Bloqueio Criativo? Se dê um tempo.




        Se você depende da sua criatividade para trabalhar, provavelmente já se deparou com uma sensação terrível de inércia popularmente conhecida como: Bloqueio Criativo. Mas com toda a demanda de projetos pra entregar em prazos curtos, como lidar com o bloqueio de maneira produtiva?


           O primeiro passo para vencer esse obstáculo talvez seja entendendo o seu bloqueio e sabendo mais ou menos quais as suas causas e quanto tempo ele costuma durar.
Quer um exemplo? Eu mesma não consigo escrever quando estou de TPM. Pois é, não tem jeito, eu simplesmente abro o Word e não sai nada e se sair alguma coisa, dificilmente vai ser boa.
           A parte positiva é que eu já entendi a origem do meu bloqueio. E sei que eu preciso estar tranquila pra escrever, então sempre me programo para não ter pauta demais para entregar nessa época de pico de estresse.

Não se pressione

         Quando a gente está sofrendo com bloqueio criativo tende a se culpar.
         A gente acha que tudo o que faz está errado, afinal, devíamos estar escrevendo ou ilustrando e não assistindo séries, por exemplo.
          Essa culpa só torna o bloqueio ainda pior, porque dobra o seu estresse e te impede de realizar coisas que te acalmariam, então livre-se dela.
          Entenda que o seu bloqueio criativo vai passar assim que você relaxar um pouco, então tente relaxar um pouco.
          Vá à lugares, experimente coisas, conclua a temporada da sua série favorita e não fique a todo momento abrindo o editor de texto pra se “testar”.
          Algumas ideias precisam de tempo para amadurecer, então nada de explorar seus frutos verdes.

Organize-se


         E se você, como eu, consegue prever os seus períodos de maior dificuldade, tente manter um ritmo de produtividade nos seus dias bons.
         Quem escreve para wattpad, por exemplo, pode produzir capítulos a mais para serem postados nos dias de bloqueio, dando mais tranquilidade para maratonar as suas séries favoritas.
        Agendar postagens nas redes sociais também pode ser uma excelente estratégia e já existem plataformas que podem ser usadas para sincronizar todos os seus perfis, permitindo que você possa manter distância de tudo o que te estressa.

Crie Uma Coisa Nova.


           Já parou pra pensar que as vezes o seu bloqueio criativo é só tédio? Pois saiba que as vezes passamos tanto tempo debruçados sobre um mesmo projeto, que enjoamos deliberadamente de tudo o que faz lembrar a proposta.
          Eu, por exemplo, não suporto ler artigos alheios quando tenho muita pauta pra entregar, então procuro uma coisa nova, que seja totalmente avessa ao que estou produzindo.
          Então se você escreve romance e está sentindo o bloqueio chegar, que tal experimentar outra coisa? Crie um conto, desafie-se a contar uma história em apenas 500 palavras. Escreva uma música (por que não?). Arrisque um poema, um roteiro ou uma série deles.
       As vezes tudo o que o seu cérebro precisa é explorar o novo.
E se você gostou dessas dicas ou tem histórias de bloqueio pra contar, conta pra mim através dos comentários e vamos trocar experiências.

Beijos e Letras.
Lia Maia

24 comentários via Blogger
comentários via Facebook

24 comentários

  1. Amei suas dicas, escrevo muitos textos por semana e é quase impossível não ter bloqueio criativo, por isso, tento ao máximo escrever até a quinta-feira e descansar na sexta-feira e no sábado. Assim consigo manter minha produtividade, sem me sobrecarregar!

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nossa, Kaila, vou aderir haha É bom a gente se dar um tempo mesmo pra ter ideias novas.

      Eliminar
  2. Oi Lia,
    AMEI suas dicas e sabe que eu já faço elas? Ás vezes acontece de eu não saber o que escrever no blog é uma complicação só. Nada melhor do que você dar um tempo para sua mente, tentar fazer algo novo, sempre ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a gente não pode se pressionar não, senão não rola nada ahhah

      Eliminar
  3. eu na TPM não deveria nem sair da cama ahsuahsuashauhsau que dirá produzir algo...
    mas enfim... é uma boa identificar os momentos de 'pico' do seu mês e programar postagens é um santo remédio pra quando tô me sentindo sem criatividade num momento e com tempo sobrando demais em outros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, assim a coisa continua funcionando e a gente não se sente tão culpada pelo abandono temporário da produção, né? ahha

      Eliminar
  4. Adorei suas dicas, vou colocâ-las em prática.
    Estou com uma Pesquisa de Público no blog e convido você para participar.
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderEliminar
  5. Aiii já passei por isto e é terrível. Fiquei dias sem saber o que escrever. E não tem milagre mesmo, é esperar passar. É como uma ressaca literária. E não dá para se culpar, é deixando as coisas indo com o tempo, respirando, passeando que ideias surgem aos poucos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a gente tem que ter paciência nessas horas.
      Não existe atalho.

      Eliminar
  6. Olha, eu sofro de um bloqueio criativo há anos no que diz respeito a escrita criativa, mas acho que o que mais me falta é organização nesse tópico da minha vida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sério, Andrea? Nossa, eu tb já fiquei quase dois anos sem conseguir escrever. É complicado...

      Eliminar
  7. Achei seu post muito interessante, e muito válido não só para quem escreve histórias, mas até mesmo uma resenha. Às vezes bate aquele bloqueio para desenvolver uma resenha, né?
    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim kkk A dor de depender do nosso processo criativo ahhaha

      Eliminar
  8. Oi, Lia!
    Amei suas dicas! Eu estava num bloqueio terrível até outro dia, mas já sai o// Desbloqueei tão bem que já escrevi um capítulo e meio hahahaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gente, é tão lindo quando isso acontece! O bloqueio parece que sai como uma rolha ahhaha

      Eliminar
  9. Oi Lia!
    Adorei suas dicas, as vezes fico tensa só em começar a escrever acho que preciso relaxar mais e não ficar pensando muito em sair perfeita, pois depois sempre podemos corrigir, deixar as coisas fluir naturalmente. Obrigado e parabéns pelo post, bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brigada, Cris, e é isso mesmo. Ninguém faz nada perfeito, escrever exige lapidação, mas a gente precisa produzir o bruto primeiro e ir aprimorando através disso. Sucesso pra nós. bjs

      Eliminar
  10. Oi, tudo bem?
    Adorei o post! Dicas muito legais e que realmente ajudam a sair de um bloqueio criativo.
    Às vezes eu sofro tanto para escrever os posts, quanto para tirar fotos novas para o blog. Quando é assim, acho que sempre o melhor é relaxar mesmo e não ficar me cobrando, aí vou fazer outra coisa.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Adorei suas dicas. As vezes sinto que quando resenho determinado livro vai mais no automático do que pela emoção que a leitura me causou e em outro sinto uma disposição tremenda em escrever sem parar. Assim como tem dias que não gosto de produzir nada justamente por sentir esse bloqueio.
    Vou prestar mais atenção no período em que elas acontecem, assim posso me programar melhor futuramente.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso Camila, pode ter mesmo uma conexão entre os seus bloqueios, depois me conta o que você descobriu!
      bjs

      Eliminar
  12. Olá Lia!!!
    Meus períodos de bloqueio sempre acontecem durante o período que a faculdade exige mais de mim, ou seja, na época das provas finais porque fico tão sem tempo que parece que tudo que escrevo não funciona.
    Adorei o post e as dicas, mas bem que quando isso ocorre aprendi a não me estressar também.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Olá, tudo bem?

    Constantemente me encontro com bloqueios para escrever resenhas, mas também para estudar, tenho dormido pouco e a cabeça anda a mil, então tudo acaba influenciando um poucos nas atividades que faço. Gostei da sua publicação e dicas!
    Abraço!

    ResponderEliminar