Como Fazer Sinopse?



     Talvez o momento mais difícil na hora de concluir um projeto trabalhoso como um livro seja a elaboração da sinopse. Mas calma, hoje vamos falar sobre produzir um texto objetivo e impactante e evitar os erros que afastam os leitores da sua história.

Uma grande responsabilidade.
     A sinopse é o primeiro contato do leitor com o seu livro, então pense nela como um trailer de filme.
Parece estranho, mas veja bem, o que você procura quando assiste a um trailer?
  • Uma boa premissa
  • Qualidade.
  • Elenco.
  • Uma promessa de reviravolta.

      Pois é exatamente o que o leitor procura ao ler a sinopse do seu livro: Emoção, uma premissa interessante, qualidade de texto, um elenco envolvente e quem sabe uma promessa de plot que surpreenda.
      Pensando nisso, procure ressaltar esses pontos na sua sinopse e não deixe de mencionar nenhum desses pontos ao longo desse texto tão importante.

Tempo é dinheiro

      Hoje tudo acontece rápido e o rolar do feed é quase automático, por isso fuja do “leia mais”. Não se iluda, o leitor não vai ler uma sinopse enorme, principalmente se o texto não o fisgar já na primeira linha.
      Uma sinopse curta (até 500 caracteres com espaço) tem mais chance de ser lida até o final e é claro, de despertar o interesse e a compra da sua ideia do que um texto de quase uma página, que precisa de um clique para se mostrar inteiro.
     Além do mais, através da sinopse curta fica mais fácil evitar erros que afastam o leitor logo de cara, por exemplo os temidos spoilers.

Como fazer sinopse: O modelo de sinopse?

         Não existe. Pois é, a elaboração da sinopse não é uma ciência exata, mas quando for escrever a sua, estabeleça algumas diretrizes para te ajudarem a não fugir do assunto e deixando o seu texto sem objetivo ou pouco atraente.
        Sendo assim, pense que sua sinopse deve responder ás seguintes perguntas:
  1. Quem é o personagem principal?
  2.  Em que tempo se passa a história? (Para narrativas futuristas ou ambientadas em um passado distante)
  3.  Qual o conflito da história?
  4.  Qual a promessa de plot?

O que é Storyline e como a prática pode ajudar?

     Você já ouviu falar em Storyline? Se não, saiba que o Storyline nada mais é do que o resumo da sua história em uma frase. O de Harry Potter poderia ser algo como: Garoto descobre ser um bruxo e precisa livrar o mundo da magia da ameaça de um tirano.
      Definindo o Storyline do seu livro pode ficar muito mais fácil elaborar uma sinopse com todos os pontos que discutimos anteriormente.
      Mas lembre-se de que, como vimos, a responsabilidade da primeira linha é enorme, e texto precisa ser:
  • Curto.
  • Objetivo.
  • Irresistível.

      Então evite parágrafos longos, frases enormes e palavras de difícil entendimento. Na primeira linha da sua sinopse um detalhe original é o que vai fazer este leitor concluir a leitura da frase e passar para a próxima.
Surpreenda.
      Pode ser interessante começar a sua sinopse com uma quebra de expectativa. Como exemplo veja a seguinte frase: “Ele não é um homem, e não é uma mulher. Felps não é humano.”
       Esta frase a princípio parece se referir a um personagem que leva conflitos a respeito do próprio gênero, mas concluindo a leitura se percebe que é mais do que isso. O nome do personagem é revelado e uma dúvida é lançada a respeito da sua natureza, subvertendo as expectativas do leitor a respeito de suas características e origem.
      Eu uso essa frase para divulgar meu livro Borboleta, e tem funcionado bastante, de modo que essa dica vale também para a última frase da sua sinopse e pode ser a diferença entre conquistar um leitor ou desaparecer no feed.

Faça testes

      Se o seu livro tem poucas leituras ou engajamento, talvez o erro esteja na sinopse, pois é, então não desista de tentar melhorar esse aspecto.
  1.  Poste sua sinopse em grupos de leitores e escritores e avalie a reação das pessoas a ela.
  2.  Leia sinopses de livros do mesmo gênero para se inspirar.
  3.  Não minta. Não prometa suspense se não vai haver muitas cenas de tensão e medo. O leitor pode se sentir enganado e avaliar negativamente a experiência de ler o seu livro.
  4.  Compartilhe suas dúvidas a respeito do texto com outros escritores e leitores beta.
  5.  Deixe o seu stotyline aqui nos comentários.

      E não se esqueça de me seguir nas redes sociais para receber novas atualizações e dicas sobre essa nossa profissão maravilhosa.
Beijos e letras.
Lia Maia


26 comentários via Blogger
comentários via Facebook

26 comentários

  1. post super interessante hein pra quem escreve, cheio de dicas valiosas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brigada, Lívia, se tiver dicas suas, pode compartilhar com a gente. Trocar é muito legal.

      Eliminar
  2. Quando estava na aula de produção textual fazia sinopses, bateu até saudade da escola. Eu gosto muito de escrever. Adorei demais seu post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sério? Brigada, eu também amava essas aulas, ninguém entendia como alguém podia gostar tanto, mas eu era a louca das redações gratuitas, fazia até sem motivo kkkk

      Eliminar
  3. Que post maravilhoso, explicou tudo de uma forma bem didática, para ajudar os escritores a escreverem sinopses de forma magnífica, parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brigada, Mirella, o negócio é simplificar, de complicado já basta Game Of THrones ehheheh eu amo, mas que é complicado é.

      Eliminar
  4. Valeu pelas dicas, acredito que possa ser útil para outros gêneros textuais também, porque eu tenho um problema com a escrita, ou eu faço extremamente curto e superficial ou longo demais e acabo me perdendo no meio do caminho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum, verdade né? Eu sempre deixo a sinopse pro final, mas isso que você falou pode ser muito interessante...Fazer a sinopse antes e usá-la pra guiar a produção do texto, como se fosse um roteiro. Adorei, Mr Antissocial.

      Eliminar
  5. Olá, eu acho que o conselho para promover a atenção para o trabalho que queremos é excelente. Obrigado por compartilhar. Cumprimentos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que você gostou. E se tiver alguma sacada legal pode compartilhar aqui com a gente, tá? Acho que esses comentários são ótimos pra levantar questionamentos importantes. Abs

      Eliminar
  6. Oi Lia,
    Adorei seu post. Ele está muito bom e cheio de dicas que com certeza ajudam muito. Parabéns ficou bem escrito fácil de entender. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jussara, você sabe que eu tava justamente me perguntando isso. "será que dá pra entender a coisa toda?" ahhha brigada por me dar seu tempo e sanar minha dúvida hahah . Volte sempre. Abs

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Eu estou no chão!
    Não sou escritora, porém isso ajuda bastante a pensar melhor na hora de escrever sinopses em resenhas ou definir a frase para os mecanismos de pesquisa e até a enxergar o que o leitor quer ouvir para decidir se irá ou não assistir/ler o que proponho.

    Valeu!

    www.blogdella.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou no teto! ahahah Verdade, usar a sinopse pra facilitar as buscas! Menina, não pensei nisso de colocar palavras chave e tal, tomara que mais gente leia seu comentário!

      Eliminar
  9. Oi tudo bem?
    Adorei seu post e as dicas para a confecção de sinopses, ficou bem esclarecedor
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderEliminar
  10. Oi Lia!!
    Que publicação legal. Acredito que vá ajuda bastante os escritores iniciantes e que estejam com essa dificuldade.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderEliminar
  11. Brigada, tomara mesmo, o importante é a gente trocar conhecimentos pra ir mais longe. Bjs

    ResponderEliminar
  12. Oi, Lia.
    Achei seu post bem interessante.
    Tenho certeza que é de grande ajuda para quem está querendo publicar seu livro!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderEliminar
  13. Oi, Lia! Q maravilhoso esse post, esclarecedor e de muita ajuda. Tem sinopses tão grande que acaba entregando até mesmo o que não deveria. Não conhecia o significado de Storyline. Obrigado pelo esclarecimento.


    Bjão,
    Diego | www.vidaeletras.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Diego, pois é. Dá uma tristeza esses spoilers de sinopse. kkkkk Cada k é uma lágrima. hhaha bjs

      Eliminar
  14. Post maravilhoso com dicas super importantes. Obrigada por compartilhar!

    ResponderEliminar
  15. É sempre bom aprimorar nossos conhecimentos.Gostei muito das suas dicas,claras e objetivas.Vou prestar atenção nestes detalhes quando for escrever uma sinopse.Grande Beijo!

    ResponderEliminar