Sexta- feira 13! Dia de azar?


   Aproveitando a data vigente,vim trazer esse texto para um tema de esclarecimento Histórico. Existem várias lendas sobre a origem da sexta-feira 13. Uma delas veio do dia da prisão dos cavaleiros templários, no dia 13 de outubro de 1307. O rei Filipe IV da França ordenou o aprisionamento dos templários, e daquela data até março de 1314, houve vários processos até o grão-mestre Jacques de Molay ir para a fogueira e, nas chamas da fogueira, amaldiçoar todos os envolvidos no processo. Após isso, morreram um a um dos envolvidos no processo dos templários.Primeiro morreu o ministro francês,Guilherme de Nogaret. Depois o papa Clemente V. E, por último,o próprio rei.
   A Ordem dos Cavaleiros Templários,como era conhecida,surgiu oficialmente em 1118 na Palestina. Foi criada pelo cavaleiro Hugo de Payens,e por mais alguns cavaleiros vindos da França. A ordem monástica militar estabeleceu-se na atual mesquita de Al-Aqsa, no monte do templo em Jerusalém. Foi chamada de Ordo Pauperum Commilitonum Christi Templique Salominici(Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo do Templo de Salomão),encurtado para Templários.Por receberem apoio papal,eles receberam ajuda financeira de vários reis da Europa. A essa altura eles eram tudo,menos pobres.Eles se tornaram banqueiros da Europa. Transportavam altas somas por estradas consideradas inseguras,de reino pra reino.Como as Cruzadas terminaram,eles ficaram sem utilidade no Oriente,tornando-se banqueiros europeus. Mas isso despertou a ganância de alguém importante:Filipe IV,o rei da França.
O rei da França estava com as finanças em ruínas. Os cofres estavam vazios desde as guerras com a Inglaterra,e o apoio à Escócia na rebelião contra o domínio inglês.As receitas reais do rei em 1297 pediam uma interferência. Primeiro ele fez sequestro dos bens de todos os judeus em 1305,depois perseguiu os banqueiros lombardos e companhias italianas de comércio. Após isso,em 1306, a população se revoltou,e o rei teve de buscar refúgio em um dos castelos templários na França. Foi aí que Filipe se 'despertou' para a força dos templários. Um verdadeiro estado dentro do Estado.
     Desde o ano de 1303,quando o rei decretou que os bens da igreja romana ficariam no país,as relações da França com a Santa Sé andavam ruins. Os cardeais franceses deram um jeito de eleger um papa francês,e este colaborou com o rei para acusar os templários de heresia.O novo papa transferiu a Santa Sé para a cidade de Avinhon,na França. Agora o único mentor dos templários seria o seu carrasco. O Papa Clemente V deu ordens para prender todos os templários no dia 13 de outubro de 1307,uma sexta-feira.
       O problema agora é para quem ficariam os bens da Ordem.O Direito Canônico dizia que fosse para os cofres da Igreja,mas o Estado repartiu esses bens,pois esse era o objetivo de Filipe IV. Os cavaleiros que ficavam em Portugal foram protegidos pelo rei D. Dinis,e criaram a ordem de cavaleiros conhecida como Ordem de Cristo. Dessa ordem que vem as cruzes nas caravelas portuguesas nas descobertas das Índias e do Brasil.
        O processo durou de 1307 até 1314,quando morreu na fogueira o Grão-Mestre da Ordem,Jacques de Molay. Ele,ainda queimando,proferiu maldições contra o papa,o ministro da França e o rei Filipe. Em menos de um ano todos três estavam mortos.
      “ No dia 20 de abril, o papa clemente V morre no meio da atrozes sofrimentos, depois de uma crise de vômitos, em Roquemaure. “ Quanto a Filipe IV, morre na sexta-feira, 29 de dezembro de 1314, em Foutainebleau. No mesmo ano, Nogaret, morre pavorosamente enraivecido, com a língua de fora. Filipe de Marigny, que tanto fez pela perda dos templários, vê seu irmão pendurado na forca de Montfaucon, por ordem de Luís X. “ Esquieu de Florian é assasinado. O outro denunciador dos templários, Gerardo Laverna, antigo tamplário é enforcado; o clérigo Bernardo Pelet, terceiro acusador da ordem acaba também na forca. “ Passado um século e meio, os discípulos de Calvino mandam queimar os restos do Papa Clemente V. E 440 anos depois de sua morte, o corpo de Filipe IV será exumado da sepultura de Saint-Denis e lançado na cal viva pelos homens da Revolução Francesa.” (Fonte:BERTIN, Claude. Os Grandes Julgamentos – Templários. Otto Editores: p. 183 – 184. 1985) 

       Há muito tempo especula-se que o fim dos templários tem a ver com a origem da maçonaria, mas é pura especulação histórica, pois imagina-se que o tesouro dos templários desaparecido tenha sido apreendido pelo rei Robert Bruce da Escócia e dado início a formação da maçonaria. A única prova histórica é que o rei Dom Dinis de Portugal aproveitou os templários em seu país e criou a Ordem de Cristo.
     (…) “Assim se deu a nacionalização dos bens dos templários em Portugal, que caminhavam em passos largos para a afirmação de sua nacionalidade. Quando as galeras portuguesas chegaram ao Brasil, traziam estampada a antiga cruz templária, agora simbolo da Ordem de Cristo”. Por Ricardo da Costa, professor de história medieval de UFES e diretor da revista Mirabília.
     “ Seis séculos e meio volvidos sobre o processo dos cavaleiros do Templo, a questão mantém-se hoje: Seriam culpados? Estavam inocentes esse homens que o povo, depois de sua morte, considerou santos? As testemunhas do suplício de Molay até se lançaram às cinzas, para delas retirarem relíquias. Mas quem pode dizer, hoje, o que eram realmente esses Templários? “ Não foi esquecida a lenda segundo a qual todos os anos, na data do aniversário, treze de outubro, um fantasma aparece nas ruínas dos antigos castelos do Templo. “ Armado dos pés à cabeça, de manto branco ornado pela cruz, esse fantasma pergunta: 'Quem quer libertar o Santo Sepulcro?'. E o eco da abóboda responde... 'Ninguém... O Templo foi destruído...' ”.
        (Fonte:BERTIN, Claude. Os Grandes Julgamentos – Templários. Otto Editores: p. 185.

Texto por Gustavo Pedrosa, do blog A fada mágica dos cálculos






4 comentários via Blogger
comentários via Facebook

4 comentários

  1. Apesar de tudo que aconteceu em sextas 13 eu acredito que não tem nada a ver e chego até a acreditar que o medo/superstição das pessoas é que chama o azar.

    http://heytutty.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim,muitos medos do ser humano estão ligados à alienação...
      http://lulopesfada.blogspot.com.br

      Eliminar
  2. Nunca iria imaginar essa história por trás da sexta-feira treze.
    Adorei esse conteúdo histórico aqui no blog.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderEliminar