Renascimento

O termo é utilizado para designar o período histórico que vai so século XIV ao XVI, quando ocorreram profundas mudanças políticas, econômicas, sociais, científicas, tecnológicas e filosóficas na Europa. Mas foram as artes que vestiram de forma mais marcante a face dessa época.
O historiador francês Roland Mousnier, em sua História geral das civilizações, define o Renascimento como um "prodigioso desabrochar da vida sob todas as suas formas". E como discordar dele ao depararmos com as criações de gênios como Leonardo da Vinci, Donatello e Michelangelo? 





Como não enxergar o Renascimento como " um afluxo de vitalidade que fez vibrar toda a humanidade européia", transformando a civilização do Velho Continente e, por consequência, deixando marcas naquilo que virá a ser toda a cultura ocidental?
"É menos uma doutrina, um sistema,  que um conjunto de aparições, uma impulsão interior que transformou a vida da inteligência e a dos sentidos, o saber e a arte", ensinou Mousnier.



O homemVitruviano (c.1490)

Embora o termo Renascimento seja usado para definir o período histórico posterior a Idade Média, marcado por contudentes mudanças políticas, econômicas, sociais, científicas, tecnológicas e filosóficas na Europa, foram as artes que vestiram de forma mais marcantes as faces desta época que cobrem os séculos XIV,XV e XVI.
As origens do movimento, que teve a Itália como berço, notadamente a cidade de Florença, é motivo de discussão entre os especialistas.
O primeiro a utilizar a palavra Renascimento foi o arquiteto italiano Giorgio Vasari( 1511-1574) ao registrar sua preocupação com a necessidade da retomada dos valores clássicos, para que fosse possível fazer "renascer" o pensamento e as criações dos gregos e romanos.

Esta intenção, podemos dizer de uma maneira geral, foi o ideal do Renascimento.

Fonte: Coleção Mestres da Pintura



1 comentários via Blogger
comentários via Facebook

1 comentário

  1. Muito boa a noção do texto,apregoa uma nova noção que viria a partir do século XIV...época de Giotto! Foi uma época em que brigas fratricidas entre várias famílias italianas: Orsini, Colonna, Visconti, Rovere, Bórgias(se bem que esta era espanhola) e os Médicis...

    ResponderEliminar