Resenha do livro O Pássaro, da escritora Samanta Holtz

Hoje a resenha é especialissíma, por que é o livro de uma amiga que admiro muito não apenas como escritora mas como pessoa que ela é.
Atenciosa, Samanta Holtz está sempre disposta a atender a todos da forma mais humana, mais doce, buscando dar a todos a mesma atenção e carinho.
Não foi a toa, que ela ganhou um fã clube especial ( do qual eu como uma holties loucamente assumida não podia ficar de fora óbvio) e a cada dia mais vem conquistando corações em todo canto desse país.



ISBN: 9788542802870

ANO: 2014
EDIÇÂO: 2º
PÁGINAS: 368
EDITORA: Novo Século

SINOPSE:


Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira página. Você está preparado? Caroline Mondevieu é filha de um poderoso barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Tudo parece perdido quando ela encontra Bernardo, um charmoso e irritante domador de cavalos. Eles não conseguem se entender até perceberem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, deverão passar por cima das diferenças e se unirem em um arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam nessa jornada: perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolverá mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados.





A AUTORA



Nascida no Dia Mundial do Livro, Samanta Holtz parecia destinada a trilhar o caminho da literatura. Aprendeu a ler sozinha aos cinco anos, tamanha era a vontade de entender as histórias que sua mãe lia para ela. Aos nove, ganhou um prêmio de redação em sua cidade, Porto Feliz, interior de São Paulo. Publicou em 2012 o romance histórico “O Pássaro”, premiado no “Destaques Literários” por votação do público e do júri técnico, seguido por “Quero ser Beth Levitt”, que teve a primeira edição esgotada em apenas três meses, e “Renascer de um Outono”, romance idealizado ainda na adolescência.

Em agosto de 2014, foi nomeada "Escritora Humanitária" no I Prêmio Anita Garibaldi do Estado de São Paulo.

Com histórias românticas e cheias de surpresas, Samanta guia seus leitores por uma deliciosa viagem, levando-os das lágrimas ao riso em questão de capítulos.




MINHA OPINIÃO


 Quando comecei a ler O Pássaro, fui construindo em minha mente cada palavra a fim de fazer desta uma resenha perfeita. Entretanto, ao finalizar o livro, eu só conseguia pensar: Por quê? Por quê Sam...por quê?

O livro narra a história de Caroline, jovem de coração puro, que não se deixa dominar ou subjulgar  aos mandamentos autoritários do pai, o barão Enézio de Montevideu.
Ainda não sei como escrever esta resenha sem dar spoiller, pois todas as passagens do livro trazem um acontecimento importante para o desenrolar da história.
Em uma época onde a mulher era tratada como mero objeto, usado para acordos de casamento entre famílias ricas, a jovem protagonista destoa deste cenário de mulher submissa e se rebela contra as atitudes do pai, que a todo custo, tenta obrigar a filha a cumprir seus caprichos.
Corajosa, destemida, Caroline ensina a mãe Elizabeth  a importância do amor verdadeiro, de não ceder aos caprichos masculinos apenas por medo de contrariar aquele que se julga seu senhor.
Em muitas partes do livro não conti o choro e as lagrimas vieram a tona, e quando eu pensei que não havia mais como chorar, com um final surpreendente a Samanta me faz desmoronar mais uma vez, me levando as lágrimas e enchendo meu coração de sentimentos que só quem leu um livro dela é capaz de indentificar.

Eu já havia lido Quero ser Beth Levitt e assim como no outro livro, neste a autora faz uma narrativa de forma clara, focando nos pontos fortes dos personagens.
Bernardo o domador de cavalos que encanta o coração da jovem Caroline, é um homem forte e corajoso que apaixonado por Caroline vê suas vidas cairem em desgraça quando um segredo lhes é revelado.
Abordando temas como a cultura cigana, o mundo dos jóqueis, agressões fisícas e verbais contra a mulher,O Pássaro vai te levar a reflexões, pensamentos, voôs rumos a liberdade...
Assim como Dayeah você voará livre...rumo ao sabor da aventura, nas asas de um pássaro!

DEPOIMENTO PARA A PÁGINA DO FÃ CLUBE:

"Muitos livros me fizeram chorar, muitos me arrancaram lágrimas, causaram comoção...outros me fizeram sentir ora leve ora eufórica.
Mas com o livro O Pássaro eu tive um misto de todas estas sensações, forte, comovente, a leitura nos faz repensar a vida, seus valores, seus conceitos.
A Sam escreve com uma delicadeza, com uma leveza tão grande, que fica impossívell não se sentir parte dos personagens ao final de cada capítulo.
Com a ajuda de Dayeah, você aprende a impotância do acreditar!"

Silvânia Alves 






O livro foi comprado na Bienal de São Paulo e como eu não poderia ir, a minha best friend, Mariane Frota saiu de Fortaleza  e foi a cidade que nunca dorme e comprou não só O Pássaro, mas Também Renascer de um Outono que a escritora estava lançando lá. E não para por ai não, ela mandou muitos mimos, bolsa exclusiva da editora ( prometo postar fotos depois, é que já embalei tudo por que vou me mudar de cidade de novo, rs) e claro, autografo né?




Confiram abaixo o Book Trailer do livro e façam parte do fã clube da escritora participando do grupo e curtindo a página dos Loucos por Samanta Holtz,  estamos sempre com a autora nas bienais, entrevistas, campanhas..e faremos promoções exclusivas aos membros!





Em breve teremos aqui entrevista com a Sam e com alguns membros do fã clube, aguardem!






Curtam as pages e recebam as novidades em primeira mão!

16 comentários via Blogger
comentários via Facebook

16 comentários

  1. Se faz chorar já sei que é bom, parece ser um livro super envolvente do começo ao fim... amei a resenha
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito envolvente Cah, e é praticamente impossivel não ir as lágrimas com este livro.

      Eliminar
  2. Que legal a autora abordar um tema tão difícil de ser escrito mas que pra mim é muito envolvente.
    Não deve ter sido nada fácil para a protagonista enfrentar o próprio pai e isso é uma personalidade forte dela que com certeza já fiquei atraída para ler.
    Adorei a resenha e já quero conferir a obra.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderEliminar
  3. Aiii Sil

    Que resenha linda menina.
    Nossa fui lendo o que tu escreveu e lembrei de todos os momentos em que chorei também.
    Nossa que livro, que história, que emoção.

    Você descreveu muito bem o que sentimos ao ler.
    Caroline é maravilhosa e nunca vou esquecer tudo o que ela fez.

    Um beijo enorme.
    Fer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fer concordo a Caroline é uma "mocinha" na da convencial, e eu também jamais me esquecerei da força que ela me trouxe ao ler o livro.
      Seja sempre bem vinda minha "memiga" querida.

      Eliminar
  4. Querida Sil,

    Muito obrigada pela linda resenha!!! Fico muito feliz em saber que O Pássaro despertou tantas emoções e sentimentos em você :D

    E esse final rs.. realmente, desperta inúmeras perguntas e reflexões!!! Imagino como se sentiu ao terminar o último capítulo, também fiquei muito emocionada ao terminar de escrever (e fico sempre que releio rs)

    Beijos no coração, querida!
    Sam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah Sam, que lindas palavras...imagino a emoção que você deve ter sentido ao escrever, é algo muito forte e bonito! Você está de parabéns!
      me emocionei e pretendo reler ele para me emocionar novamente!
      Beijos e seja sempre bem vinda!

      Eliminar
  5. Ooi! Tudo bem?
    Eu já tinha curiosidade sobre esse livro, mesmo que tenha drama, eu ainda gostaria de conhecer a escrita da autora e sobre esse final surpreendente ^-^
    Parabéns pela resenha.
    Beeijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Fico feliz, espero que possa ler o livro e apreciar a história.

      Eliminar
  6. Apesar de achar a capa realmente linda, não curto esse tipo de livro. Talvez eu o leria pelos elementos que me atraem muito, como os mistérios, perseguições e afins, mas talvez em outro momento. Ainda assim, achei muito interessante essa personalidade forte da personagem, que é tão incomum em uma época onde a mulher é totalmente submissa e vista como ''propriedade'' do homem.
    Abraços!

    ResponderEliminar
  7. Tenho bastante curiosidade em ler os livros da Samantha, pois leio muitos comentários positivos a respeito. Vejo que esse te tocou bastante! Adorei ler sua resenha e saber mais um pouco sobre a obra. Com certeza estará entre os desejados! Ah, essa capa é muito linda!
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nossa, eu sou apaixonada nos livros da Sam!
      Amo Muitooooo.

      Eliminar
  8. nossa!!!!

    que resenha mais linda!!!!!

    amei sua resenha, de verdade, não conhecia o livro, mas com uma resenha dessa, como não querer ler???

    obrigada pela dica!!!

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha e ela despertou seu interesse, espero que aprecie a leitura.

      Eliminar