Cobogós, eles estão de volta!

Muita gente aqui não se lembram dos cobogós, uns tijolinhos vazados que fizeram muito sucesso na década de 50 e 60.
Naquela época eram feitos apenas de cimento, e não tinha tanta graça como os modelos atuais, que podem ser encontrados em porcelana, vidro, louça e acredite, até madeira!
Com um ar retrô, mas ao mesmo tempo com uma pegada mais moderna o cobogó voltou com tudo e pra ficar de vez nas casas mais descoladas!


Pratico, moderno, sofisticado, leve, criativo...o cobogó é ótimo pra quem busca utilidade e funcionalidade na hora de construir ou reformar a casa, ele atua delimitando espaços sem escondê-los por completo, a luz que passa entre eles formam um efeito super bacana através dos furinhos.




 Ai você deve estar se perguntando, mas por que cobogó? De onde pelo amor de Deus surgiu este nome? Pois bem, vamos as explicações, rs.
O nome cobogó  surgiu no século XX e deriva das iniciais dos sobrenomes dos três engenheiros que idealizaram este elemento a fim de levar mais claridade e ventilação para as construções: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio is.

  Cobogó



O cobogó se popularizou pelo país e recebeu várias alterações em sua forma de pronuncia. combobó, combogó, comogó, comongol, comogol, são algumas das formas de variação adquiridas ao longo de sua existência.



 E então já conheciam o cobogó?  Qual das pronuncias se usa onde você mora?




2 comentários via Blogger
comentários via Facebook

2 comentários