Profissão Escritor, Michel Duarte


Gostaria de dizer coisas boas e incentivadoras para quem deseja percorrer a trilha que eu escolhi trilhar, dizer que é como andar sobre a areia fofa da praia; tranquilo e reconfortante, mas não.
Eis a verdade: ser escritor é uma tarefa árdua.
Não pelo ato de escrever, que, ainda que seja de verdadeiro regozijo, exige trabalho e dedicação, mas pelo que vem depois do escrever.



Ser escritor é encarar um mercado apertado, com um público pequenino e, por mais incrível que pareça, com mais oferta que demanda.
Ser escritor nacional é encarar dezenas de pretensos escritores, que nunca deram a chance para um livro nacional, mas sonham em se tornarem grandes Best Sellers.
Ser escritor é difícil. É muitas vezes se matar para divulgar seu trabalho, passar horas conversando com leitores (que por mais prazeroso que seja toma bastante do tempo livre do escritor – que sacrifica outros afazeres e necessidades), decidindo entre a forca e a fogueira que é o contraponto entre a publicação independente e os valores caríssimos (embora até compreensíveis em razão de como o mercado é concorrido) de uma publicação em uma editora com um mínimo de visibilidade.Ser escritor é uma lição de vida, é aprender a errar e reconhecer seus erros, é aprender a ouvir, aprender a aceitar que  nem todos irão gostar daquilo que você redige.
Ser escritor é aprender a ser humilde, aceitar as críticas que lhe são tecidas, filtrando as construtivas e com isso melhorar seu texto.
Ser escritor é, também, felicidade. 





A felicidade de ver um número no infográfico da Amazon indicando que mais um leitor terá seus livros nas suas possíveis futuras leituras, é sorrir cada vez que um leitor faz uma avaliação positiva, é participar de eventos com crianças e sentir o carinho e respeito em seus olhos.
Ser escritor é como caminhar por uma estrada tomada por belas roseiras detentoras de espinhos imensos.
Você sentirá o perfume, verá a beleza, mas também irá se ferir , e a melhor forma de prosseguir com o menor número de ferimentos possível é perguntar para quem está na frente em quais erros não se deve cair. 

Ser escritor é belo e é terrível. Valeu a pena?
Como uma vez poetizou Fernando Pessoa:
"Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do bojador 
Tem que passa além da dor."

Querem conhecer mais do Michel Duarte?
Adicionem seu perfil no Facebook, e acompanhem sua Página de Trabalho.

6 comentários via Blogger
comentários via Facebook

6 comentários

  1. Adorei ler sobre isso, gostaria de conhecer mais sobre.. Bjs
    Blog / Fan Page / Instagram / Twitter / Canal no Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que curtiu mana, espero que haja muitos lançamentos do autor pra você conhecer sobre.
      Beijos, seja sempre bem vinda.

      Eliminar
  2. Bem profundo..... Fiquei até mal por não ler literatura nacional. Me rendo aos best best-sellers indicados por jornais de fora e não me dou ao trabalho de procurar coisas daqui. Você já me indicou um livro, mas podia fazer um post indicando alguns bons livros para iniciantes da literatura nacional !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Menina, vou fazer, por que aqui no Br, temos vários autores melhores que os da gringa, te garanto!

      Eliminar
  3. Muito bom Michel! Hoje mesmo eu e uma parceira escritora conversávamos sobre isso. Perfeito o texto. Desejo muito sucesso para você! ❤

    ResponderEliminar