Prós e contras da mini FIV

A mini FIV é uma técnica de reprodução humana desenvolvida pelo médico Osmau Kato que tem como objetivo prezar pela qualidade dos óvulos gerados durante o ciclo de estimulação ovariana, porém a qualidade está associada inteiramente com a idade da paciente. Na FIV tradicional o foco é na quantidade de óvulos gerados, enquanto na mini FIV são menos folículos, mas com qualidade superior. Muitos casais que vão se submeter a um tratamento de fertilidade têm interesse pelo procedimento, no entanto, a indicação do especialista em reprodução humana é essencial para verificar se essa técnica é adequada para o caso. Conhecer os prós e contras da mini FIV é fundamental para analisar se essa conduta é a mais correta.



Quais os prós da mini FIV?

Primeiramente, é preciso entender que a mini FIV pode apresentar vantagens específicas para o casal de acordo com o diagnóstico de infertilidade feito pelo especialista. Assim, apesar de serem destacados alguns benefícios da técnica, outros podem ser específicos para o caso.

Valores mais acessíveis

Uma primeira vantagem da mini FIV refere-se aos valores necessários para investimento do casal. Uma vez que a técnica precisa de doses menores de hormônios (mínimo estímulo ovariano – MEO), os gastos com medicação podem ser entre 30% e 40% menores do que em um procedimento de FIV tradicional.

Não gera embriões excedentes

Outro benefício da mini FIV refere-se à quantidade de embriões gerados. Como são coletados entre um e quatro óvulos, a Fertilização In Vitro também resulta em uma quantidade menor de embriões que, normalmente, são todos transferidos para o útero com a intenção de aumentar as chances de sucesso do procedimento.
Com essa conduta é comum que a mini FIV não tenha embriões excedentes, o que pode aumentar a economia do casal, uma vez que quando o material genético não é utilizado, ele deve ser congelado, podendo até ser doado.
Redução dos efeitos colaterais
Devido às altas doses de medicações necessárias durante a FIV tradicional, a mulher enfrenta uma série de efeitos colaterais resultantes do alto nível hormonal exigido para amadurecimento de vários folículos simultaneamente. Entre as ocorrências estão retenção de líquido, ganho de peso, inchaço abdominal e hiperestímulo ovariano. No caso da mini FIV há uma menor ingestão de medicamentos, o que reduz os efeitos colaterais relatados.

E os contras?

Apesar dos diversos benefícios possíveis com a mini FIV, ela também possui contraindicações. As desvantagens da técnica devem ser avaliadas pelo especialista em reprodução humana considerando as particularidades do caso.

Menor número de embriões para transferência

Uma desvantagem da mini FIV em relação à Fertilização In Vitro tradicional diz respeito às chances de obter embriões suficientes para a transferência. Uma vez que são coletados menos folículos ovarianos, pois o estímulo é reduzido, também se reduz as chances de obter embriões suficientes.
Pode acontecer de o único embrião formado não se desenvolver adequadamente para ser transferido. Nesse caso, será preciso reiniciar o tratamento ou mudar a abordagem.

Não é indicado para todos os casos de infertilidade

Também é necessário entender que a mini FIV não é uma técnica equivalente à FIV tradicional e, portanto, as indicações não são as mesmas. A técnica é bastante indicada para mulheres em idade avançada e que geram óvulos de menor qualidade, assim o objetivo é obter material genético com menos chances de alterações cromossômicas e melhores possibilidades de sucesso no tratamento.
Já para casos nos quais os homens foram diagnosticados com varicocele ou as parceiras com endometriose, por exemplo, essa não é a conduta mais adequada.
Antes de optar por um tratamento de reprodução humana como a mini FIV é essencial conversar com um especialista e, apenas após o diagnóstico do casal, definir qual técnica apresenta melhores chances de sucesso.


E vocês, já conheciam a técnica? 
Ainda não curte nossa página? Siga e fique por dentro de tudo em primeira mão!
Acompanhe postagens exclusivas no insta @blogdetudopouco



2 comentários via Blogger
comentários via Facebook

2 comentários

  1. interessante conhecer mais sobre essa tecnica, parece uma boa opção para alguns casais que estao tentando ter filhos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sim, é uma ótima opção para os casais que não conseguem engravidar.

      Eliminar