se apresentou ao prefeito, dizendo que tinha aprendido uma habilidade muito especial: sabia o segredo de plantar moedas, cultivando-as como verdadeiras árvores.
O prefeito não acreditou muito no que ouvira. Mesmo assim, deu a Nasrudin uma moeda de prata para que fizesse uma demonstração. Dali a uma semana, Nasrudin voltou com cinco moedas idênticas, apresentando-as como o resultado de sua colheita.
O prefeito pensou que: ou estava na frente de um mago ou de um tolo, que o enriqueceria facilmente. Mandou, portanto, que entregassem a Nasrudin um baú de moedas de ouro para que fossem plantadas sem demora.
Nasrudin distribuiu as moedas entre os pobres da cidade e, uma semana depois voltou ao palácio do prefeito, mostrando-se muito constrangido:
 - Estou tão aborrecido, nem sei como me desculpar. Imagine o senhor que os pés de moedas já estavam carregados, mas o sol desta semana foi tão forte que queimou as moedinhas recém desabrochadas. Não sobrou nenhuma!

O prefeito, irado, investiu contra Nasrudin, esbravejando:
- Imbecil! Pensa que vou acreditar numa história dessas? Não sou ignorante a ponto de pensar que o sol poderia queimar moedas!
-mas foi ignorante o suficiente- respondeu Nasrudin, irônico- para acreditar que, de uma moeda, nasceriam cinco...

Tradição Sufi 


6 comentários via Blogger
comentários via Facebook

6 comentários

  1. Nossa!
    Que bela reflexão, e que lição o prefeito teve.
    Aliás, a pessoas no geral são pegas em suas ganancias!
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito, uma lição de vida! Mas tenho certeza que aquele baú foi multiplicado, pois pobre já multiplica seu salário mensalmente!!!

    Beijos Michellen
    /(.”)__☆
    /||\
    _||_
    http://comente-se.blogspot.com.br/
    Espero você no meu blog!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, pobre faz milagre todo mês, kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Bjão, passo lá sim!

      Eliminar