Cuidados para manter o resultado da lipoaspiração durante a quarentena

Depois de eliminar as gordurinhas indesejadas é hora de cuidar para que elas não voltem!

Realizar uma cirurgia de lipoaspiração pode ser um grande sonho para homens e mulheres que desejam se livrar do excesso de gordura acumulado em determinadas regiões do corpo.

E embora seus resultados alcancem as expectativas do paciente, é necessário que se tenha em mente que deve-se adotar uma série de cuidados para que tudo isso não se perca e toda a gordura seja recuperada.

No entanto, diante do atual cenário de isolamento social e com a ansiedade e o medo causados pelo novo corona vírus, muitas pessoas acabam negligenciando os hábitos saudáveis e os cuidados com a cirurgia, sendo necessário redobrar a atenção para evitar a situação.

Sendo assim, reunimos uma série de dicas relacionadas à manutenção dos resultados da lipoaspiração e outras informações importantes sobre o assunto. 
Confira!



Afinal, o que é a lipoaspiração?

Trata-se de um procedimento cirúrgico estético que através da sucção retira o excesso de gordura localizada em determinadas regiões do corpo.

Ela é indicada principalmente para pacientes que desejam melhorar o contorno corporal, com depósitos de gordura que não são facilmente removidos por meio de dietas, exercícios físicos e afins.

Através de uma consulta médica, o cirurgião plástico avaliará as condições físicas do paciente, bem como realizará o alinhamento das expectativas, uma vez que a técnica não é recomendada para perda de peso, mas sim, para definir melhor determinadas regiões do corpo.

Como é realizado o procedimento?

Uma das maiores dúvidas dos pacientes está relacionadas a realização da cirurgia plástica, no entanto, é importante lembrar que embora não pareça, trata-se de um procedimento complexo e que deve ser muito bem planejado.

O médico responsável deverá definir previamente qual o melhor tipo de anestesia a ser administrada, sendo mais comum o uso de anestesia local com sedação, geral ou até mesmo de anestesia de bloqueio (raqui ou peridural).




Na cirurgia, o médico responsável realiza uma pequena incisão no local a ser aspirado e com o auxílio de cânulas, a gordura passará por um processo de sucção.

Em média, o procedimento dura de 3 a 4 horas, dependendo da extensão da área de gordura e complexidade do paciente.
Quais são os cuidados pós-operatórios de uma lipoaspiração?

No geral, os cuidados no pós-operatório da lipoaspiração consiste em duas principais funções: recuperar o corpo da cirurgia e adotar as medidas necessárias para que o resultado seja satisfatório.

Segundo a Dra. Luciana Pepino, médica-cirurgiã de São Paulo, “o pós operatório deve ser focado em manter o peso ou mesmo perder alguns quilinhos. Uma vez que o inchaço não pode ser trocado por gordura.”

Para isso, as principais recomendações são:



● Repouso relativo por pelo menos 3 dias
● Alimentação saudável e equilibrada
● Uso da cinta pós-cirúrgica por pelo menos 30 dias após a realização do
procedimento (seguindo as orientações médicas)
● Evitar manter-se na mesma posição por muito tempo, realizando leves caminhadas
● Realizar as sessões de drenagem linfática conforme as orientações.

Além disso, a Dra. indica que pacientes que tenham o peso estável podem manter seus hábitos, mas pacientes que oscilam muito de peso devem ficar mais atentas à esses cuidados.

Como manter os bons cuidados em casa, sem perder os resultados?

Um dos maiores desafios para quem já realizou o procedimento, no entanto, está justamente em manter a rotina de cuidados e evitar que a gordura volte ao corpo.

O recomendado é que se faça um acompanhamento médico, seguindo basicamente os mesmos cuidados do pós operatório.

Além disso, deve-se manter uma alimentação saudável e balanceada, além de incluir na rotina a prática regular de atividades físicas para manutenção do peso.

 “O ideal é ter o acompanhamento de uma nutricionista para que um cardápio seja montado dependendo do período de pós operatório.” afirma a Dra.

As atividades físicas devem ser iniciadas assim que liberadas, para um aumento do metabolismo e gasto energético basal.

No entanto, para que tudo isso seja feito, seguindo as recomendações de isolamento social, o paciente deve encontrar as melhores alternativas para não abandonar as práticas e para uma boa manutenção dos resultados.

Aplicativos de treinos, de dietas e até mesmo as consultas online podem ser bons aliados durante esse período.

Embora seja um medo de muitos pacientes, a Dra. ainda afirma que a quarentena não tende a prejudicar os resultados da lipoaspiração, desde que a paciente tenha um bom padrão pré operatório de equilíbrio de peso.



0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Sem comentários