Como Planejar uma viagem?

Hey! Nesse post vou tentar mostrar um pouco do que uso para planejar minhas viagens. Acabo seguindo a mesma receita de bolo não importando o destino.



PASSAGENS
Sei que têm outros, mas acompanho sempre o Melhores Destinos pois se aparece alguma promoção maluca eles definitivamente vão comentar! Não uso o site deles para comprar a passagem em si pois eles adicionam taxas em cima, assim como o Decolar mas serve para eu saber em que empresa e data procurar.   
Depois de saber dos destinos em promoção, ou de algum que mesmo sem promoção eu tenha interesse, eu consulto o Google Flights, ele te indica os preços que de fato vai pagar e sem taxas adicionadas por ele(te mostra os links para os sites das companhias). Nele você pode simular o preço para várias datas, filtrar por horário de voo, se tem parada ou não e etc. A interface é bem simples mas ajuda muito!


Em geral, comprar com milhas passagens para países mais longe não valem a pena mas não custa sempre dar uma olhadinha. O melhores destinos costuma avisar também quando está rolando alguma promoção por milha. Eu assino a newsletter do Smiles e Multiplus ,que são os que tenho pontos, pois se tem alguma promoção eles avisam no email,dai não preciso ficar conferindo no site deles.


CHECHLIST


Crio sempre uma planilha na nuvem(uso a do Google que é grátis) que posso usar de qualquer aparelho que esteja conectada, mas no papel faz um efeito parecido também. Nela adiciono os gastos que com certeza terei para ter um controle do que posso e do que não posso de fato. Por exemplo: passagens aéreas (nessa viagem para Ásia além da passagem de Floripa para Seul terei que comprar outras: Rio-Floripa,Seul-Xangai,Xangai-Tóquio), seguro viagem(que é obrigatório para quase qualquer país), hotel, visto (sempre bom checar se precisa ou não) , passaporte (se tiver menos de 6 meses pra vencer tem que renovar!) e o cash que tem que levar.
Mesmo que no final os valores mudem um pouco, porque nem tudo precisa pagar logo de cara da pra ter uma boa noção.  Um site que descobri a pouco tempo e ajuda muuuuito na previsão de quanto vai gastar é o Quanto Custa Viajar  ,nele você pode escolher seu perfil de viajante(se quer tudo do mais baratinho, se quer custo-benefício ou se quer luxo) e ele te mostra a média para aquele destino de quanto vai gastar com hotel, passeios , comida e etc.
Como conheço bem pouco sobre meu próximo destino, essas coisas me ajudam bastante.




PASSEIOS


Para países que todo mundo viaja fica mais fácil escolher... mas  para Coréia do Sul, você faz ideia do que tem por lá??? Para me ajudar uso bastante duas ferramentas : o Google Trips,que é um aplicativo que ajuda a juntar tudo que tem sobre sua viagem no seu gmail(como as reservas de passagens e hotel) e te sugere passeios para eles. Assim como te passa dicas e informações úteis. Além de deixar marcado no seu Maps os lugares que você disse que pretende visitar(te ajuda a se achar quando já estiver lá). O outro é o tripAdvisor que uso tanto o site quanto o aplicativo. Ele da opiniões mais reais sobre os hotéis e as atrações (outras pessoas que já visitaram passam suas opiniões, as vezes um lugar que na foto é lindo na prática é totalmente diferente). E também te conta as atrações mais visitadas, as melhores empresas de turismo e etc. Uso quando já estou no destino para saber dicas de restaurante e atrações perto da onde estou.
Olho sempre se a cidade tem ônibus Hop on Hop Off pois ,não são a melhor forma, mas super ajudam a ter um overview do que conhecer.


HOTÉIS


Como sou um pouco neurótica, prefiro pagar um pouco mais caro e optar por tarifas que posso cancelar até próximo a data. Em geral, uso o Booking para escolher o hotel, mas depois de ver o preço dou sempre uma conferida se o mesmo não está mais barato em outro lugar. Outra coisa que uso bastante são milhas. A rede Accor ,que engloba dentre outros o hotel Ibis, possui um programa parceiro do Smiles e Multiplus que posso transformar pontos em vouchers de 40 euros(convertidos para a moeda do país). Se você tiver coisas mais úteis para fazer com suas milhas, não vale muito a pena mas se você é viciado em viajar como eu e vai usar pra isso mesmo, acho que vale. A rede possui hotéis quase no mundo todo e que seguem o mesmo padrão(tipo McDonald's) o que pra mim é um ponto confiável em um lugar desconhecido. Minhas diárias em Seul serão quase todas pagas por pontos! Ahh ,se você reservar pelo Booking através do site Multiplus você ganhar 8 milhas a cada dólar gasto também. Dessa vez contratei o seguro viagem de uma empresa que ganhava pontos no Multiplus também (não sei se de fato ela é boa pois nunca usei antes,na verdade nunca precisei de seguro!) ,tento fazer com o que o máximo de coisas virem pontos para trocar por vouchers. Em relação a seguro, duas empresas famosas : Allianz e Mondial sempre tem cupons na internet que dão até 30% de desconto,vale procurar antes de fazer.

Acho que é isso!
Sobre a autora...


  Amo viajar, mal chego de férias e já começo a escolher o próximo destino. Planejar viagem virou praticamente um hobby meio maluco e junto com ele o amor pela fotografia que começou há quase um ano (ótima pedida para mega ansiosos como eu).Sou analista de sistemas e tenho o site sobre viagens Viagens da Júlia que escrevo nas horas vagas Ahh, meu nome é Júlia Almeida ;)
4 comentários via Blogger
comentários via Facebook

4 comentários

  1. Sil, por enquanto minhas viagens resumem-se a passeios na região serrana do Rio com minha namorada. Nada novo, ainda...rsrsrs
    https://lulopesfada.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho viajado bastante, especialmente pra Goiânia, rsrsrs
      Desejo ir ao Rio qualquer dia desse, rs

      Eliminar
  2. muito legal e com certeza essas dicas ajudam muito
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com/

    ResponderEliminar