Operação Lava Jato escancara a lógica da corrupção


Nos últimos dias estamos assistindo no país uma das maiores e mais importantes operações de combate à corrupção da nossa história democrática.
A Operação Lava Jato lançou luz nos bastidores de uma das maiores empresas mundo: a Petrobrás. Gerida pelo poder público, a empresa vinha servindo para amealhar bilhões para os bolsos de empresários corruptos e políticos.
Até aqui não temos nenhuma novidade, né? Porque dos rincões desse país ao governo federal, em regra os órgãos públicos têm servido para isso mesmo.
A novidade é que dessa vez vimos grandes gestores e empresários serem presos. E isso muda muito, muda muita coisa. 
E escancara a lógica da corrupção. 

Porque veja só, muito se fala sobre políticos corruptos (daqueles que possuem cargos eletivos), mas sempre ficam à margem das denúncias grandes diretores e profissionais de grande capacidade técnica que se escondem atrás de seus currículos, mas que na verdade não passam de instrumentos bem qualificados para promover e viabilizar a roubalheira nesses órgãos públicos. Gente que não se expõe em palanques e que não coloca a cara em eleições, mas que são os conhecedores das engrenagens por onde o dinheiro entra e sai dos cofres públicos.


Além disso, a Operação Lava Jato expõe de forma clara para a população algo óbvio mas que muitas vezes não é percebido: que para haver corrupção, mais do que político desonesto é necessário que hajam empresários bandidos. Porque não há como desviar grandes volumes de dinheiro público senão por contratações com a iniciativa privada. E muitos desses empresários circulam nas colunas sociais como grandes nomes, andam em nossos meios (em meio a pessoas honestas) com a cabeça erguida e muitas vezes criticando a conjuntura política do país, mas a Operação da Polícia Federal deixou claro que não passam de quadrilheiros, bandidos, que abrem empresas para se aliar com políticos para desviar bilhões e deixar sem educação, sem saúde, sem dignidade um povo que sofre esperando decência e dias melhores.
É por tudo isso que essa operação se transformou na maior ação da Polícia Federal que já se viu nesse país. É bem verdade que boa parte desses políticos e empresários nem foram presos. Outros foram, mas já estão soltos. Mas que a operação se estenda e que tenha, pelo menos um caráter pedagógico. Pedagógico não para esses políticos e empresários, pois eles nada aprenderão sobre dignidade, honestidade e decência, e continuaram a envergonham seus filhos e desonrar a nação. Mas que tenham um caráter pedagógico para nós, povo, que conseguimos enxergar com mais clareza os meandros da política e buscar um rumo melhor para esse país.


Daniele Barreto

»» Advogada (UEFS), pós-graduada em Direito do Estado (UFBA), Consultora Política credenciada pela Associação Brasileira de Consultores Políticos, especialista em Marketing Político Eleitoral, Colunista (Coluna "Política à Flor da Pele"), Blogger.

 +55 (71) 9194-8081
Debata política conosco no FacebookFanPage e Twitter.
Ouça nossos comentários políticos em rádios baianas



12 comentários via Blogger
comentários via Facebook

12 comentários

  1. Concordo com tudo que foi dito,enquanto existir pessoas querendo dá um jeitinho não haverá um país sem corrupção.
    Adorei o post!
    bjus

    decore com gaby

    ResponderEliminar
  2. Acho ótimo descobrirem e punirem as pessoas envolvidas. Há muito tempo atrás, nem isso acontecia. Diria que aos poucos o Brasil está evoluindo. Parabéns pelo post.
    Ótimo dia pra você.
    Big beijos

    Lulu on the Sky

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Lulu, o post é da Danielle Barreto a colunista, e ela arrasa não é mesmo?

      Eliminar
  3. Estas operações que tem como objetivo abrir os olhos do povo são de mega importância para a população, mas infelizmente alguns simplesmente não gostam de ver... ou preferem não ver não é mesmo?!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo, tem gente que finge que nada esta acontecendo...que é calunia e tals...pior cego é aquele que não quer ver não é mesmo?

      Eliminar
  4. Bem interessante o post. Parabéns por abordar este tema!
    Beijos, www.doseujeito.tk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Manu, sempre haverá posts da Danielle Barreto aqui no blog, fique ligadinha.

      Eliminar
  5. Oi lindona!
    Adorando conhecer mais seu blog, é um arraso!
    Muito sucesso \*-*


    beijos,
    Isabella | http://isabellalessa.com/

    ResponderEliminar
  6. Gostei do texto Silvânia. É lamentável a situação do nosso país e mais ainda por saber o quanto o povo não está instruído e parece alheio ao que está acontecendo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente é lamentavel a situação na qual nos encontramos.
      O texto é da Danielle Barreto, você pode ver mais no blog dela, o link está na materia.

      Eliminar