Entrevista com o fisioterapeuta Domingos Lisboa

Hoje é dia de entrevista!
E vamos entrevistar o fisioterapeuta Domingos Lisboa do studio Lisboa Pilates, que também é músico e vai falar um pouco sobre estas duas funções em sua vida.





Nome: Domingos Cassiano Lisboa 

Idade: 27
Cidade: Carinhanha

1- Primeiramente gostaria de dizer que é um prazer recebe-lo aqui no De tudo um pouco. 

 - Obrigado a você por ter me convidado a fazer essa entrevista. É um prazer estar aqui.


2- O Pilates foi introduzido no Brasil em 1991 pela Alice Becker Denovaro, fale nos sobre esta modalidade.



 - A modalidade do Pilates vem crescendo muito no Brasil e em todo o mundo. É uma modalidade desenvolvida por Joseph Pilates, consta de 500 exercícios (ou mais). De uma forma resumida, é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. Pode ser usado para fins clínicos como melhora nas dores da coluna, alívio de tensões, estresses ou também para definição e ganho de força muscular. 

3 - Você é fisioterapeuta, músico, faz trabalhos voluntários, como divide seu tempo entre tantas atividades?

 - Bem, meu tempo é meio que tabelado. Durante a semana, fico somente pro Pilates e para a fisioterapia, e nos finais de semana faço as outras coisas.

4- Qual o principal objetivo do Pilates?


Nesta foto Domingos Lisboa está com a atriz de teatro Dayana Rubem que já foi nossa entrevistada!
Confiram AQUI
 - Depende do objetivo da pessoa. Mas o que há de mais importante no Método Pilates é o "power house" ou "centro de força" que para Joseph era a parte mais importante do corpo, e atender aos princípios do Pilates que são: concentração, controle, centralização de força, fluidez, precisão e respiração. Esse centro de força é formado pelos músculos do abdome, pelo diafragma e períneo. Trabalhando esse centro de força, você terá uma postura mais elegante e ficará longe das dores do dia-a-dia.

5- Há alguma restrição quanto a pratica do Pilates? Para quem é mais indicado?



  - Sim. Existem algumas restrições para a prática do Pilates em qualquer circunstância que é a gestante até o 3º mês de gravidez, após isso, ela pode ir ao Pilates. E existe também algumas restrições de exercícios para alguns tipos de casos, mas isso, o instrutor quem deve estar atento. Mas pode ser praticado do sedentário ao atleta e da criança ao idoso.

6 - Fale nos um pouco sobre o trabalho que você desenvolve com pacientes acamados, que não tem condições de ir até seu consultório ou pagar pelo tratamento.

 - Eu comecei com esse trabalho quando ainda morava em Guanambi. Na época de estágio, eu e uma colega atendíamos uma senhora, a qual fizemos muita amizade. Depois que nos formamos, fiquei sabendo que o estágio havia mudado de bairro, e nisso, em algumas ocasiões eu ia até a casa dela para prestar alguma ajuda. Desde que mudei para Carinhanha, atendi apenas uma pessoa nesse aspecto, porque para atender uma pessoa nesse quadro, eu preciso de um bom tempo de permanência e ainda não obtive devido a banda e outros cursos que estou fazendo. Mas, em breve, vou atender a outras pessoas.

 7 - Quais os benefícios do Pilates para o corpo humano?



 - Força muscular, fortalecer articulações, aumento da flexibilidade, trabalhar a respiração, ter consciência corporal, melhora da coordenação motora, melhora da postura. Esses são alguns dos benefícios, mas existem muitos outros!

8 - Além de fisioterapeuta você é musico e toca na banda Godsplayer da cidade de Guanambi e com Honorato Ribeiro, que já foi nosso entrevistado aqui e é considerado um mestre na região, como é trabalhar ao lado dele?




 - Na verdade, não trabalho ao lado dele. Ele é meu professor de música desde que eu era criança. Comecei a frequentar as aulas de música quando tinha 12 anos, mas devido aos estudos tive que ir embora. Agora que voltei a morar em Carinhanha,  também voltei a frequentar as aulas de música, e como não tenho banda aqui em Carinhanha, sempre nas aulas, nós dois tocamos algumas músicas no violão.

9- Se alguém tiver duvidas quanto ao Pilates e quiser ter apenas uma aula experimental l para conhecer o método é possível?

- Com certeza. Falo isso para todos que aparecem por lá! Sempre digo que faço uma aula experimental para a pessoa viciar no Pilates.


Quem quiser conhecer do fisioterapeuta acessem : Facebook, Domingos Lisboa




E lembrando que quem quiser ser a próxima entrevistada ou entrevistado, mandem um e-mail para umpoucodetudo01@gmail.com solicitando uma entrevista!
Beijos e aguardo o e-mail de vocês, vamos participar!

20 comentários via Blogger
comentários via Facebook

20 comentários

  1. Gostei demais da entrevista e ele parece ser uma pessoa bem simpática.Me esclareceu muitas coisas do pilates e vendo as fotos dele deu até vontade de fazer e olha que sou uma pessoa bem sedentária,que horror ne? Eu devia ter vergonha de falar isso,mas enfim ainda não tive como praticar algum esporte e nem exercício,falta de dinheiro mesmo...adorei o seu blog e muito obrigada pela visita em meu blog,será sempre bem vinda.♥
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah Carol, mas mesmo com a falta de grana dá pra praticar exercícios ao ar livre, correr, caminhar, jogar vôlei, futebol, mil opções diferentes!
      E sim o Domingos é muito simpático!

      Beijos e seja sempre bem vinda!

      Eliminar
  2. Muito Bom! Obrigado pelo espaço. E vamos praticar algum exercício físico, porque assim que avançamos na idade, perdemos nossa mobilidade! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço por trazer mais conteúdo ao blog, seja sempre bem vindo!
      E realmente com a idade avançando fica cada vez mais difícil a prática esportiva.

      Eliminar
  3. Nossa, Pilates dói demais, né?!
    kkkk
    Bjs – Su
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. kkk, como assim dói Su?
      Nunca vi falar não amiga.
      Beijos andou sumida hein!

      Eliminar
    2. Depende do seu objetivo no pilates. Se for pra deixar o corpo todo definido e forte, sim, você irá sentir algumas dores, exemplo: dor no abdome devido o fortalecimento. Mas geralmente, você só sente nas primeiras aulas, depois seus músculos acostumam e não doem mais (é o preço que se paga para ter um corpo definido). Mas se for com fins clínicos você não sentirá dores.

      Eliminar
    3. Ainda bem, já tava imaginando cogitar a possibilidade de fazer e sentir mais dor ainda na coluna...rsrsrs
      A minha será com fins clínicos, então será relax!

      Eliminar
  4. Ótima entrevista, as fotos ficaram massa no meio da leitura ai .


    Beijúh
    http://comqdequerida.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Adorei a entrevista e me deixou um pouco mais curiosa sobre o pilates, mesmo que ainda tenha um medinho de fazer porque parece bem difícil e dolorido kkkkk

    Beijos,
    Larissa♥

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Larissa, eu acho que não dói não, acho que relaxa.
      Eu vou marcar um dia no studio do dr. Domingos e ver como funciona, pois na prática eu também não conheço não.

      Eliminar
  6. Eu não conhecia nada sobre Pilates, hahaha. Mas parece ser bem relaxante, ainda mais por que, eu estou ficando com dor nas costas por causa da mochila - super pesada - do colégio, mas eu me alongo e isso dá uma melhorada, né. Haha! A entrevista ficou bem legal! Estou seguindo o blog. Beijos <3

    karolinysantanna.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que tomar cuidado com o peso da mochila, pois a longo prazo isso pode ser perigoso.
      Eu também acredito que o Pilates relaxa bastante, pois alonga bem os músculos.
      Obrigada vou conhecer seu blog também e seja sempre bem vinda!

      Eliminar
  7. otima, preciso me exercitar ):
    passa no blog linda, um beijo.
    http://kellencoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Kellen!
      Passarei em seu blog sim, beijos e seja sempre bem vinda.

      Eliminar
  8. Adooorei a entrevista, nossa como é bom saber mais sobre isso, achei o post bem criativo bjs

    http://olhardeumgaroto.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Guilherme!
      Realmente é muito importante saber mais sobre saúde e bem estar.
      Seja sempre bem vindo ao blog.

      Eliminar
  9. Ola,amei a entrevista e aprendir mais sobre pilates beijinhos

    ResponderEliminar