O magico ciclo menstrual


Oi gente
Tudo bem com vocês?

Meu chamo Adrianise..mas sou conhecida no mundo blogueiro pelo meu apelido....Nise.
Sou blogueira a 3 anos e antes disso não tinha ideia de como era bom ter um espaço assim pra expressar minhas ideias,rsrs.
No meu primeiro blog contei tudo que vivi na preparação e organização do meu casamento...mas passado este momento confesso que não conseguia mais escrever sobre o tema...e me afastei.
Mas não consegui ficar longe da blogosfera por mto tempo e criei outro blog...que se chama 40 semanas .
O tema do blog é gravidez...mas gosto de falar de todas as fases que a mulher passa qdo decide engravidar...
Eu sou tentante ainda..e foi isto que me incentivou a criar o blog...pq essa fase deixa a gente ansiosa demais ...e ter o blog me ajuda mto.

Mas ja falei demais,ne kkkkk aos poucos vou falando mais sobre minha pessoa .

Fiquei mto lisonjeada com convite da Silvânia...ela é uma amiga de mtos anos(pena que ainda é apenas uma amizade virtual) e é uma honra fazer parte da equipe dela.

Bom...depois de tudo que ja tagarelei ,vcs ja sabem sobre o que vou falar aqui rsrsrs...toda quarta estarei aqui falando sobre gravidez e tudo mais  que acompanha esse tema...espero que gostem.

Fiquei pensando sobre o que eu ia falar neste primeiro post...e decidi que iria falar sobre o ciclo menstrual...porque é fundamental  pra mulher que quer engravidar,conhecer seu corpo..entender direitinho como ele funciona...acho que nao vai dar pra falar tudo no mesmo post...mas vamos la,rs.

O magico ciclo menstrual

Quando você começou a ouvir uma explicação sobre seu ciclo menstrual?



Em casa com sua mãe...sua madrasta...irmã ...tia ou ate mesmo uma prima???
Ou foi na escola com a professora???Talvez com as amigas?





Para algumas mulheres esta parte da vida foi bem simples...mas para outras nao,pois querendo ou não este tema ainda é cercado de certos tabus,ne.

Eu tive uma breve explicação sobre o que estava acontecendo comigo...eu tinha virado mocinha e ponto final...minha mãe nao explicou mta coisa alem de como usar o absorvente...nao a culpo..ela é uma pessoa que teve uma criação simples e passou pra mim aquilo que certamente ela aprendeu com a mae dela.



Somente mtos anos depois é que fui buscar mais informações sobre meu corpo...pq naquele momento o que me foi passado era suficiente...
Mas agora a cada dia descubro coisas novas..afinal qdo somos tentantes buscamos todo tipo de informação sobre gravidez,rsrs

Eu aprendi o básico sobre o ciclo menstrual...
Chegada da menstruação = nao gravida
Ausência de menstruação = gravida.
E tbm aprendi que a menstruação chega pq o ovulo liberado nao foi fecundado...e que os ciclos duram em media 28 ou 30 dias..
E isso me serviu por mtos anos...
Mas agora que estou tentando engravidar de novo (ja sou mãe de um rapazinho de 16 anos) essa informação ja não me bastava mais..eu precisava saber mais...e a medida que ia pesquisando ia descobrindo coisas e coisas sobre meu corpo.


O Ciclo Menstrual: uma dança coreografada com cuidado
A maioria de nós tem o conhecimento básico do que o ciclo faz (em geral) ...é a preparação e "cair" de um ovo que, em seguida, aguarda a fertilização. Se a fertilização não acontecer (ou se o implantação não acontecer), você tem sangramento menstrual ...e um novo ciclo começa. Mas vamos falar sobre especificidades.


O primeiro hormônio que faz com que as coisas aconteçam cada ciclo é o hormônio folículo estimulante (FSH).Esse hormônio faz apenas o que o mesmo sugere...estimula os folículos. Estes folículos estão em seus ovários, e cada um contém um ovo. Geralmente cerca de 15-20 folículos começar a amadurecer cada ciclo.
Durante este período de tempo (em qualquer lugar de cerca de 8 dias em seu ciclo de mais de um mês) o estrogênio está subindo. Pouco tempo depois de atingirem o limite de estrogênio (um ou dois dias depois), um dos ovos estoura através do ovário e começa a jornada pelas trompas de Falópio. Às vezes mais de um óvulo é liberado (e se todos são fertilizados ocorre a gestação gemelar). 



Este alto nível de estrogênio (que cai após este pico na ovulação) desencadeia uma onda de hormônio luteinizante (LH). Essa onda de LH é o que testes de ovulação vão detectar e ocorre pouco antes da liberação do óvulo durante a ovulação. [Por favor,note que um pico de LH não significa que você vai ovular, mas sim que seu corpo está se preparando para isso.]
Depois que o ovo é liberado,o folículo que veio se transforma no corpo lúteo. Isso vai liberar progesterona durante cerca de 12 a 16 dias. Normalmente a fase lútea de uma mulher (o tempo apos a ovulação ate o início de um novo ciclo) dura cerca de 12 dias,com uma pequena variação na quantidade de dias. 
A progesterona liberada pelo corpo lúteo é muito importante. Ele faz com que o revestimento do útero engrosse para implantação do ovulo. (Ela também provoca uma mudança em seus sinais de fertilidade).
Após este período de 12-16 dias da fase lútea, se o ovo fertilizado nao foi implantado, o corpo lúteo e dissolve-se um novo ciclo começa (o "período" vem).
 O primeiro dia de sangramento é o primeiro dia do seu ciclo novo e seu corpo se prepara pra tudo novamenteFonte

Então o que vocês acharam?
Ja tinham buscado informações mais detalhadas sobre seu ciclo menstrual?

Nos próximos posts volto a falar um pouco mais sobre isso ...vou intercalando os assuntos que vão abranger tentantes..gravidas e mamães.
Espero que gostem.

E convido vcs a conhecerem meu blog...tem varias informações por la tbm.


Beijo

Nise (40 semanas)


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Sem comentários