O ciclo menstrual (Temperatura basal)



Oi gente...
Bora aprender mais sobre nosso corpitcho rsrsrs?
Por favor, note que durante todo este post eu vou falar em termos de ciclo médio.
O ciclo de 28 dias não é uma regra ou número de ouro. Cada mulher tem um ciclo único - assim como a determinada cor de seus olhos ou seu gosto por um determinado alimento.
Por favor, não tome esses números médios como o único "normal" e conte-se como anormal. Eles são simplesmente para fins de simplificação.






Temperatura ao acordar (temperatura corporal basal)

Este é o sinal de fertilidade que lhe dá uma visão de quais hormônios estão atuando no momento, e de quando você tiver ovulado.
É a parte "gráfica" da tabela de fertilidade.
Para obter essa informação você precisa medir a sua temperatura como a primeira coisa da manhã antes de sair da cama.
Pra obter melhores resultados o ideal seria usar um termômetro basal, pois eles são mais precisos do que um termômetro de febre. 
Antes da ovulação a sua temperatura é mais baixa (entre 36,1 e 36,5, em média), devido ao efeito do aumento do estrogênio no início do ciclo.
Após a ovulação, dentro de um ou dois dias, a temperatura vai subir devido à produção de calor pelo hormônio progesterona.
Se você engravidou, a progesterona permanece por ali e sua temperatura permanece mais elevada. Se você não engravidar, a progesterona para e sua temperatura cai - um sinal que diz que o seu fluxo menstrual vai começar em breve.
Algumas notas sobre a sua temperatura basal.

1) Você precisa medi-la no mesmo horário todos os dias, tentando não variar por mais de 30 minutos mais ou menos. Quando você começa um gráfico, tente ser o mais preciso possível, a fim de obter suas leituras "padrão" por alguns ciclos antes de mexer com qualquer coisa.

2) Você precisa medi-la depois de pelo menos 3 horas de sono (o que dá ao seu corpo tempo para regular e chegar ao estado basal) e antes de sair da cama. Mantenha o termômetro em sua mesa de cabeceira.

3) Suas medições podem dar erradas, se você tem febre, tiver bebido mais do que uma ou duas bebidas de álcool,ou estiver usando mais de um dispositivos de aquecimento para dormir ,alem do que você normalmente faz.
Doença(gripe,resfriado) também pode afetar a temperatura de outras maneiras - pense se você dormir normalmente com a boca fechada, e depois acordar com ela aberta, porque estava congestionada. Isso faria com que a temperatura da boca fosse menor na parte da manhã.
Há duas maneiras de obter a sua temperatura.

Por via oral - da mesma maneira que você faz para uma febre.

Ou vaginal...temperaturas vaginais tendem a ser mais precisas para muitas mulheres e você não precisa se preocupar com os efeitos da ocasional respiração pela boca.




Muco Cervical



Fluido cervical, ou muco cervical, é um sinal de fertilidade importante.
Este é o sinal que deveríamos ser absolutamente ensinadas a partir do dia em que nos tornamos uma mulher.

O fluido normal que nosso corpo faz - que muda ao longo do ciclo - não é sujo. Ele não é um defeito. É um sinal de onde a nossa fertilidade está naquele ponto.
Eu sugiro que você comece a pensar nisso como incrível e não como sujo, porque este negócio é legal.
Você tem vários tipos de muco.

Vamos aprender do menos fértil para o mais fértil.

Primeiro vem a falta de muco -  chamado dia seco.
Geralmente significa que você não está atualmente fértil. Normalmente ocorre logo após o término da menstruação, e depois de seu período fértil (ovulação).
Depois, há muco pegajoso.
Este é o muco seco que aglomera e parece quase como uma cola. E também não é considerado fértil.
Geralmente ocorre após a menstruação, mas antes da ovulação - e às vezes por alguns dias após a ovulação.
O próximo tipo é cremoso - este é geralmente espesso e branco (ou amarelado), e se parece com um creme hidratante. Este não é um fluido fértil, e normalmente ocorre antes da ovulação, e, ocasionalmente, depois da ovulação.
O primeiro tipo de muco fértil é chamado aquoso.
E é exatamente como parece – com água.
Normalmente claro ou apenas ligeiramente colorido, ele deixa uma marca redonda molhada em sua calcinha, devido ao alto teor de água.
Este é um muco fértil. Muco fértil é aquele em que o esperma pode sobreviver.
Você deve ter um muco fértil presente para que o espermatozoide possa viver e mover-se dentro.
Este muco geralmente aparece em torno da ovulação. Se você vir isso, suponha que você está fértil.

O outro muco fértil é o clara de ovo. Este é o muco mais fértil e é o que você deseja procurar se você está tentando engravidar. Parece clara de ovo cru, as vezes com um tom rosa ou amarelo, mas é geralmente claro.
Espermatozoides amam viver nele e podem nadar bem. Este também poderá deixar uma marca molhada rodada em sua calcinha, devido à umidade. Ele também é elástico entre os dedos - se estendendo alguns centímetros.(como na foto)
Um padrão típico de fluido seria assim:
sangue menstrual,
seco,
pegajoso,
cremoso,
úmido / clara de ovo,
seco ou pegajoso,
sangue menstrual.

Mais uma vez - este é apenas um exemplo e cada mulher terá seu próprio padrão.
Depois de um ciclo ou dois de gráficos, você vai ver os seus padrões pessoais.
Ocasionalmente, uma mulher recebe uma última onda de muco fértil pouco antes da menstruação. Esta não é uma outra ovulação, mas sim uma reação à queda da progesterona.
Fonte

Meninas qdo eu media a temperatura basal(preciso voltara medir ,rsrs) eu usava um termômetro comum,não encontrei (na vdd...nem procurei kkkk) esse especifico pra temperatura basal.
E sobre o muco...foi uma das primeiras coisas que aprendi a olhar qdo comecei minha jornada mãezistica rsrsrs (bem la atras ) e eu vigiava o bendito muco clara de ovo ...o perseguia pra ser mais clara...kkkk

Beijos

Nise






8 comentários via Blogger
comentários via Facebook

8 comentários

  1. Nossa, amei!
    Matau varias curiosidades!
    beijos linda

    Taty| http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderEliminar
  2. Para estudantes da área isso também é muito válido. Ótimas informações.

    http://devoradores2livros.blogspot.com.br/

    Um xero.

    ResponderEliminar
  3. Achei bacana compartilhar essa informação com a gente
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderEliminar