Entrevista com a blogueira, Érica Portugal

Hoje nossa entrevista vem direto de Portugal!
Orais pois! Que estamos ficando importante....hahahah
Nascida em terras brasileiras, mas precisamente no RJ, Érica foi morar em Portugal há um ano e já carrega no peito um amor enorme pelo país.
Na entrevista ela fala sobre a vida pessoal, trabalho, as dificuldades que enfrentou num país diferente, e claro sobre o blog Carioca em Portugal.
Vamos conferir?




Nome: Érica Cruz
Idade: 25 anos
Cidade: Nasci no Rio de Janeiro e atualmente vivo no Porto, Portugal.

1-  O blog Carioca em Portugal, conta sua trajetória como moradora da cidade encantadora do Porto, mas imagino que sair de um país que se foi criada e ir pra outro não seja fácil, como foi esta etapa de adaptação?

Não foi nada fácil deixar a minha família no Brasil e foi uma decisão na qual pensei por algum tempo. Foi tudo muito bem estudado e planejado! Os meus pais nunca me impediram de nada e sempre me apoiaram em tudo. A despedida foi muito dura e senti que um pedaço de mim ficava para trás.
Quando cheguei ao aeroporto do Porto não fui muito bem recebida pelo funcionário do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), mas estava com toda a documentação exigida e fiquei tranquila. Isso não quer dizer que todos sejam assim, pois há funcionários “com cara de bunda” em todos os lados...
No primeiro mês fora do Brasil o meu namorado estava de férias e acho que isso ajudou e, a família dele também me acolheu muito bem. Todos foram muito queridos!
O meu love é português e sempre conversamos sobre o país e como é viver nele. Não tive problemas com adaptação nem nada do tipo. Vou para todo lado sem problema algum e sem medo. O Grande vilão é a saudade que sinto das pessoas que deixei no Brasil, mas sabia desse risco quando escolhi viver num país diferente e me preparei.

2-  Você já tinha blog antes ou este foi seu primeiro? Como surgiu a ideia de criá-lo?

Aos 19 ou 20 anos criei um para desabafar, mas não foi para frente porque não me dedicava a isso. Escrevia apenas o que estava sentindo de forma digamos que "poética”.
O blog Carioca em Portugal surgiu da necessidade de me expressar, comunicar e mostrar as pessoas o que estou vivendo e presenciando. Perguntei ao meu namorado o que ele achava da ideia e, logo, disse para eu fazer. Ele ajuda em alguns vídeos, mas não gosta de aparecer. É o meu bichinho do mato..hahahaha

3- Durante este período em Portugal o que você achou que mais parece e o que menos parece da nossa cultura?



Ao mesmo tempo em que as pessoas são acolhedoras, como no Brasil, elas também são muito fechadas. Adoram conversar com os amigos, entretanto, visitam muito pouco a casa do outro.
No Brasil vamos a churrascos, jantamos um na casa do outro, mas aqui vejo muito pouco esse hábito. Ir à casa do outro não é tão comum...
Aqui também há mulheres fofoqueiras, "piriguetes" e falsas santas. A única diferença é que no Brasil elas assumem muito mais a sua verdadeira “identidade” e aqui elas usam uma máscara.
Há mulheres bonitas e vaidosas e, muito se engana quem afirma que as portuguesas são bigodudas. Isso é coisa do passado, colega!
Ao contrário do Brasil, a população idosa é maior que a jovem e, a cada dia nascem menos bebês.

4- Como os portugueses tratam os brasileiros?

Acho que muito bem! Eles gostam da cultura brasileira e escutam músicas, assistem novelas e compreendem muito bem o nosso português.
Lógico que sempre há uma pulguinha de bunda, no entanto, isso acontece em todos os países.

5- O que mudou na sua vida depois de sair do país?

Acho que aprendi a ser mais paciente e a me importar menos com o que os outros acham de mim. Sempre me considerei uma pessoa ajuizada e continuo sendo e, acredito que amadureci mais com essa nova experiência.

6- Você além de blogueira é jornalista, tem curso de maquiagem e depilação, exerce algumas desta profissões atualmente? 

Por enquanto não trabalho, pois estou à espera que meu visto de residência saia para que eu possa exercer alguma profissão. Essas coisas burocráticas são muito chatas e dão um trabalho do cão, mas nada impossível de se fazer. Contudo, não está fácil arranjar um emprego em Portugal, tanto para nacionais quanto para estrangeiros. Não sei se vou conseguir algo na minha área de formação, mas a esperança é a última a morrer e, qualquer trabalho digno é bem-vindo.

7-  Você já teve alguma discriminação por ser de uma país estrangeiro ai em Portugal?



Foi um caso isolado. Era dia do jogo do Brasil e estava com a camisa da seleção. A calçada era curta e havia duas senhoras na conversa e, elas me viram vindo com sacolas do mercado. Pedi com educação para passar e ambas fingiram que não escutaram, voltei a falar educadamente e, nada. Passei de uma vez e ainda disse que elas eram sem educação.
Graças a Deus nunca aconteceu nada de grave e espero que não aconteça. Os portugueses são muito educados e espero que continuem assim.

8- O que te dá mais prazer e o que mais te irrita na blogosfera hoje?

ADORO receber elogios! E quem não gosta, né?! Fico muito Feliz quando leio que as pessoas gostam de visitar o meu blog. E até agora não tive nenhum comentário negativo e espero que continue assim.
O que mais me irrita é que alguns leitores nem se dão ao trabalho de ler o que escrevi e acabam por comentar algo sem nexo. E quando deixam sei lá quantos links? Acho falta de respeito.

9-  Fale-nos um pouco sobre a cultura e culinária do país. Teve alguma comida ou tradição que você achou estranha?

Os portugueses adoram festas de igreja e aqui há muitas no verão. É até difícil de encontrar vaga para estacionar o carro. Encontramos lá onde Judas perdeu as botas...kkkkkkk
No Porto a francesinha, que é um tipo de sanduíche com bastante molho, impera e, é uma delícia. Tem a receita no meu blog para quem quiser experimentar.
A sardinha fica muito cara no São João, porque é uma comida típica dessa época. Confesso que não gosto e prefiro comer outra coisa.
Até agora não vi nada de estranho, mas o que me deixa surpresa é que há muitas mulheres dirigindo ônibus e, no Rio de Janeiro, por exemplo, isso é raro de se encontrar. 


Obrigada pela entrevista, seja sempre bem vinda ao De tudo um pouco.

Eu que agradeço a oportunidade de ser entrevistada por um blog tão bacana e com conteúdo incrível. Espero que os seus seguidores gostem!

Muitos beijinhos e até a próxima...

Quer conhecer mais da Érica? Acompanhe as redes sociais dela, FacebookYou tubeG+...

----------------------------------------------------****------------------------------------------




Gostou da entrevista e quer ser a próxima a aparecer por aqui?
Mande seu e-mail para umpoucodetudo01@gmail.com  com o assunto, solicitação de entrevista e claro, curta nossa página pra ficar por dentro de todas as novidades!


2 comentários via Blogger
comentários via Facebook

2 comentários

  1. Adorei participar da entrevista e espero que outras pessoas também possam ter essa oportunidade.
    Muitos Beijinhos
    :D

    http://cariocaemportugal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fico super feliz com sua participação Érica, seja sempre bem vinda!

      Eliminar