O que é e como fazer um Book Proposal?






Se você é escritor, provavelmente já ouviu falar de uma tal de “Proposta de livro”. Mas, afinal, o que raios é isso e pra que serve o tal de Book proposal?

O Book Proposal Na Prática

      Pra quê ficar fazendo mistério e enrolando, não é verdade? A gente gosta é de respostas rápidas, então vamos lá:

      O Book Proposal (ou proposta de livro) nada mais é do que o currículo do seu livro.
Pois é, simples assim.
      Com um currículo em mãos, um avaliador consegue saber se determinado candidato possui as habilidades necessárias para uma vaga de emprego oferecida, selecionando previamente os que têm mais chances de desenvolver um trabalho à altura das exigências, sem precisa convidar uma verdadeira multidão de candidatos para a entrevista de emprego.
      Da mesma forma o Book Proposal funciona para o editor.
      Com todas as informações técnicas e básicas a respeito de um livro, esse profissional consegue entender se de fato aquele projeto atende as demandas da editora e é claro, do público, sem precisar ler uma montanha de originais integralmente.

A Importância do Book Proposal

        Imagine um profissional em medicina altamente qualificado que se esquece de acrescentar ao seu currículo todas as suas especializações em cirurgia e também o tempo de experiência nessa complexa área.
        Esse candidato provavelmente seria ranqueado numa posição inferior ao seu concorrente que, apesar de novo na área, se lembrou de acrescentar essas informações.
        Da mesma maneira, um Book Proposal bem elaborado é extremamente importante, e se ele não for capaz de reunir todos os pontos positivos de um livro, uma obra de qualidade pode acabar sendo infelizmente descartada.
         Apesar de nem todas as editoras exigirem o envio do Book Proposal, sempre é melhor pecar pelo excesso do que pela falta, então pergunte se pode ser de interesse da empresa receber esse tipo de arquivo.


Elaborando o seu Book Proposal

         Como vimos, é essencial que a proposta de livro seja detalhada e completa, então as informações disponíveis no Book Proposal precisam ser bem segmentadas e fáceis de visualizar.

         Dica 1: Não use fontes em arabesco. As melhores opções são aquelas exigidas pelas editoras para o próprio envio do original (frequentemente Times New Roman ou Arial).

Modelo de Book Proposal

          A seguir veja um modelo comum de Book Proposal que você pode copiar e colar no seu arquivo Word:

Descrição do Livro:
A descrição é a informação mais básica do livro. Resuma a história em uma frase e destaque o conflito principal da narrativa.

Sinopse para o leitor:Coloque aqui a sinopse do seu livro.

Público Alvo:Informe a que público se destina o livro.

Especificações técnicas: Informe se se trata de uma história única ou um sequência, informe também o número de páginas, número de capítulos e a quantidade de palavras e caracteres.

Razão pela qual o livro é viável: Este é o momento de explicar para editora qual o diferencial do livro e o que faz dele um potencial sucesso de vendas. Cite, por exemplo o alinhamento da narrativa com os assuntos que estão sendo levantados pela mídia no momento.

Resumo:O resumo da história é como uma sinopse para o editor. Deve ser objetivo então evite detalhes desnecessários e não se esqueça de mencionar as viradas importantes da história.
Aqui, deve-se colocar todos os spoillers e principais pontos do andamento da narrativa. Contar todas as grandes sacadas da sua história incluindo como ela termina.

Visão do Sumário.
Copie e cole todos os títulos do seu livro na ordem em que eles aparecem na história. Isso dá uma visão do seu sumário possibilita uma avaliação mais simples do andamento da sua história.

Depoimentos de Leitores
Acrescente depoimentos de pessoas que leram o livro, bem como trechos de resenhas, se tiver. Lembre-se que, nesse quesito, as declarações de pessoas não vinculadas a sua vida particular tem mais peso do que as de pessoas do seu circulo.

Biografia
A biografia deve conter todas as suas realizações desde o número de seguidores em seu perfil de autor, até sua formação acadêmica.
Coloque também os concursos que venceu ou as coletâneas das quais participou.

Informações de contato
Encerre o seu Book Proposal acrescentando o seu e-mail, telefone, links de páginas no Facebook ou Wattpad.

Faça o seu Book Proposal o Quanto Antes.

       Se você anda pensando em enviar o seu original, não deixe para fazer a sua proposta de livro na ultima hora.
      É muito importante que este documento seja bem elaborado e um bom trabalho leva tempo. Por exemplo, você já percebeu o quanto pode ser complicado fazer a própria sinopse?
    Pois é, falaremos disso num artigo futuro, por enquanto, beijos e letras, e bom trabalho para nós.

Lia Maia.

12 comentários via Blogger
comentários via Facebook

12 comentários

  1. Gostei muito dessas suas dicas de como fazer um book proposal, estou escrevendo um atualmente e já vou salvar esse post pro futuro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que ótimo! Se tiver alguma dúvida ou sugestão de artigo pode mandar que eu adoro <3

      Eliminar
  2. oi!
    parabéns pela postagem :D é super importante, principalmente para escritores iniciantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brigada, é legal compartilhar as coisinhas que a gente sabe, aliás, se você tiver críticas, elogios ou sugestões, só me gritar que eu venho. ahahah bjs

      Eliminar
  3. Menina, seu post não poderia ter chego em hora melhor. Adorei e salvei.

    ResponderEliminar
  4. Oi,
    Nossa,que demais!! Amei essa ideia do Book Proposal, já começar fazer o meu!
    Obrigada! Post incrível!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Oi, tudo bem?!

    Cara que legal isso! Eu não sabia que os escritores precisavam fazer tudo isso kkk Achei super informativo, adorei!!

    ResponderEliminar
  6. Olá, tudo bem Lia?
    É a primeira vez que leio esse termo "book proposal" e achei bem interessante, gostei bastante das suas dicas, mas porque não utilizar o termo em português, tenho visto em muitos lugares a utilização de termos em inglês e isso me incomoda um pouco, parece que querem americanizar. hehehehe
    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Oi flor.
    Que post! Confesso que eu não conhecia esta espécie de currículo de livros e adorei a novidade. Qdo conseguir terminar o que eu tô escrevendo, vou logo providenciar.
    Valeu a dica.

    ResponderEliminar
  8. Oi Lia!!
    Bem legal você fazer publicações explicando os processos que um escritor faz para escrever e publicar um livro. Bem interessante para quem não tem ideia dessas coisas.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Adorei seu post, muito importante para os escritores iniciantes que precisão ter uma base de conhecimento para criação de um livro.

    ResponderEliminar