No ritmo Oriental( História da pintura chinesa)

Imagem retirada do site; Portal São Francisco







A pintura japonesa encontrou na arte chinesa a base para seu desenvolvimento:

A história da pintura chinesa começou com um quadro sobre seda, pertencente a dinastia Shou (206a.C). A ele seguiram-se os afrescos dos tempos da dinastia Han e mais tarde os da dinastia T'ang caracterizados por motivos religiosos , que combinavam ilustrações com letras desenhadas.
Foi somente no século XI que apareceram os primeiros quadros de paisagens considerado na China o gênero pictórico mais relevante por ostentar formas puras e simbólicas, composições assimétricas e a ilusão de perspectiva.
Basicamente, a pintura japonesa não se afastou do modelo chinês. A princípio foi produzida grande quantidade de afrescos para decorar as paredes dos templos. Mais tarde em plena Idade Média, os pintores japoneses abandonaram os temas religiosos e optaram por ilustrar o refinamento e os luxos da corte.
A partir do século XIV, a pintura sobre seda foi o gênero mais valorizado e manifestou-se uma renovada  religiosidade nos temas. Também foi o apogeu  dos gêneros paisagístico e de costumes, com os conhecidos quadros da cerimônia do chá.
Durante o século XVIII, as obras de pintores japoneses famosos como Utamaro e Hokusai exerceram influência sobre a pintura dos séculos XIX e XX, principalmente a dos pintores impressionistas e mais tarde, dos modernistas. 


Fonte: Revista Galeria em tela, num: 19
2 comentários via Blogger
comentários via Facebook

2 comentários

  1. Próximo à Guerra dos sete reinos chineses,na qual os fundamentos da "Arte da Guerra" é escrita,começou a arte chinesa da pintura...antes uma China dividida não permitia(que aliás nem se chamava China,mas sim um aglomerado de sete reinos),mas só seria possível num reinado de paz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela colaboração nos post!

      E pela visita tbm, claro!

      Eliminar