A importância do acido fólico

a
Bom dia gente
Tudo bem com vcs?
Hoje vou falar um pouco mais sobre a mulher que esta tentando engravidar...pois ela precisa redobrar a atenção para a sua alimentação e hábitos.
Os cuidados com a gravidez devem ser tomados antes mesmo da mamãe estar grávida. Um bom planejamento para os próximos nove meses diminui, e muito, as chances de alguma alteração congênita no bebê.
Portanto, saber o que comer neste período é fundamental.
Digo isso porque toda futura mamãe precisa guardar esse nome na agenda:
Ácido Fólico, que é uma vitamina do complexo B presente no espinafre, aspargo, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, fígado, frutas cítricas e gema de ovo.


A deficiência de ácido fólico na alimentação da mamãe pode causar uma má-formação do tubo neural do bebê que está começando o seu crescimento e desenvolvimento dentro da barriga.
O tubo neural é formado logo no primeiro mês da gestação e é o sistema nervoso primitivo do feto. Ele se desenvolverá para a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê.
Pois bem. Sem o ácido fólico o tubo neural pode não se fechar completamente, causando alterações como anencefalia, quando o bebê nasce com uma pequena parte ou mesmo com ausência de cérebro levando a morte poucos dias depois do nascimento, ou espinha bífida, que é a exposição da medula espinhal e que deixa sequelas de graus variados.
Estudos mostram que a ingestão de ácido fólico três meses antes de a mulher engravidar e três meses depois da fecundação previne em mais da metade as chances do bebê vir a apresentar alterações do tubo neural.



Essa deficiência é um dos problemas que podem ser evitados antes mesmo do início da gravidez.
Lembrete - Se a intenção é evitar problemas em relação ao fechamento do tubo neural, não adianta ingerir a vitamina depois de algumas semanas de gestação. Como o fechamento se dá nas 4 primeiras semanas, depois desse tempo o tubo neural já se formou e não há mais tempo do ácido fólico agir. Porém a ingestão de ácido fólico deve ser mantida de acordo com as recomendações médicas.
Reforço de ácido fólico - Por vezes, só a alimentação não oferece a quantidade suficiente de ácido fólico que a mulher precisa ingerir diariamente, pois o cozimento dos alimentos diminui a ação da vitamina. Os médicos recomendam uma suplementação para que a dose recomendada de ácido fólico seja ingerida pela futura mamãe.
A quantidade indicada pela Organização Mundial da Saúde e defendida pelos médicos é de 0,4 miligrama por dia de ácido fólico para a prevenção de ocorrência dos defeitos do tubo neural. As mamães que já tiveram um filho com algum tipo de alteração do tubo neural merecem dose extra de ingestão dessa vitamina.
O ácido fólico previne outras alterações também como doenças do coração, do trato urinário e fissura lábio-palatina. Para a mamãe, a vitamina traz benefícios como prevenir doenças cardíacas, certos tipos de câncer e anemia.
A prevenção é o melhor caminho. Planejar uma gravidez é um ato de amor que você, futura mamãe, faz para que o seu “quase” bebê possa crescer e se desenvolver de forma adequada.
Dicas
Antes de tomar qualquer medicação consulte seu médico.
Se já tem histórico na família de defeito no tubo neural, além do ácido fólico, é recomendado o aconselhamento genético antes da gravidez.
Uma alimentação saudável e balanceada é sempre um bom começo para qualquer gestação.Fonte
Voces ja sabiam disso?Tem alguma tentante lendo o post?rsrs
Fiquem a vontade pra deixar duvidas nos comentarios..sera um prazer tentar ajudar..
Beijo
Nise (40 semanas)
6 comentários via Blogger
comentários via Facebook

6 comentários

  1. Otima dicas flor,o medico é sempre importante antes de qualquer coisa!
    Beijos
    Taty| http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Taty
      Com certeza acompanhamento médico antes de tudo, né rsrs.
      Bjo

      Eliminar
  2. Ha ha, entendi agora o "De tudo um pouco". Para as futura mamães de plantão ótimas dicas.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Moises
      Estou praticamente inaugurando esse novo espaço por aqui, rsrs.
      Um abraço

      Eliminar
  3. Ótimas dicas!
    Beijinhos

    www.ericacruz.com.br

    ResponderEliminar