Brincar é coisa séria



O excesso de compromissos diários e a falta de tempo livre para o lazer é um fenômeno que está se tornando cada vez mais comuns entre as crianças das grandes cidades. Depois da escola, a criançada enfrenta uma maratona de aulas de reforço, informática, natação...e acaba sem tempo para jogar bola, andar de bicicleta ou simplesmente ver TV.
" Se o seu filho tem entre 6 e 12 anos e já vive esse corre-corre, é hora de pisar no freio e rever a agenda dele" aconselha Maria Ângela Carneiro, coordenadora da brinquedoteca do curso de Pedagogia da PUC de São Paulo.
Segundo ela, divertir-se na infância é fundamental para o ser humano ser um adulto bem sucedido, capaz de enfrentar desafios sozinho. "  Brincando, os pequenos aprendem as primeiras regras de convivência, desenvolvem o lado social e se tornam autônomos", explica a especialista.




Observe se na escola há espaço para brincadeiras livres. Em muitos bairros esse é o único local seguro para a diversão, pois nas grandes cidades é cada vez mais raro o uso de quintais, campos de terra ou a própria rua como espaços de lazer.
Deixe as crianças brincarem sozinhas e favoreça o encontro entre amigos da mesma idade. Montar programas em que elas só interajam com adultos pode ser muito chato.


Sempre facilite o acesso dos pequenos aos brinquedos. Tirar deles bolas e bonecas como castigo não é uma boa ideia.
Não use a desculpa de que chegou em casa cansada para se isolar. Jogar videogame ou xadrez com seu filho traz prazer e combate o estresse.
-------------------------------------------------

Então é isso galera, vamos aproveitar pra brincar com os filhos, sobrinhos, filhos de amigos...vamos por a meninada pra agitar!
8 comentários via Blogger
comentários via Facebook

8 comentários

  1. Eu amei esse post,brincar é coisa séria mesmo,hoje em dia as crianças estao se esquecendo e ficando mais na tecnologia e isso pode trazer sérios problemas no futuro.Bjo!
    www.mulherunika.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Grazi, pode torná-los adultos egoístas e individuais.

      Bjs, seja sempre bem vinda.

      Eliminar
  2. ahaha adorei! isso mesmo, nos dias de hoje muitos esquecem o quanto isso é fundamental!
    beijos
    www.sempredegloss.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro brincar com meus primos , com quinze anos ainda não perdi a vontade de brincar de pique esconde (apesar do cansaço) gosto de me divertir com meus primos , pois acho essa que questao de idade bem clichê !
    Isso ai , vamos todos brincar XD hahahaha
    Amei a postagem e o novo lay *.*

    http://sonhando-porai.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também amo brincar...adoro correr, ou melhor adorava né, pq depois que machuquei a coluna fiquei impossibilitada até de andar direito, mas ainda brinco com minhas filhas e meu filho, sempre incentivo eles a brincarem, é muito importante para o desenvolvimento.

      Eliminar
  4. Super concordo, brincar com seu filho, neto, irmão,... ´é muito importante,

    http://www.rayneon.com.br/

    ResponderEliminar